Últimas

Cerveja cresce em ocasiões fora de casa, mas perde 1,1 milhão de consumidores

Estudo da Worldpanel by Numerator apresenta novo retrato do consumo da bebida no Brasil

 

Na primeira sexta-feira de agosto é celebrado o Dia Internacional da Cerveja e, embora o brasileiro ainda aprecie uma boa gelada fora de casa, o consumo da bebida vive um momento de oscilação. É o que revela o estudo Brand Footprint Brasil 2025, realizado pela Worldpanel by Numerator.

 

De acordo com o levantamento, 63% dos brasileiros ainda consomem cerveja fora do lar, com destaque para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde esse índice ultrapassa os 70%. Apesar da alta penetração nacional, o número de consumidores caiu: foram 1,1 milhão a menos entre agosto e dezembro de 2024 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Mesmo com essa perda de público, o consumo fora de casa cresceu 20% em número de ocasiões, totalizando mais de 41,4 milhões. Isso indica que quem consome, o faz mais – e com maior frequência. O gasto médio anual por pessoa fora de casa é de R$ 145, com média de quatro idas por ano.

 

Entre os principais motivos que levam os consumidores a pedir cerveja fora do lar estão o gosto pelo sabor (43%), o desejo de matar a vontade (14%) e o hábito (14%). Além disso, experimentar novos sabores aparece como tendência, com aumento de 35% nas unidades consumidas com esse propósito.

 

Vale destacar também que o consumo é liderado por Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), Geração X (de 1965 a 1980) e Baby Boomers (de 1946 a 1964), que respondem por mais de 70% das ocasiões.

 

Atualmente, 10% dos brasileiros compram cerveja por delivery, com picos à noite e na madrugada – especialmente entre as classes AB, que concentram 42% das ocasiões.

 

Entre as marcas de cerveja mais escolhidas no País, a Brahma lidera com 113,9 milhões de Consumer Reach Points (CRP) – métrica própria da Worldpanel, que combina penetração e frequência de compra. Em seguida, aparecem Antarctica (93,8 milhões), Skol (76,0 milhões), Heineken (52,4 milhões) e Itaipava (33,4 milhões).

 

Os dados do mercado de bebidas e cerveja foram extraídos do estudo Brand Footprint Brasil Out of Home 2025, que analisa anualmente as marcas mais escolhidas pelos brasileiros. No último ano, a amostra da Worldpanel cresceu 75%. Com o novo recorte, os dados passaram a abranger o comportamento de compra e consumo fora do lar de 147,6 milhões de pessoas a nível nacional – antes, com cobertura apenas nas principais metrópoles, correspondia a 47,4 milhões de consumidores.

Nenhum comentário