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Um em cada seis pequenos negócios no Brasil sofreu ataque cibernético no ano passado, revela pesquisa GoDaddy

 


Das pequenas empresas pesquisadas no Brasil, 72% acreditam que têm as habilidades necessárias ou sabem a quem procurar ajuda no caso de um ataque cibernético em seu site

São Paulo, dezembro de 2024 – A segurança cibernética tornou-se uma prioridade cada vez maior para as pequenas empresas no Brasil devido ao aumento das ameaças baseadas na Web. De acordo com os novos dados da Pesquisa Global de Empreendedorismo GoDaddy 2024, realizada com empreendedores e proprietários de pequenas empresas em 15 países em todo o mundo, mais de uma em cada seis (17%) das pequenas empresas pesquisadas no Brasil disseram ter sofrido algum tipo de incidente de segurança digital no ano passado, não apenas um risco potencial, mas uma experiência iminente.

À medida que cresce a dependência de ferramentas digitais para gerenciar os negócios, os empresários estão fortalecendo suas medidas de segurança cibernética. Das pequenas empresas no Brasil, 91% informaram que atualizam e corrigem seus sistemas e softwares para lidar com possíveis vulnerabilidades de segurança. Além disso, 72% dos entrevistados disseram que sentem que têm as habilidades necessárias ou sabem onde procurar ajuda no caso de um ataque cibernético.

Embora 28% das pequenas empresas brasileiras pesquisadas que sofreram um ataque cibernético tenham observado que o impacto em suas operações foi mínimo, esses resultados revelam que os incidentes de segurança continuam sendo uma preocupação constante para essas empresas.

Essa tendência também é observada em outros países latino-americanos que enfrentaram violações de segurança no ano passado, como a Colômbia, com 24% dos entrevistados relatando incidentes, e o México, com os mesmos 24%, destacando a importância da segurança para as pequenas empresas em toda a região

Apenas 28% das pequenas empresas no Brasil acham que medidas de proteção são suficientes

As pequenas empresas que ainda não sofreram um ataque cibernético não estão isentas de preocupações: 55% temem que um incidente possa ocorrer a qualquer momento, e apenas 28% dos entrevistados acham que suas medidas atuais são suficientes para proteger suas operações on-line. Essa constatação mostra que, embora os empresários se sintam mais preparados, a incerteza permanece em um ambiente em que as ameaças cibernéticas estão em constante evolução.

Os empreendedores pesquisados relataram a implementação de ferramentas de segurança para ajudar a se proteger de possíveis ataques: 77% relataram usar antivírus como a primeira linha de defesa; 72% fazem backups regulares dos dados; 42% têm um firewall pessoal; 42% usam filtros de spam e conteúdo para ajudar a bloquear ameaças de e-mail; 40% implementaram software antispam; e 40% relataram que realizam verificações regulares de malware. Para adicionar uma camada extra de proteção, 27% das empresas disseram ter investido em criptografia de dados por meio de certificados SSL ou TLS para a presença em seus sites, ajudando a garantir que as informações e transações confidenciais permaneçam mais seguras.

Essa variedade de ferramentas reflete a crescente conscientização das pequenas empresas sobre os riscos digitais e seu compromisso com a proteção de suas operações. A adoção dessas medidas, além da confiança em sua capacidade de lidar com ataques cibernéticos, ressalta uma postura proativa e a necessidade de prestar atenção à segurança digital

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Compromisso com a segurança on-line é compromisso com o aumento da confiança do cliente

Para os empreendedores, a segurança cibernética não é apenas uma defesa contra possíveis perdas, mas também um compromisso com a confiança de seus clientes e a integridade de seus negócios. Uma violação de dados pode afetar mais do que apenas os sistemas internos de uma empresa.  Ela pode comprometer a confiança que os clientes depositam nela. A proteção de informações confidenciais, a segurança das transações e a garantia de que cada interação digital seja protegida ainda mais são essenciais para criar relacionamentos sólidos e manter a fidelidade do cliente em um ambiente cada vez mais digital.

“Os empresários brasileiros reconhecem que prestar atenção à segurança cibernética é uma questão prioritária.  Nós nos encontramos em um ambiente digital onde a proteção dos ativos digitais é tão essencial quanto o próprio crescimento de um negócio”, diz Rodrigo Pérez, Diretor de Marketing Internacional da GoDaddy. “Na GoDaddy, apoiamos os empreendedores no gerenciamento desses riscos com as ferramentas e os recursos certos para que eles possam sentir que as informações de seus negócios e as informações de seus clientes estão protegidas, mesmo que eles próprios não sejam especialistas em segurança digital.”

A GoDaddy oferece um pacote integrado de produtos e serviços on-line que vão desde registro de domínio, hospedagem, construção de sites, loja on-line, marketing digital, e-mail profissional, proteções de segurança e ferramentas de produtividade. A empresa disponibiliza o suporte técnico aos clientes, em português e com pessoas atendendo ao telefone, para ajudá-los no crescimento de seus empreendimentos on-line, com as ferramentas que melhor atendam suas necessidades.

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Sobre a GoDaddy

A GoDaddy ajuda milhões de empreendedores em todo o mundo a iniciar, crescer e ampliar seus negócios. As pessoas vêm à GoDaddy para criar um nome e logo para seus empreendimentos, construir um site profissional, atrair clientes e vender seus produtos e serviços on-line. As ferramentas fáceis de usar da GoDaddy ajudam os microempresários a gerenciar tudo em um só lugar e seu suporte especializado está disponível para fornecer assistência.

 

Para saber mais sobre a empresa, visite www.GoDaddy.com

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