DMA atinge marca de 150 milhões de tentativas de golpe bloqueadas no Brasil
Com recorde de 31 milhões de bloqueios em setembro, levantamento mostra que a maioria das pessoas protegidas tem mais de 41 anos
São Paulo, outubro de 2025 – O golpe da “falsa central” tornou-se uma das práticas mais comuns: o telefone toca, o número é semelhante ao da central oficial, o interlocutor usa termos técnicos e orienta o usuário a clicar em links, digitar senhas ou fazer transferências. O desfecho é previsível: o contato era falso. Desde março de 2024, a Protect Call, tecnologia exclusiva da DMA (Digital Made Accessible), já bloqueou 150 milhões de tentativas de fraude, sendo 31 milhões apenas em setembro, mês que registrou o maior volume de ataques. Em média, 501 golpes são interrompidos a cada minuto.
No mesmo período, mais de 15 milhões de pessoas foram protegidas, o equivalente a 10,8% da população economicamente ativa, e cerca de R$ 60 bilhões em prejuízos financeiros foram evitados, caso os golpes tivessem sido concretizados. O levantamento também mostra o perfil das vítimas mais frequentes: 53% são mulheres, 47% homens e 68% têm mais de 41 anos.
A tecnologia identifica chamadas suspeitas, mesmo as que usam números semelhantes aos oficiais, e as encerra antes que o usuário atenda. Em seguida, um alerta aparece na tela do celular explicando o motivo do bloqueio. A proteção ocorre de forma automática, sem necessidade de configuração adicional: basta ter instalado no celular o app de uma das mais de 170 empresas participantes da comunidade colaborativa da DMA.
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A DMA também conta com um canal de pesquisa junto ao público. Entre 27,5 milhões de visualizações, 3,4 milhões de pessoas responderam: 73,2% disseram que a ligação era indesejada e, destes, 35% reconheceram tentativa de golpe. Dentro desse grupo, 30% relataram que os golpistas citaram o nome de diferentes instituições financeiras.
A origem das tentativas também revela padrões: 35,7% dos números usados em fraudes têm DDDs de São Paulo, estado que concentra parte relevante do setor financeiro. O pico de ataques ocorre entre 11h e 20h, com concentração ao meio-dia, quando mais de 61 mil ligações fraudulentas chegam a ser bloqueadas diariamente.
Um ponto de vulnerabilidade está no perfil dos dispositivos: 40% das tentativas de golpe miram usuários com smartphones de até R$ 2 mil. Além disso, aparelhos que concentram múltiplos aplicativos bancários ou apps de acesso remoto tornam-se ainda mais expostos, abrindo portas para invasões e golpes.
A Protect Call é alimentada pela comunidade colaborativa da DMA formada por mais de 170 grandes empresas, de setores como telecomunicações, finanças, serviços públicos, varejo e saúde. Essas companhias contribuem com o compartilhamento de números telefônicos com indícios de atividade fraudulenta, fortalecendo a proteção de todo o ecossistema digital.
Todos os dias, 10 milhões de chamadas são analisadas pela Protect AI, inteligência artificial da DMA, que detecta padrões de risco e atualiza os filtros de bloqueio em tempo real.
“Comportamentos fraudulentos mudam o tempo todo. Nossa IA aprende diariamente com milhões de chamadas, ajustando os critérios de bloqueio e antecipando novos golpes. É isso que torna a proteção escalável e eficaz”, destaca Rui.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, os estelionatos digitais cresceram 13,6% entre 2022 e 2023, alta de 360% desde 2018. Enquanto isso, os roubos físicos a bancos e instituições financeiras caíram quase 30%.
Sobre a DMA
A DMA – Digital Made Accessible é uma empresa de tecnologia sueco-israelense que chegou ao Brasil em 2018 com a missão de transformar o relacionamento entre empresas e clientes. Suas soluções exclusivas, protegidas por direitos de propriedade intelectual, são voltadas para a digitalização de chamadas (Digital Calls) e para a segurança digital.
Ao longo de sete anos, a tecnologia da DMA já viabilizou mais de 1,7 bilhão de Digital Calls e está presente em mais de 140 milhões de smartphones. Hoje, mais de 170 das maiores empresas do Brasil fazem parte da comunidade colaborativa WeDMA, incluindo grandes marcas como Claro, Natura, TIM, Banco do Brasil, Magalu, Riachuelo e Globo. A empresa atua em diversos segmentos, como telecomunicações, finanças, saúde, varejo e serviços públicos.
Em março de 2024, a DMA expandiu seu portfólio com soluções de Segurança Digital, focadas na prevenção de golpes telefônicos, como o da falsa central. Nesse período a Protect Call já bloqueou mais de 150 milhões de tentativas de golpe.
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