As tecnologias digitais estão criando otimismo e oportunidades de sucesso para as mulheres empreendedoras
Por Luiz D’Elboux –
Country Manager Brasil – GoDaddy
São Paulo, novembro de 2024 - As empresas criadas e dirigidas por mulheres contribuem para as
economias locais, criam novos empregos e sustentam as famílias, tornando
essencial o apoio às mulheres no empreendedorismo digital e trabalhar para
garantir que as oportunidades sejam inclusivas para todos. A Pesquisa Global de
Empreendedorismo 2024 da GoDaddy mostrou que 56% dos brasileiros pesquisados se
classificaram como mulheres empreendedoras.
Com isso em mente, o Dia do Empreendedorismo Feminino, que se
comemora neste dia 19 de novembro, oferece uma oportunidade de reconhecer o
impacto das mulheres no empreendedorismo, avaliar o cenário atual que elas
enfrentam e compartilhar percepções sobre as maneiras pelas quais elas
continuam a prosperar.
As mulheres podem iniciar um negócio on-line com um dispositivo digital
a qualquer momento
Uma nova era de oportunidades e acessibilidade para mulheres
empreendedoras está em andamento. As mulheres empreendedoras no Brasil têm
maior probabilidade de serem mais jovens do que os homens; quase três em cada
10 (29%) das mulheres empreendedoras pesquisadas têm menos de 30 anos, em
comparação com apenas 21% dos homens. Além disso, mais da metade (56%) das
mulheres empreendedoras no Brasil disseram que não concluíram a universidade,
desmentindo um requisito comumente percebido para iniciar um negócio.
Esses dados destacam que as mulheres empreendedoras de diversas origens
e em diferentes estágios da vida estão mais capacitadas do que nunca para levar
sua ideia de negócio para o mundo on-line devido às tecnologias digitais
disponíveis.
No Brasil, elas também demonstram mais otimismo. Nos próximos três a
cinco anos, 46% das mulheres pesquisadas disseram que esperam que seus negócios
cresçam rapidamente (definido como um crescimento de pelo menos 50%), mais do
que os 33% dos homens empreendedores no Brasil que preveem o mesmo crescimento.
Com a rápida aproximação de um novo ano, o otimismo dessas entrevistadas
incentiva as aspirantes a empreendedoras no Brasil e no mundo a considerar dar
o salto para se tornar proprietárias de uma empresa.
As tecnologias de IA podem ajudar a nivelar o campo de atuação, mas é
necessário mais apoio
A inteligência artificial (IA) tem o potencial de desempenhar um papel
fundamental no apoio às mulheres empreendedoras, ajudando a nivelar o campo de
atuação, facilitando o início de seu próprio empreendimento.
As mulheres brasileiras não apenas adotam mais as tecnologias de IA, mas
também se mostram mais confiantes em sua capacidade de navegar e aproveitá-las
em seus negócios (92% das mulheres vs. 90% dos homens), demonstrando uma
confiança e resiliência que são úteis para prosperar contra empresas maiores e
com mais recursos antes da importante temporada de compras de fim de ano.
No entanto, embora a IA possa fornecer suporte em uma variedade de
tarefas essenciais para os negócios, a orientação e o aconselhamento são outro
tópico importante para as empreendedoras no Brasil.
Mais de três em cada cinco (63%) das mulheres brasileiras compartilharam
que buscaram orientação ou mentoria em sua jornada empreendedora até o momento,
mais do que os homens (48%). Esse desejo
de orientação por parte das mulheres empreendedoras destaca uma oportunidade
para que líderanças, formuladores de políticas e outras organizações se
envolvam na promoção do crescimento empresarial para aquelas interessadas em
iniciar seu próprio empreendimento.
As empresas de propriedade de mulheres estão aproveitando a IA para
maximizar os canais de vendas on-line
Outra descoberta interessante da pesquisa da GoDaddy foi a importância
dos canais de vendas on-line para as empresas pertencentes a mulheres. Entre as
empresas que geram pelo menos 26% da receita anual a partir de canais de vendas
on-line, as empresas pertencentes a mulheres dependem mais dessas plataformas
para ajudar a alcançar clientes e vender produtos e serviços a eles do que os
homens.
No ambiente digital de hoje, os clientes esperam encontrar marketing
multimídia dinâmico em canais de vendas on-line de empresas de todos os
tamanhos. Além disso, plataformas como o Instagram e o TikTok lançaram recursos
de compras integrados, permitindo que as empresas vendam em uma variedade de
canais dentro de sua presença digital para ajudar a se envolver com mais
clientes e expandir seus negócios.
As mulheres empreendedoras brasileiras estão agindo proativamente nessa
frente para aproveitar os recursos de IA e, por sua vez, estão percebendo seus
benefícios para continuar prosperando. Quando perguntadas sobre quais áreas de
seus negócios elas acham que se beneficiariam mais com a IA, o marketing foi a
resposta mais comum das mulheres brasileiras por uma margem significativa: 81%.
Concluindo, os avanços nas tecnologias digitais estão capacitando
mulheres empreendedoras de diversas origens e em diferentes estágios da vida a
não apenas colocar um negócio on-line, mas a se sentirem otimistas em relação à
sua jornada empreendedora e a prosperarem ao competir com empresas maiores e
com mais recursos. A GoDaddy continua a apoiar essa nova onda de mulheres
empreendedoras e proprietárias de pequenas empresas com sua gama de produtos e
recursos prontamente disponíveis.
Luiz D’Elboux é Country Manager
da GoDaddy no Brasil. Luíz é um apaixonado por novas tecnologias e especialista
em marketing digital, com cerca de 20 anos de experiência em iniciativas de
marketing adaptadas para aumentar o reconhecimento de marcas, lançar novos produtos,
crescer a base de clientes, melhorar o envolvimento e monetização de serviços e
produtos on-line. É bacharel em Ciências da Computação, tem pós-graduação em
Negócios da Comunicação pela FGV, curso de Storytelling, Comunicação e Estudos
de Mídia pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduação em
Negócios Digitais no Emeritus Institute of Management.
Sobre a GoDaddy
A
GoDaddy ajuda milhões de empreendedores em todo o mundo a iniciar, crescer e
ampliar seus negócios. As pessoas vêm à GoDaddy para criar um nome e logo para
seus empreendimentos, construir um site profissional, atrair clientes e vender
seus produtos e serviços on-line. As ferramentas fáceis de usar da GoDaddy
ajudam os microempresários a gerenciar tudo em um só lugar e seu suporte
especializado está disponível para fornecer assistência.
Para
saber mais sobre a empresa, visite www.GoDaddy.com.
Nenhum comentário