Últimas

Chef formado pela Univali é destaque em concurso gastronômico nacional

Receita inspirada na culinária do Planalto Sul conquistou 2º lugar na premiação


FOTO - Bruno Kirilos

 

O alumni do curso de Gastronomia, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Carlos Eduardo da Silva, conquistou o 2º lugar no concurso nacional “Receitas com indicação geográfica - Sabores que contam história do território brasileiro”. O resultado foi divulgado nesta quarta, 26, pelas redes sociais do Programa de Desenvolvimento de Indicação Geográfica (IG).

 

A conquista do chef internacional e patissier formado pela Univali, se deu na categoria Prato Principal, com a receita autoral “Arraial do Bonsucesso”. Inspirado na culinária do Planalto Sul do país, o prato reúne ingredientes como tainha, mandioca, pinhão e temperos da terra. O mel de melato da bracatinga, único no Sul do Brasil, foi o destaque de indicação geográfica da combinação. Segundo o autor, a receita surgiu em 2022, durante um concurso gastronômico.

 

“Em 2023, o ‘Arraial do Bonsucesso’ passou pelo Restaurante Escola da Univali, o Bistrô do Sabor, durante a disciplina de ambientação oferecida pelo curso de Gastronomia. Em 2024, esteve numa ‘cozinha show’ na Expomar, evento sobre pesca, maricultura e logística, e também na Marejada, a maior festa do pescado do Brasil. E, neste ano, conquista destaque neste concurso nacional, além de integrar o livro ‘Sabores da Memória’, que reúne pratos conectados a Balneário Camboriú.”, contou Carlos, que atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Univali.

 

Saiba mais

 

O concurso nacional “Receitas com indicação geográfica - Sabores que contam história do território brasileiro” foi promovido pelos Institutos Federais de Santa Catarina (Florianópolis Continente), Espírito Santo e São Paulo, sendo realizado em parceria com o Chef Rui Morschel e a Associação Brasileira das Indicações Geográficas (Abrig). A iniciativa recebeu apoio do Workshop Catarinense de Indicação Geográfica e do Programa de Apoio e Promoção da Indicação Geográfica (IG).

Nenhum comentário