Panetone assume protagonismo no café da manhã e impulsiona crescimento da categoria no Brasil
Dados da Worldpanel by Numerator mostram que 72% das ocasiões de consumo ocorreram nesse momento do dia
O panetone, tradicionalmente associado às festas de fim de ano, tem ampliado seu papel nas mesas brasileiras. Prova disso é que, durante o Natal de 2024, 72% de todas as ocasiões de consumo da categoria ocorreram no café da manhã, totalizando aumento de 80 milhões de novas ocasiões, segundo estudo da Worldpanel by Numerator.
Os panetones passaram a ser escolhidos como prato principal do café da manhã em 62% das ocasiões. Em 83% delas, são os adultos os responsáveis por incluí-los na refeição. Durante a semana, uma em cada quatro ocasiões ocorre enquanto o brasileiro se prepara para estudar ou trabalhar. Já nos fins de semana, o consumo é marcado por prazer e praticidade, com destaque para o aumento de panetones aquecidos.
No comportamento de compra, o Natal de 2024 foi marcado pelo avanço da categoria nos lares brasileiros, com penetração de 62,9%. O volume por quilo cresceu 7,3%, enquanto a frequência de compra aumentou 5,5%. No total, as ocasiões de consumo dobraram em relação ao ano anterior, somando 164 milhões.
O atacarejo se destacou como principal porta de entrada para novos consumidores, ampliando sua participação de 13,7% no Natal de 2023 para 19,4% em 2024. A região da Grande São Paulo teve papel relevante, com contribuição de 3,1 pontos percentuais no volume.
Entre os sabores preferidos, as versões com frutas (44% de contribuição) e com gotas de chocolate (42,6%) seguem na liderança, especialmente nas gramaturas entre 301g e 400g, que representam 67,4% da importância em volume. As embalagens em caixas de papelão também se consolidam como padrão dominante, respondendo por 81,7% das vendas.
O estudo ainda mostra que o consumo de panetones tem sido impulsionado por perfis específicos, com destaque para a classe C, responsável por 45,5% do volume, além de compradores mais maduros (38%) e clientes independentes (38,9%). O consumo compartilhado – entre família e amigos – continua sendo o principal motor da categoria, respondendo por 88% de todo o ganho registrado no período.
Os dados acima da Worldpanel by Numerator são baseados no Painel de Consumo Dentro do Lar, que representa os hábitos de 60 milhões de lares brasileiros e entende a dinâmica de consumo do lar como um todo.
Nenhum comentário