Últimas

Negacionismos: e-book discute ciência, crenças e emoção

"O ser humano não busca a verdade, busca conforto.” A partir dessa chave de leitura, e-book "Verdade ou conforto: o desafio do diálogo em tempos de negacionismos" discute como crenças e emoções moldam a forma como lidamos com o conhecimento científico

A ciência entendida como expressão cultural e as formas de agir diante de atitudes negacionistas que se manifestam tanto no cotidiano estão no centro do e-book "Verdade ou conforto: o desafio do diálogo em tempos de negacionismos". Organizado pelo pesquisador, jornalista e músico AD Luna, a obra nasceu a partir de duas entrevistas em áudio realizadas por ele com a professora, escritora e deputada estadual pelo PT do Rio de Janeiro Elika Takimoto (ouça aqui). O e-book pode ser adquirido, por R$ 15, em dois formatos: Hotmart (ilustrada, versão para desktop), Amazon (versão texto simples)

As conversas foram veiculadas, em julho e agosto de 2021, na Rádio Universitária FM do Recife, durante a eclosão da pandemia da Covid-19. Depois de transcritas, elas foram editadas e organizadas por AD Luna. "Ao reavaliar o conteúdo, percebi que a discussão continua muito atual e necessária. Muito do que ocorria à época teve uma dimensão ampliada em razão das movimentações políticas dos últimos anos, no Brasil e no mundo", aponta.

O texto, acessível e provocativo, busca refletir sobre o papel da ciência e da cultura em tempos de desinformação. A ideia central gira em torno da fala de Elika na qual ela afirma: "O ser humano não busca a verdade, busca conforto.” A partir dessa chave de leitura, a professora discute como crenças e emoções moldam a forma como lidamos com o conhecimento científico.

Para ela, não existe um negacionismo restrito apenas a determinados grupos: todos carregamos, em maior ou menor medida, pequenos negacionismos cotidianos - os quais podem ser guiados por gestos individuais ou por um negacionismo organizado, de caráter político e econômico, que alimenta teorias conspiratórias e movimentos de descrédito da ciência.

Outro aspecto abordado é a necessidade de compreender a ciência como parte da cultura. Elika ressalta que não há neutralidade absoluta e que o ensino científico deve incluir história e filosofia da ciência para revelar seus contextos e limitações. Também critica a visão eurocêntrica que coloca a Revolução Científica europeia como único marco, lembrando a contribuição de outros povos na construção da ciência. “A escola precisa ensinar ciência como parte da cultura, mostrando que ela também é atravessada por filosofia, história e imaginação criativa”, afirma.

O tema da educação aparece ainda em relação ao combate à desinformação. Ao falar sobre vacinas, por exemplo, Elika destaca que não basta apresentar dados: é preciso compreender os contextos afetivos e sociais das pessoas. “Não existe isso da pessoa negacionista ser burra. É preciso escuta, respeito e estratégias coletivas para enfrentar a desinformação”, afirma, defendendo uma abordagem que envolva escola, mídia, arte e comunicação de forma integrada.

Para AD Luna, a força das falas de Elika Takimoto está em abrir espaço para perguntas mais do que em oferecer respostas. “A ideia é provocar diálogo, estimular a escuta e aproximar ciência e cultura como dimensões inseparáveis da experiência humana.”


Trechos do e-book

  • “O ser humano não busca a verdade, busca conforto. Muitas vezes, quando a verdade ameaça o nosso bem-estar, preferimos não enxergá-la.”

  • “Negacionismo não é apenas o problema dos outros. Todos nós carregamos pequenos negacionismos cotidianos.”

  • “A escola precisa ensinar ciência como parte da cultura, mostrando que ela também é atravessada por filosofia, história e imaginação criativa.”

  • “Não existe isso da pessoa negacionista ser burra. É preciso escuta, respeito e estratégias coletivas para enfrentar a desinformação.”

  • “Se a natureza adoece, o ser humano adoece junto – porque não é separado dela.”

  • “Defender que a ciência é neutra é ignorar que todo conhecimento nasce de contextos históricos, culturais e sociais.”

SERVIÇO

"Verdade ou conforto: o desafio do diálogo em tempos de negacionismos"
Série InterD Diálogos
Organização e edição: AD Luna
Preços: R$ 15
Hotmart (ilustrada, versão para desktop): https://pay.hotmart.com/R101544904K
Amazon (versão texto simples): https://amzn.to/3Iavse0 

Nenhum comentário