Últimas

Somattos utiliza estratégias de inteligência de mercado para a aquisição de terrenos em áreas nobres

Tecnologia de geolocalização, olheiros e compra de terrenos menores são algumas das ferramentas utilizadas pela construtora para encontrar terrenos bem localizados em grandes metrópoles como Belo Horizonte e São Paulo

 

Crédito: Divulgação Somattos

O mercado imobiliário de grandes capitais brasileiras, enfrenta um desafio cada vez maior da escassez de terrenos para construção de novos empreendimentos. Em bairros nobres e estratégicos como Lourdes e Savassi, na capital mineira e Itaim Bibi, Moema e Jardins, na capital paulista, o estoque de terrenos praticamente se esgotou. Essa falta de espaços disponíveis transformou a busca por novos locais em uma competição acirrada, onde cada metro quadrado é disputado pelas grandes incorporadoras.

Para contornar essa dificuldade, a Somattos, construtora especializada em imóveis de alto padrão, adota um conjunto de estratégias que combinam tecnologia, conhecimento do mercado e expertise em negociação.

“Os terrenos são a nossa matéria-prima, é onde tudo começa”, afirma Antônio Pedro Ferreira e Silva, gerente de novos negócios da Somattos. “Hoje procuramos terrenos acima de mil metros quadrados com área de produção máxima. O terreno tem que valer aquilo que ele produz. É necessário equilibrar boa localização, potencial de produção do terreno e viabilidade do negócio”.

 

Estratégia e viabilização

Uma das saídas encontradas pela Somattos para encontrar terrenos bem localizados, é a aquisição de edifícios menores para demolição. A empresa compra esses edifícios e casas adjacentes para compor uma área maior. “Para atingir uma área de mil metros quadrados, às vezes, começamos com um contato que nos oferece 200 m². Para eu chegar nos outros 800, vou compondo com outras partes e comprando prédios menores", explica Antônio Pedro.

Além da abordagem tradicional, a Somattos investe em tecnologia para otimizar a busca. Em São Paulo, a Somattos utiliza a Terreno Livre, uma plataforma que conecta proprietários de terrenos a construtoras e incorporadoras. "A ferramenta faz uma busca aprofundada, cruzando dados de cadastros de imóveis para fazer uma série de filtragens de acordo com o perfil que pré-determinamos, como tamanho, localização e aspectos técnicos", detalha o gerente.

De acordo com Antônio Pedro, em Belo Horizonte, onde a empresa atua há 49 anos, o conhecimento aprofundado do mercado é um diferencial. A empresa também utiliza uma ferramenta que auxilia na identificação de imóveis e na obtenção de informações técnicas. No entanto, a tencologia, segundo Antônio Pedro é apenas o primeiro passo. “Por melhor que a ferramenta seja, a aproximação com o proprietário do imóvel ainda é um processo essencialmente humano. Não há outro caminho a não ser “bater na porta” para entender todo o contexto do terreno e as circunstâncias do proprietária”, ressalta.  

Além da tecnologia, a Somattos emprega a figura do "olheiro de novos negócios", que atua no mercado através de uma rede de contatos e relacionamentos. Essa abordagem é especialmente utilizada na capital mineira, onde a empresa tem um acesso mais consolidado e uma compreensão aprofundada da cidade.

A partir da localização do terreno o próximo passo é a negociação. “A nossa expertise nos permite construir um negócio a quatro mãos, onde todos possam ganhar: construtora e proprietário de imóveis. É preciso entender o contexto familiar e as expectativas para chegar a um ponto de equilíbrio”, ressalta Antônio Pedro.

Nenhum comentário