Últimas

Terzo Engenharia surge para o mercado de empreendimentos não residenciais com portfólio de mais de R$ 500 milhões em projetos

Lançada pelo Grupo Eleven Yarra, que construiu o Botânico Shopping, a Terzo Engenharia chega para atuar no segmento de obras não residenciais para suprir a demanda por imóveis comerciais. Empresa também é responsável pela construção da primeira franquia Disney em Minas Gerais e pelo pool de moda do shopping

 

Crédito: Divulgação Terzo Engenharia

O mercado de imóveis não residenciais continua em amplo crescimento com tendência de valorização dos aluguéis. Uma pesquisa feita pelo Índice FipeZap de Venda e Locação Comercial, mostra que a valorização dos aluguéis comerciais está acima da inflação, com o maior aumento em uma década.  Os dados revelam que os preços de salas e conjuntos registraram crescimento de 7,88% em 2024, superando o IPCA e o IGP-M.

Neste ambiente favorável, Belo Horizonte ganhou recentemente a Terzo Engenharia. Criada em fevereiro deste ano como um braço do Grupo Eleven Yarra, a construtora já chega com um portfólio significativo de mais de  R$ 500 milhões em projetos, pronta para atender à crescente demanda por espaços comerciais, corporativos e industriais.

A Terzo Engenharia surge da união de empreendedores experientes no mercado de engenharia, coordenados pelo engenheiro Alexandre Ribeiro e o administrador Marcelo Ribeiro, sócios da Eleven Construtora e o engenheiro Renato Dutra com o objetivo de trazer soluções completas para o mercado B2B, focando exclusivamente na construção de imóveis não residenciais.

Renato Dutra explica que a Terzo vai além da construção tradicional. “Recebemos demandas por soluções completas, onde nosso papel se estende da construção ao desenvolvimento e concepção do empreendimento, mas também atendemos a demandas por obras pontuais, quando nossa função se limita à execução da construção”.

Com a expertise dos sócios, a Terzo já nasce com grandes números em seu portfólio. São mais de R$ 500 milhões em obras entregues; 120 mil m² de obras; mais de 30 projetos e mais de 23 anos de atuação. Um deles é o Botânico Shopping, construído pelo Grupo Eleven Yarra e onde foram investidos R$ 120 milhões em 12 mil m² de área construída.

O nome Terzo vem do italiano e significa terceiro, fazendo alusão aos três sócios Alexandre, Marcelo e Renato. “Três também significa equilíbrio e é isso que queremos passar para os nossos clientes. Trabalhamos guiados por três valores: excelência operacional, atitude de parceria e transparência”, comenta Renato Dutra.

 

O legado do Botânico Shopping

A construção do Botânico Shopping pelo Grupo Eleven Yarra foi o ponto de partida para a criação da Terzo. “Começamos no Botânico no dia zero, participamos de pesquisa de mercado, de estruturas, de contratação de arquitetos e da construção. Foram quatro anos de trabalho e com excelentes resultados. Nosso primeiro empreendimento não residencial foi um sucesso e, por isso, decidimos convidar o Renato Dutra, que já tem grande experiência em projetos comerciais para participar dessa nova empresa”, conta Alexandre Ribeiro.

O engenheiro Renato Dutra entrou para o time no início do ano e trouxe a expertise de grandes obras como a do Hospital Orizonti, o Hospital da Unimed Churchil e a revitalização do Teatro Francisco Nunes.

Inaugurado em julho no Belvedere, o Botânico Shopping tem chamado a atenção pela arquitetura moderna e afetiva. Primeiro shopping integrado à natureza de Minas Gerais, o Botânico Shopping foi pensado para oferecer conforto, comodidade e acolhimento. Erguido em um terreno de 7 mil m² e com 12 mil m² de área construída, o shopping recebeu mais de R$ 120 milhões de aporte do Grupo NS Participações e Investimentos. Uma equipe de peso foi contratada para essa empreitada. Nomes como os dos arquitetos David Guerra, Lucy Volpini e Thiago Junqueira; o paisagista Ronaldo Moraes da Forma Garden; a Atiaia Luminotécnico e Valore Imóveis se juntaram ao projeto.

 

Inovação e integração com a natureza

Com 2 mil m² de área verde permeável, a maior de Minas Gerais, o Botânico Shopping possui uma grande praça central, com árvores frutíferas, espelho d'água e bancos. No interior do shopping um paredão verde de 12 metros abriga mais de 2 mil plantas e adorna o ambiente. O projeto do shopping ainda contempla um rooftop com vista para a Serra do Curral.

Alexandre Ribeiro, engenheiro e fundador da Eleven Construtora expressa o entusiasmo com a entrega.  “Estamos felizes em entregar essa grande obra que é o Botânico Shopping, um empreendimento que não apenas redefine a experiência de compra e lazer em Minas Gerais, mas também simboliza a nossa capacidade de inovar e atender às demandas de um mercado em constante evolução”.

 

Projetos em andamento

Com a experiência adquirida na construção do Botânico Shopping, a Terzo Engenharia, já nasce sólida, com grandes projetos em andamento. A empresa é a responsável pela construção da Dream Store, primeira franquia da Disney em Minas Gerais e também pela construção do pool de moda do shopping.

Alexandre Ribeiro, engenheiro e fundador da Eleven Construtora expressa o entusiasmo com a entrega.  “Estamos felizes em entregar essa grande obra que é o Botânico Shopping, um empreendimento que não apenas redefine a experiência de compra e lazer em Minas Gerais, mas também simboliza a nossa capacidade de inovar e atender às demandas de um mercado em constante evolução”.

Com investimento de mais de R$ 5 milhões, a megaloja da Dream Store terá 700 m² e vai contar com mais de 15 mil itens licenciados da Disney, Warner, Universal e produtos exclusivos. O projeto traz seções separadas por personagens, área baby, brinquedos gigantes como um dinossauro de mais de três metros, brinquedos pedagógicos e uma cafeteria em frente ao deck com receitas especiais e sabores de milkshakes exclusivos. A Dream Store mineira também vai contar com produtos exclusivos, com direito a várias trocas de coleções ao longo do ano, cobrindo os principais lançamentos do cinema e séries de TV.

Já o pool de moda assinado pela arquiteta Ana Bahia recebeu um aporte de R$ 3 milhões. Projetado em um espaço de 450 metros quadrados, o pool receberá sete marcas autorais, sendo seis mineiras Anna Barroso, Coven, Elisa Atheniense, Essenciale, Printing, Tatiane Queiroz e uma de São Paulo, a Manolita.

Nenhum comentário