A febre da IA no setor imobiliário: quais as estratégias das imobiliárias com a tecnologia para garantir vendas de imóveis mais rápidas
Integração da inteligência artificial para um ‘corretor humano’ pode ser o ponto de virada e pode resultar em um atendimento 99% mais rápido, reduzindo o tempo de horas para minutos e aumentando em 21 vezes a possibilidade de concretizar uma negociação imobiliária.
É fato
que um dos principais desafios enfrentados no mercado imobiliário brasileiro
está no atendimento ao cliente, especialmente no que diz respeito à rapidez e
eficiência. Para se ter uma ideia, dados recentes revelam que, em média, as
imobiliárias no país levam mais de seis horas para retornar a um cliente que
demonstra interesse por um imóvel digitalmente. Esse tempo de resposta
prolongado muitas vezes resulta em oportunidades perdidas, o que
consequentemente acarreta novos obstáculos, como a frustração dos compradores e
vendedores de imóveis.
Mas o que
fazer para superar esse desafio e aliviar essa dor frequente no mercado? De
acordo com o sócio-proprietário da Felicità Imóveis, uma das principais
imobiliárias de Balneário Camboriú e Praia Brava, no litoral catarinense,
Fernando Menon, a introdução de ferramentas tecnológicas como a inteligência
artificial (IA) no setor não é uma novidade. No entanto, segundo ele, a forma
de utilizar e, principalmente, a integração com um atendimento humano é a chave
mestra para a abertura e efetivação de novos negócios.
“Quanto
mais rápida essa integração da IA a um ‘corretor humano’, maiores são as
chances de um possível comprador de imóvel avançar na chamada ‘jornada de
compra’”, explica o especialista em negócios imobiliários.
Essa
agilidade é crítica, especialmente considerando uma pesquisa realizada pela
HubSpot, uma das principais plataformas de gestão de relacionamento com
clientes no Brasil, que aponta que um tempo de resposta rápido pode aumentar as
chances de conversão em até 21 vezes.
“Hoje,
conseguimos que a IA realize uma espécie de primeiro contato com o cliente em,
no máximo, dois minutos. Em seguida, um corretor humano se envolve em até três
minutos, totalizando um tempo de resposta 98,6% mais rápido do que a média do
mercado”, exemplifica Menon.
Corrida para o leilão da celeridade
Após
identificar as necessidades do cliente, o sistema encaminha estas informações
ao primeiro corretor disponível em uma lista de prioridades. No entanto, se o
profissional não atender o cliente nos próximos dois minutos, outros corretores
podem assumir o atendimento rapidamente, garantindo que a interação humana
ocorra em até cinco minutos. É aí que entra o conceito de ‘Leilão para
Celeridade’.
“Se o
corretor da vez não assumir esse atendimento, o próprio sistema disponibiliza
para todos os outros profissionais. E quem for mais rápido, garante o
atendimento”, afirma o dono da imobiliária.
Um
levantamento feito pela própria Felicità de Balneário Camboriú aponta que,
atualmente, embora muitas das aquisições na região sejam feitas por indicações,
principalmente por se tratar de investidores de grande potencial, a quantidade
de possíveis compradores que chegam por meio de cliques na internet, como
pesquisas no Google por exemplo, é surpreendentemente alta, correspondendo a
cerca de 55% do total de interessados em imóveis no litoral catarinense. “Mesmo
em um mercado dinâmico e voltado a indicações pessoais, a rapidez e a eficácia
no atendimento fazem uma diferença notável”, reforça Fernando.
A
estratégia parece estar dando resultados. Só em 2024, a prática resultou para a
imobiliária catarinense um alcance de R$ 490 milhões no Valor Geral de Vendas
(VGV), 122% a mais que em 2023. A expectativa é que este número suba para R$ 1
bilhão em 2026.

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