Últimas

Grupo HEINEKEN escolhe EDP e Rondo para descarbonizar operações em Portugal por meio da eletrificação do calor

 Solução de calor alimentada por fontes renováveis permite às indústrias intensivas descarbonizarem os seus processos de fabrica; painéis solares e PPA fechados entre HEINEKEN e EDP vão permitir alimentar bateria térmica da Rondo

A Cervejeira de Vialonga da Central de Cervejas e Bebidas, parte do Grupo HEINEKEN, dá mais um passo na concretização da sua ambição em descarbonizar as suas operações nos escopos 1 e 2 até 2030, por meio de uma solução que permite gerar vapor limpo e sem emissões.

O projeto é resultado de uma parceria entre HEINEKEN, EDP e Rondo Energy, e representa o primeiro grande acordo de fornecimento de calor como serviço em Portugal, combinando energia solar e armazenamento térmico para descarbonizar processos industriais por meio da eletrificação térmica.

O grupo HEINEKEN, através da Sociedade Central de Cervejas, a Rondo Energy e a EDP assinaram um acordo para instalar uma bateria de armazenamento térmico de 100 MWh na fábrica da Central de Cervejas e Bebidas em Lisboa, Portugal. Esta será uma das maiores baterias térmicas do setor de bebidas a nível mundial e contribuirá para transformar a unidade em um dos centros de produção mais sustentáveis do mundo, operando com vapor limpo e sem emissões. Esta parceria também marca o primeiro grande contrato de aquisição de calor em Portugal, recorrendo a uma solução de renováveis e armazenamento no local. O projeto está sujeito às aprovações administrativas e regulamentares.

A bateria térmica da Rondo armazena eletricidade renovável sob a forma de calor de alta temperatura, fornecendo vapor seguro, contínuo e sem carbono, eliminando a necessidade de caldeiras a combustíveis fósseis. Neste projeto, a EDP irá instalar uma central solar de 7 MWp nos terrenos da Central de Cervejas e Bebidas para alimentar a bateria da Rondo, que por sua vez fornecerá o vapor necessário para os processos de produção.

A bateria será também carregada com energia renovável da rede por meio de um contrato PPA flexível de longo prazo, de 25 GWh por ano, entre a Central de Cervejas e Bebidas e a EDP. Com este PPA, a EDP irá otimizar a entrega de energia, garantindo flexibilidade e maximizando o uso da eletricidade renovável produzida localmente. Esta solução personalizada permite à HEINEKEN adotar tecnologia avançada sem complexidade operacional.

“Na EDP, acreditamos que o futuro da indústria será impulsionado por parcerias e ideias inovadoras. Implementar uma das maiores baterias térmicas do mundo no setor das bebidas – integrada em uma solução para cervejeiras e alimentada por painéis solares e um PPA verde complementar – não é apenas tecnologia; é provar o que é possível quando ousamos ir mais além. Juntamente com a HEINEKEN e a Rondo, estamos elevando o padrão da sustentabilidade, um copo de cada vez”, afirma Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP.

“Ao combinarmos as nossas forças com a EDP e a Rondo, estamos desbloqueando novas formas de abastecer as nossas operações cervejeiras de forma mais eficiente. Este projeto não só nos ajuda a reduzir a dependência de energia convencional, como demonstra como a inovação prática e como parcerias fortes podem trazer melhorias significativas em toda a nossa cadeia de valor”, disse Magne Setnes, Chief Supply Chain Officer da HEINEKEN.

“A Península Ibérica pode tornar-se a base industrial europeia de baixo custo e baixo carbono. Estamos entusiasmados por implementar a nossa primeira bateria térmica Rondo na região e por apoiar a HEINEKEN nos seus objetivos. Esperamos ajudar indústrias em toda a Península a reduzir custos e emissões e a capitalizar esta oportunidade”, disse Eric Trusiewicz, CEO da Rondo Energy.

Com esta solução da EDP/Rondo, espera-se que a fábrica reduza as emissões de carbono sem alterar os seus processos de produção, uma vez que o vapor fornecido pela bateria da Rondo é idêntico ao gerado por combustíveis fósseis. A unidade deverá reduzir o consumo de gás natural, evitando aproximadamente 6.600 toneladas de emissões de CO2 por ano.

A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas já opera duas centrais solares desenvolvidas pela EDP, com uma capacidade combinada de 2 MWp. Nos últimos quatro anos, ambas as empresas têm colaborado para tornar um dos festivais de música mais icônicos de Portugal mais sustentável. A nova bateria térmica permitirá uma descarbonização ainda mais profunda do local, respondendo a uma das necessidades mais exigentes numa cervejeira: descarbonizar o vapor de alta temperatura, que até agora era produzido a partir de gás.

Este projeto oferece um modelo replicável para outros setores com elevadas necessidades energéticas, como os de alimentos e bebidas, celulose, químicos e farmacêuticos.

