Um em cada seis pequenos negócios no Brasil sofreu ataque cibernético no ano passado, revela pesquisa GoDaddy
Das pequenas empresas pesquisadas no Brasil, 72%
acreditam que têm as habilidades necessárias ou sabem a quem procurar ajuda no
caso de um ataque cibernético em seu site
São Paulo, dezembro de 2024 – A segurança cibernética tornou-se uma
prioridade cada vez maior para as pequenas empresas no Brasil devido ao aumento
das ameaças baseadas na Web. De acordo com os novos dados da Pesquisa Global
de Empreendedorismo GoDaddy 2024, realizada com empreendedores e
proprietários de pequenas empresas em 15 países em todo o mundo, mais de uma em
cada seis (17%) das pequenas empresas pesquisadas no Brasil disseram ter
sofrido algum tipo de incidente de segurança digital no ano passado, não apenas
um risco potencial, mas uma experiência iminente.
À medida que cresce a dependência de
ferramentas digitais para gerenciar os negócios, os empresários estão
fortalecendo suas medidas de segurança cibernética. Das pequenas empresas no
Brasil, 91% informaram que atualizam e corrigem seus sistemas e softwares para
lidar com possíveis vulnerabilidades de segurança. Além disso, 72% dos
entrevistados disseram que sentem que têm as habilidades necessárias ou sabem
onde procurar ajuda no caso de um ataque cibernético.
Embora 28% das pequenas empresas brasileiras
pesquisadas que sofreram um ataque cibernético tenham observado que o impacto
em suas operações foi mínimo, esses resultados revelam que os incidentes de
segurança continuam sendo uma preocupação constante para essas empresas.
Essa tendência também é observada em outros
países latino-americanos que enfrentaram violações de segurança no ano passado,
como a Colômbia, com 24% dos entrevistados relatando incidentes, e o México,
com os mesmos 24%, destacando a importância da segurança para as pequenas
empresas em toda a região
Apenas 28% das pequenas empresas no Brasil
acham que medidas de proteção são suficientes
As pequenas empresas que ainda não sofreram um
ataque cibernético não estão isentas de preocupações: 55% temem que um
incidente possa ocorrer a qualquer momento, e apenas 28% dos entrevistados
acham que suas medidas atuais são suficientes para proteger suas operações
on-line. Essa constatação mostra que, embora os empresários se sintam mais
preparados, a incerteza permanece em um ambiente em que as ameaças cibernéticas
estão em constante evolução.
Os empreendedores pesquisados relataram a
implementação de ferramentas de segurança para ajudar a se proteger de
possíveis ataques: 77% relataram usar antivírus como a primeira linha de
defesa; 72% fazem backups regulares dos dados; 42% têm um firewall pessoal; 42%
usam filtros de spam e conteúdo para ajudar a bloquear ameaças de e-mail; 40%
implementaram software antispam; e 40% relataram que realizam verificações
regulares de malware. Para adicionar uma camada extra de proteção, 27% das
empresas disseram ter investido em criptografia de dados por meio de
certificados SSL ou TLS para a presença em seus sites, ajudando a garantir que
as informações e transações confidenciais permaneçam mais seguras.
Essa variedade de ferramentas reflete a
crescente conscientização das pequenas empresas sobre os riscos digitais e seu
compromisso com a proteção de suas operações. A adoção dessas medidas, além da
confiança em sua capacidade de lidar com ataques cibernéticos, ressalta uma
postura proativa e a necessidade de prestar atenção à segurança digital
.
Compromisso com a segurança on-line é compromisso
com o aumento da confiança do cliente
Para os empreendedores, a segurança
cibernética não é apenas uma defesa contra possíveis perdas, mas também um
compromisso com a confiança de seus clientes e a integridade de seus negócios.
Uma violação de dados pode afetar mais do que apenas os sistemas internos de
uma empresa. Ela pode comprometer a
confiança que os clientes depositam nela. A proteção de informações
confidenciais, a segurança das transações e a garantia de que cada interação
digital seja protegida ainda mais são essenciais para criar relacionamentos
sólidos e manter a fidelidade do cliente em um ambiente cada vez mais digital.
“Os empresários brasileiros reconhecem que
prestar atenção à segurança cibernética é uma questão prioritária. Nós nos encontramos em um ambiente digital
onde a proteção dos ativos digitais é tão essencial quanto o próprio
crescimento de um negócio”, diz Rodrigo Pérez, Diretor de Marketing
Internacional da GoDaddy. “Na GoDaddy, apoiamos os empreendedores no
gerenciamento desses riscos com as ferramentas e os recursos certos para que
eles possam sentir que as informações de seus negócios e as informações de seus
clientes estão protegidas, mesmo que eles próprios não sejam especialistas em segurança digital.”
A GoDaddy oferece um
pacote integrado de produtos e serviços on-line que vão desde registro de
domínio, hospedagem, construção de sites, loja on-line, marketing digital,
e-mail profissional, proteções de segurança e ferramentas de produtividade. A
empresa disponibiliza o suporte técnico aos clientes, em português e com
pessoas atendendo ao telefone, para ajudá-los no crescimento
de seus empreendimentos on-line, com as ferramentas que melhor atendam suas
necessidades.
Suporte Técnico Brasil
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Sobre a GoDaddy
A GoDaddy ajuda milhões de empreendedores
em todo o mundo a iniciar, crescer e ampliar seus negócios. As pessoas vêm à
GoDaddy para criar um nome e logo para seus empreendimentos, construir um site
profissional, atrair clientes e vender seus produtos e serviços on-line. As
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