CEO da Patrus Transportes compartilha trajetória e valores em almoço da ADCE-MG
Marcelo Martins Patrus destacou o legado de 50 anos da empresa e a importância de negócios com propósito e impacto social
Na segunda-feira, 6 de outubro, o empresário Marcelo Martins Patrus, CEO da Patrus Transportes, reuniu-se com mais empresários mineiros durante o tradicional almoço-palestra da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE-MG). O encontro, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), marcou a edição de outubro do evento, conhecido por integrar líderes empresariais em torno de valores éticos, espirituais e de responsabilidade social.
A abertura foi conduzida pelo presidente da ADCE-MG, Alexandre Figueiredo Urbano, que ressaltou a relevância do momento para o fortalecimento da comunidade empresarial cristã. Urbano enfatizou que a associação busca não só congregar líderes, mas também agregar valores essenciais ao mundo corporativo, como a espiritualidade, a ética nos negócios e o compromisso com o bem comum. “A ética não se fala, se pratica. São nas ações do dia a dia que devemos agir com ética e cuidar bem de quem está perto de nós”, completou.
O presidente da ADCE Brasil, Sérgio Cavalieri, reforçou a relevância da ADCE no cenário internacional, especialmente após sua participação no Congresso Latino-Americano de Guadalajara. Ele destacou a presença global da associação por meio da Uniapac, entidade que reúne as ADCE’s em diversos países, fortalecendo a atuação internacional e o diálogo sobre negócios com propósito.
Em sua palestra, Marcelo Martins Patrus conduziu uma reflexão sobre a importância de manter uma “empresa com alma e com dono”, expressão que resume a filosofia de gestão construída ao longo dos 50 anos de história da Patrus Transportes. O CEO apresentou os valores fundamentais que guiam a companhia e destacou que os princípios sustentam o crescimento e a reputação do grupo.
Marcelo também destacou a conquista da certificação B Corp, tornando a Patrus Transportes a primeira empresa de transporte do mundo a integrar esse movimento global de negócios comprometidos em ir além dos três pilares do ESG (ambiental, social e governança).). Outro ponto de destaque foi o trabalho do Instituto Marum Patrus (Imap), fundado em 2008 pela então diretora de Cultura Organizacional Marina Patrus (1965–2019), com o objetivo de formalizar e expandir os projetos sociais da empresa. O instituto já investiu mais de R$ 30 milhões em ações sociais nos últimos 15 anos.
O palestrante também mencionou a parceria com a ONG Amigos do Bem, uma das maiores iniciativas sociais do país, que atende mais de 150 mil pessoas no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. A Patrus Transportes contribui ativamente com o projeto, disponibilizando 10 carretas mensais para o transporte de doações do Sudeste ao Nordeste.
Encerrando sua fala, Marcelo Patrus reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento da capital mineira. “Nosso papel é gerar renda e riqueza para Belo Horizonte. Moramos aqui e queremos continuar contribuindo com a cidade e com as pessoas que fazem parte dela”, completou.
Sobre a ADCE
A ADCE é uma entidade sem fins lucrativos que congrega empresários, dirigentes, profissionais liberais e pessoas com influências na empresa, na sociedade ou na comunidade. É uma associação de formação, de mudança cultural, que auxilia na criação de base para que o associado possa vivenciar e aplicar o ensinamento social cristão no seu dia a dia, contribuindo para que a vida das pessoas seja mais digna e feliz.
Com foco na responsabilidade social, a instituição se propõe a levar, ao maior número de empresários e dirigentes, o conceito da gestão empresarial baseada no pensamento social cristão, incluindo tópicos como ética, solidariedade, justiça, verdade e bem comum.
Os objetivos principais da associação são: aplicar ferramentas de diagnóstico e controle de práticas da Responsabilidade Social Empresarial (RSE); permitir troca de informações e boas práticas; formar rede de empresários imbuídos nos valores da Doutrina Social Cristã e permitir maior inclusão
Nenhum comentário