Este projeto é apoiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pela Breakthrough Energy Catalyst. "Impulsionar a competitividade e descarbonizar a indústria europeia através de energia renovável acessível é uma prioridade para o BEI. Por meio do nosso novo Roteiro do Banco Climático, estamos a priorizar soluções inovadoras como a bateria térmica da Rondo. Este projeto é exatamente o tipo de parceria público-privada que pretendemos apoiar mais no futuro”, disse Karl Nehammer, Vice-Presidente do BEI.

"As baterias de calor da Rondo oferecem um caminho único em direção à segurança energética para a indústria europeia, permitindo que empresas como a Heineken implementem uma solução acessível, confiável e limpa", disse Mario Fernandez, Diretor da Breakthrough Energy Catalyst. “O Catalyst existe para acelerar a implantação de tecnologias críticas e estamos entusiasmados em apoiar um projeto, juntamente com os nossos parceiros europeus, que pode fornecer calor descarbonizado 24 horas por dia para a produção neste momento de necessidade.”

A colaboração entre dois líderes globais – a HEINEKEN no setor alimentar e de bebidas e a EDP no setor energético – demonstra o vasto potencial das baterias térmicas para beneficiar instalações industriais, produtores de energia renovável e operadores de rede.

Como funciona a bateria térmica da Rondo

A bateria térmica da Rondo carrega com eletricidade intermitente e de baixo custo, armazena eletricidade como calor em tijolos refratários e fornece vapor sob demanda em qualquer condição até mais de 100 bar, sem combustão e sem emissões. Pode fornecer vapor, calor e/ou eletricidade contínuos durante 24 horas, servindo como substituto direto de caldeiras a combustíveis fósseis ou sistemas de cogeração.

Ao combinar eletricidade intermitente e de baixo custo com a bateria térmica da Rondo, as indústrias podem substituir os combustíveis fósseis mantendo operações contínuas. A nível global, eletrificar o calor pode reduzir as emissões industriais em gigatoneladas e transformar o panorama energético.

Sobre a HEINEKEN

A HEINEKEN é a empresa cervejeira pioneira a nível mundial. É líder no desenvolvimento e comercialização de marcas de cerveja e sidra premium e não alcoólicas. Liderado pela marca Heineken®, o Grupo tem um portefólio de mais de 340 marcas internacionais, regionais, locais e especiais. Com mais de 85.000 colaboradores, a HEINEKEN promove a alegria da verdadeira união para inspirar um mundo melhor. O nosso sonho é moldar o futuro da cerveja e além, conquistando os corações dos consumidores. Estamos comprometidos com a inovação, investimento de marca a longo prazo, execução comercial disciplinada e gestão de custos focada. Através do programa "Brew a Better World", a sustentabilidade está integrada no negócio. A HEINEKEN tem uma presença geográfica equilibrada, com posições de liderança em mercados desenvolvidos e em desenvolvimento. Operamos cervejeiras, malteries, fábricas de sidra e outras unidades de produção em mais de 70 países. Informação atualizada está disponível no site da empresa e nas redes sociais LinkedIn e Instagram.

Sobre a EDP

A EDP é líder global no setor da energia, com operações na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico. A empresa atua em quatro grandes plataformas de negócio – Ativos de Geração Renovável, Redes, Soluções para Clientes e Gestão Global de Energia – e emprega cerca de 12.000 pessoas em todo o mundo. O grupo é um dos maiores produtores de energia do mundo, com um portefólio global e diversificado de ativos eólicos onshore e offshore, solares e hidroelétricos, totalizando mais de 29 GW de capacidade instalada. Em Portugal, a EDP é líder de mercado no setor liberalizado da energia, servindo mais de três milhões de clientes em todo o país. Através da EDP Comercial, a empresa posiciona-se como parceira na transição energética de famílias e empresas, oferecendo um portfólio que inclui soluções solares e de armazenamento em mais de 10 mercados, soluções de mobilidade elétrica e outros produtos que aceleram a descarbonização dos clientes. A EDP orgulha-se de ser uma das empresas de energia mais verdes do mundo, gerando quase 90% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis. O Índice de Sustentabilidade Dow Jones reconhece-a como uma das utilities mais sustentáveis do mundo. Está comprometida com a neutralidade carbónica até 2040, acelerando a transição energética global.

Sobre a Rondo

A Rondo foi criada especificamente para instalações industriais: as baterias térmicas da Rondo são construídas com materiais comprovados e duráveis, e foram concebidas para integração perfeita com equipamentos e processos industriais existentes. Quer sejam utilizadas como substituição direta de equipamentos de aquecimento a combustíveis fósseis ou como complemento resiliente a sistemas existentes, a Rondo não exige alterações disruptivas nas operações dos clientes. Com base em um forte impulso, incluindo cinco baterias térmicas industriais em escala total em implementação global, a Rondo está a escalar ativamente a implementação e a produção. Atualmente, a Rondo opera a maior bateria térmica de armazenamento de energia para a indústria do mundo, uma bateria térmica Rondo de 100 MWh. A Rondo Energy tem sede na Califórnia, com equipes globais na América do Norte, Europa e Austrália. As baterias térmicas são também conhecidas na indústria como armazenamento térmico de energia elétrica (ETES), ou baterias térmicas.

Nenhum comentário