Últimas

Gravataí sedia Fórum de Cidades Inteligentes e compartilha estratégias para geração de emprego e renda

Município, que recebe prefeitos, gestores e servidores na próxima semana para tratar da transformação digital da Região Metropolitana, é destaque no fomento à inovação do Estado

Sede do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Porto Alegre, que reúne prefeitos, gestores, servidores públicos e especialistas, na próxima quinta-feira (04), Gravataí apresenta no encontro as ações que refletiram na atração de R$28 milhões em investimentos e na geração direta de 300 novos empregos na cidade.

Com uma agenda estratégica voltada à inovação, Gravataí é um dos municípios gaúchos que se destacam no Estado ao estruturar uma política pública no setor que vem fomentando o desenvolvimento socioeconômico local. A capacitação de servidores e a realização de eventos como hackathons, torneios de robótica e o Prêmio Inova Gravataí, são algumas das atividades realizadas pela prefeitura, de acordo com a Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, Selma Fraga

A secretária ressalta que “inovação precisa estar na prática do dia a dia da gestão pública e no cotidiano das pessoas”. Um dos programas em destaque, segundo a gestora, é o Startup Gravataí, que já acelerou e incubou mais de 60 startups, a Usina de Talentos, responsável pela formação de 400 jovens em programação e robótica, além do Inova Gravataí e do Governo Digital, que modernizaram a gestão e aproximaram os serviços do cidadão. “Mais do que compartilhar conquistas, acredito que este encontro mostra que a inovação é acessível, possível e essencial para transformar as cidades em lugares mais inteligentes, inclusivos e preparados para o futuro”, afirma Selma.

O município também estruturou um arcabouço legal e institucional robusto, com a regulamentação do Marco Legal das Startups, a criação do Fundo de Inovação e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCET).

As inovações de Gravataí abrem a programação do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Porto Alegre, encontro promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Gravataí, com apoio institucional da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e da Associação dos Municípios da Costa Doce (Acostadoce). “Quando unimos esforços entre municípios, empresas, universidades e sociedade, conseguimos soluções conjuntas para os grandes desafios urbanos”.

Além da programação de palestras e painéis, o evento marcará também a entrega do título de Prefeito Inovador 2025 da Região Metropolitana de Porto Alegre, concedido pela Rede Cidade Digital a gestores que utilizam a tecnologia de forma estratégica, gerando impacto positivo na administração pública e no dia a dia da população.

As inscrições para o Fórum são gratuitas para servidores públicos, representantes de entidades e universidades, e podem ser feitas pelo endereço: sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.

O investimento em tecnologia na Saúde, Educação e Segurança Pública estão entre os destaques da programação do evento, que contará com palestras, painéis temáticos e empresas expositoras como eMaster, Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGTECH), Portal de Compras Públicas, Algar, Binär Tech, Geopixel e TechDEC. O Banco do Brasil também confirmou presença no evento.

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Porto Alegre

Data: 04 de setembro de 2025

Horário: Das 8h às 17h

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Gravataí - Av. Itacolomi, nº 3.600, Parque Res. São Vicente | Gravataí (RS)

Inscrições gratuitas para servidores públicos, vereadores, universidades e entidades: https://sympla.com.br/rcd.

Informações: imprensa@redecidadedigital.com.br ou pelo WhatsApp (41) 3015-6812.

Nenhum comentário