Últimas

BH em Ciclo promove o Desafio Intermodal 2025 na capital mineira

Evento nacional compara eficiência e impacto ambiental de diferentes meios de transporte urbanos

Foto Carla Pedraça

No dia 30 de outubro, Belo Horizonte será palco do Desafio Intermodal 2025, iniciativa que avalia, de forma prática, qual é o meio de transporte mais eficiente nas grandes cidades brasileiras. Na capital mineira, o desafio é promovido pela BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte. A atividade terá início às 18h, no CCBB (Praça da Liberdade), e segue até a Estação Minas Shopping, com participantes utilizando diferentes modos de deslocamento — de bicicletas a transporte público, passando por transporte privado e até a pé.


O objetivo é medir tempo de trajeto, custo, emissões de poluentes e eficiência energética, gerando um comparativo entre os diversos modais de transporte. “O Desafio Intermodal mostra, de forma simples e prática, que a bicicleta é uma das soluções mais eficientes para os deslocamentos urbanos. A iniciativa é um instrumento de sensibilização, porque transforma em dados aquilo que muitas pessoas já percebem no dia a dia: que pedalar é bom para quem pedala e para a cidade como um todo”, comenta Bianca Bender, diretora geral da BH em Ciclo. 


Mais do que um desafio, a ação busca provocar reflexões sobre mobilidade urbana, sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades, estimulando políticas públicas que priorizem deslocamentos mais limpos, acessíveis e eficientes. Os dados produzidos podem auxiliar no entendimento de como anda a qualidade da mobilidade na cidade, e, a partir daí, permitir que se proponham soluções de melhoria. O trajeto, e o resultado da iniciativa, podem ser acompanhados pelas redes sociais da BH em Ciclo (@bhemciclo).


A metodologia padronizada, utilizada em todas as cidades participantes desde 2006, permite comparar o desempenho dos transportes ao longo dos anos e entre diferentes contextos urbanos. Entre os modais avaliados (a confirmar, conforme disponibilidade de voluntários), estão: a pé, corrida, bicicleta fixa, bicicleta urbana, bicicleta atleta, bicicleta dobrável, ônibus convencional, Move, motocicleta, carro, táxi, aplicativos de transporte (Uber/99), além de combinações intermodais como a pé + metrô, bicicleta + Move e bicicleta compartilhada + metrô.



Serviço 

Desafio Intermodal 2025 – Belo Horizonte


Data: 30 de outubro (quinta-feira)

Horário: 18h

Ponto de partida: CCBB (Praça da Liberdade)

Chegada: Estação Minas Shopping

Realização: BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte

Instagram: @bhemciclo

Nenhum comentário