Últimas

Plano Diretor Inteligente pode acelerar atração de investimentos no Triângulo Mineiro

Tema será apresentado a prefeitos e gestores durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da região em Uberaba

Cidades que modernizam o Plano Diretor e adotam planejamento territorial baseado em dados são até sete vezes mais atrativas para recursos públicos e investimentos privados, segundo especialistas. O tema será tratado com exclusividade durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Triângulo Mineiro, que reúne prefeitos, gestores e servidores, na quinta-feira (27), em Uberaba, para tratar de inovação e tecnologia no desenvolvimento econômico na região.

O Conselheiro Científico e Fiscal do Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGTECH), Bráulio Magalhães Fonseca, aponta que o uso de ferramentas de análise espacial, mapeamento primário com drones e tecnologias avançadas na construção dos planos diretores garantem maior segurança jurídica e credibilidade ao processo de planejamento urbano.

Segundo ele, o Plano Diretor, aliado aos planos setoriais e ao cadastro multifinalitário, forma a base de uma cidade inteligente e permite que os municípios ampliem o acesso a recursos a fundo perdido, verbas ministeriais e investimentos privados. “É essencial que os municípios trabalhem o planejamento territorial com foco em investimentos e dados técnicos. Isso transforma o Plano Diretor, que muitas vezes existe apenas para cumprir formalidades, em um instrumento ativo de desenvolvimento econômico, ampliando oportunidades e otimizando a gestão pública”, ressalta.

O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Triângulo Mineiro vai reunir gestores municipais para dialogar sobre inovação e transformação digital dos serviços públicos. Entre os convidados estão o Diretor de Inovação Aberta e Empreendedorismo Tecnológico do Estado de Minas Gerais, Christopher Simon Moreira, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, o Prefeito de Prata, Marcel Vieira Rodrigues da Cunha, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Parceria, Turismo e Inovação de Frutal, Glauber Alves da Mata, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araguari, Diogo Machado e Sousa, o Secretário de Inovação e Tecnologia de Araxá, Fabiano Santos Cunha, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Uberlândia, Fabiano Alves Pereira, e a Gerente do Parque Tecnológico de Uberaba, Núbia Alves de Carvalho Ferreira.

Além de modelos implantados nos municípios, os participantes do evento terão acesso às soluções desenvolvidas pela CyberGênios, Licitanet, Noxtec, Codiub, Monitora, Portal de Compras Públicas, RLZ e Algar. A Rede Havana Hotéis é parceira do encontro e está oferecendo tarifas especiais aos participantes do evento. 

As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Triângulo Mineiro são gratuitas e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. O foco são servidores públicos, vereadores, entidades e universidades. As vagas são limitadas.

Prefeitos Inovadores 2025 - A Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2025 da região durante o evento. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Triângulo Mineiro

Data: 27 de novembro de 2025

Horário: 08 horas

Local: Parque Tecnológico de Uberaba

Inscrições gratuitas: https://sympla.com.br/rcd

Informações: WhatsApp (41) 3015-6812 ou imprensa@redecidadedigital.com.br

Nenhum comentário