Crise do cacau: consumidor latino-americano adota estratégias para não abrir mão do chocolate
Embora os preços tenham subido, volume total de compras não caiu na mesma proporção, aponta levantamento da Worldpanel by Numerator
Os consumidores da América Latina estão adotando estratégias de compensação para continuar comprando chocolates mesmo com o vertiginoso aumento de preços desencadeado pela crise global do cacau – o valor do insumo vem subindo consideravelmente desde 2023 e registrou alta de 189% em 2024. É o que aponta o levantamento Chocolate Category in Latam, desenvolvido pela Worldpanel by Numerator.
Embora os gastos tenham aumentado em muitos países por conta das variações de preços do cacau, as compras de chocolate não caíram na mesma proporção. Brasil e México, por exemplo, viram o doce encarecer 23% e 25%, respectivamente. Mesmo assim, ambos registraram aumento de 11% no volume de compras. Já na Colômbia, o volume subiu 12% com preços 42% maiores.
“Esse cenário é resultado dos novos comportamentos adotados pelas famílias latino-americanas para continuar consumindo chocolate. Entre as principais soluções destacam-se diminuição da frequência, preferência por embalagens menores, procura por novos canais de consumo e trocas de marcas”, explica Marcela Botana, diretora de desenvolvimento de mercado na América Latina da Worldpanel by Numerator.
Nessa tendência de crescimento em volume, os supermercados se consolidaram como o principal canal de vendas de chocolates no Brasil, com alta de 15% entre 2024 e 2025. Além disso, produtos de marcas premium conquistaram mais relevância entre o público, ganhando 4% de espaço em um mercado tradicionalmente dominado por marcas mainstream.
“A categoria de chocolates reflete como as famílias latino-americanas respondem à pressão econômica: com estratégias próprias, decisões racionais e recusando-se a abrir mão de seus pequenos prazeres.Com o mundo em estado crescente de tensão, essa é uma tendência que deve se intensificar e que seguiremos acompanhando na Worldpanel”, finaliza Marcela Botana.
O material completo pode ser visto aqui: https://reports.worldpanelbynumerator.com/story/chocolates-latam-esp-wp-p/page/1?utm_medium=intern&utm_source=spotlight&utm_campaign=chocolate&utm_content=spotlight&utm_term=latam
Nenhum comentário