89% das PMEs acreditam que teriam solicitação de crédito aprovada em alguma modalidade, aponta pesquisa da Serasa Experian
· Levantamento mostra
ainda que 53% das empresas entrevistadas utilizaram alguma modalidade nos
últimos 24 meses · Empréstimo e
antecipação de recebíveis do cartão de crédito são as mais populares, com 24%
e 23%, respectivamente |
São Paulo, 31 de janeiro de 2023 – A Serasa
Experian realizou uma pesquisa inédita para entender a relação das PMEs com o
crédito, incluindo quais modalidades esse público prefere e a frequência de
cada opção, por exemplo. No levantamento, é perceptível que ainda há espaço
para ampliação do acesso e domínio sobre o tema. De acordo com os
dados, 89% das PMEs tem a percepção que, caso venham a solicitar crédito,
teriam o pedido aprovado. O percentual salta para 95% entre empresas que já
utilizam o cartão de crédito corporativo. “O crédito é
combustível para os negócios e nas pequenas e médias empresas seu valor pode
ser potencializado, levando esses empreendedores ao sucesso. Entender a
relação desse público com cada modalidade é fundamental para termos soluções
voltadas a facilitar e apoiar toda a sua jornada.”, afirma o vice-presidente
de PMEs da Serasa Experian, Cleber Genero. Modalidades e frequência Olhando para os
últimos 24 meses, 53% das PMEs utilizaram alguma forma de crédito, sendo as
opções mais populares o empréstimo e a antecipação de recebíveis do cartão de
crédito. 24% afirmam que o empréstimo foi a modalidade escolhida e esse
número salta para 29% quando são companhias do setor da indústria. A
antecipação de recebíveis é a preferência de 23%. Já na quebra por segmento,
é a alternativa de 37% das PMEs do comércio. Ainda no tema, os
respondentes afirmam que, nos últimos dozes meses, recorreram ao empréstimo
uma vez ao ano (35%). Já a antecipação de recebíveis do cartão de crédito
apresenta, em geral, uma recorrência mensal (58%). Nos demais tipos de
antecipação, a recorrência mensal ainda prevalece, com 46%, no entanto, a
frequência trimestral e semestral apresentam maior recorrência, 22% e 15%,
respectivamente. Na outra ponta, 47%
das PMEs não utilizaram nenhuma modalidade de crédito disponível no mercado.
Esse número chega a ser 55% nas empresas do segmento de serviços e 51%
olhando para negócios de porte individual ou micro. No entanto, dessas 47%,
quase metade delas — 21% — tem a intenção de solicitar. “Com a pesquisa,
além de entendermos o apetite e maturidade das PMES sobre o tema, vimos
também os desafios. Por exemplo, quando olhamos para empréstimos, além da
taxa de juros ser uma constante, com 51% mencionando-a, a exigência de
garantias é uma questão para 26% das pequenas e médias empresas respondentes.
Para quem já solicitou um empréstimo, o número chega a ser 28%. É importante
que esse público tenha um acesso fácil e o mais desburocratizado possível com
taxas atraentes”, conclui Cleber Genero. Metodologia e amostra
A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 522 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 4% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos. |
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