Últimas

Segunda edição do Apresenta Summit consagra Rio como potência dos eventos

Segunda edição do Apresenta Summit consagra o Rio como potência nacional dos grandes eventos e homenageia nomes icônicos do setor


Divulgação

 

Novembro de 2025 – O Apresenta Summit 2025, realizado na segunda-feira (24), no Fairmont Copacabana, reuniu grandes nomes do entretenimento, cultura, esporte, turismo e especialistas em economia e tributação para discutir o futuro dos eventos e seu papel estratégico no desenvolvimento do país. Em um momento de expansão da indústria, o encontro reforça a consolidação do entretenimento como uma das principais forças econômicas do Brasil — gerando empregos, movimentando bilhões e projetando o Rio como referência global na economia da experiência.

 

A abertura oficial reuniu representantes do setor público e privado, além de autoridades e associados da Apresenta. Conduzida pelo ator Thierry Figueira e pelo anfitrião, diretor-presidente da Associação, Pedro Guimarães, a sessão solene contou com as presenças do subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Felix; do subsecretário de Estado de Eventos da Setur, Marcelo Monfort; da secretária municipal de Turismo, Daniela Maia; do presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Josier Vilar; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Robson Carneiro; de Otávio Leite consultor da Presidência da Fecomércio-RJ; de Mauro Varejão, da Firjan; do time da Apresenta Bernardo Amaral e Roberta Kellab; Cristiano Botinha, presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) no Rio, e de Patricia Costa, diretora do Fairmont.  

 

vice-presidente Bernardo Amaral, CEO do Qualistage, lembrou a fundação da entidade, que hoje reúne mais de 170 associados, reforçando seu papel na defesa e no desenvolvimento do setor. Pedro Guimarães destacou que o Summit nasceu para promover debates, conexões e evidenciar a força econômica dos eventos, mencionando o impacto da pandemia e a importância de políticas como o Perse e das leis de incentivo. Os diretores da Associação Roberta Kellab, CEO da Backstage/Festival Vale do Café, e Eduardo Secco, CEO da New Quality, agradeceram o apoio dos parceiros e a participação do público na segunda edição.

 

O jornalista e historiador Thiago Gomide trouxe um panorama bem-humorado sobre os eventos que marcaram a história do Rio, animando a plateia. Nos discursos, Otávio Leite afirmou que “cultura mais esporte mais eventos é igual a turismo com ‘T’ maiúsculo” e definiu o Rio como capital nacional dos eventos. Representando o prefeito Eduardo Paes, Bernardo Fellows ressaltou que o Summit consolidava o Rio como vitrine internacional e ambiente de geração de negócios.

 

Outros convidados reforçaram o protagonismo da cidade. Josier Vilar resgatou o espírito inovador da ACRJ desde Barão de Mauá, enquanto Robson Carneiro defendeu qualificação e inovação como motores do setor. Mauro Varejão classificou os eventos como engrenagem estratégica da economia e definiu o Rio como “um estado de grife”.

 

Na sequência, teve início o primeiro painel Turismo. Daniela Maia citou o impacto do show de Madonna e a retomada do protagonismo do Rio com apoio da Apresenta. Nilo Sérgio destacou o avanço do tax free para turistas estrangeiros, e Marcelo Monfort afirmou que o governo estadual é hoje o maior investidor em eventos. Cristiano Botinha reforçou a parceria entre Apresenta e Abrape para fortalecer o ecossistema de eventos no país.

 

Ao apresentar o painel Economia, que contou com as presenças do deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) e do economista Fabio Giambiagi, do BNDES, na Sala Apresenta Rio de Janeiro, Pedro Guimarães elogiou a atuação do parlamentar em prol do setor: “Para nós ter um representante como Pedro Paulo é motivo de orgulho.” Já Fabio Giambiagi alertou: “Para crescer, o Brasil precisa investir na produtividade, principalmente, do serviço público.”

 

No painel Esporte, Cláudia Romano, do Instituto Yduqs e Pacto pelo Esporte, celebrou conquistas: “Ao longo desses últimos 15 anos, já formamos 2 mil atletas e paratletas.” Sergio Perrella, da NBA, ressaltou a disputa do mercado: “O desafio do basquete é competir com a força do futebol, que concentra atenção e patrocínios.”

 

O painel Shows teve a presença do ator e músico Leo Jaime, que refletiu: “Diziam que eu não tinha foco, mas meu foco sempre foi mais amplo: aprender, experimentar e me reinventar.” Simon Fuller, CEO da Kappamaki/Arena Jockey, resumiu o papel de quem está nos bastidores: “Meu foco é entregar uma experiência completa — cuidar do artista, da equipe técnica e do público.”

 

No painel Marcas, Renata Pimentel, executiva da AMBEV, afirmou: “O Rio é uma vitrine para o Brasil, para o mundo e dita tendências.” A diretora da Claro Gabriela Derenne reforçou a conexão da empresa com a cidade: “A Claro trata o Rio de modo especial — nossa logomarca é o sol, um dos símbolos da cidade.”

 

O último painel Entretenimento reuniu Alexandre Accioly, do Roxy; Luiz Calainho, da L21/ Mix Nova Paradiso; e Rafael Lazarini, da Rio2C/Live Nation, com mediação de Luis Justo, CEO da Rock World. Todos reforçaram a importância do Rio de Janeiro no cenário mundial da cultura e da música. Mencionaram a grande diversidade de ritmos do país como samba, bossa nova, rock, maracatu, frevo, forró, e tantos outros estilos que encantam brasileiros e estrangeiros. Para eles, o Rio de Janeiro é a capital da experiência e exemplificaram citando os últimos visitantes ilustres que passaram por aqui e fizeram programas tipicamente cariocas: o Príncipe William e a cantora Dua Lipa, 

 

Na Sala Inspira/Copacabana, o Talks Cultura “Carnaval: vocação, inspiração e transformação” trouxe João Mourinha, Rita Fernandes, Milton Cunha, Marcel Balaciano, Renata Pimentel e mediação de Alessandra Pirotelli, que destacou o carnaval como plataforma internacional do Brasil. Entre os pontos debatidos, Balaciano lembrou o impacto econômico de mais de R$ 20 bilhões gerado pela festa; Rita ressaltou a retomada democrática dos blocos de rua; Milton comentou a potência humana e cultural vivenciada na Argentina; Mourinha defendeu o protagonismo dos artistas; e Renata reforçou que as marcas ficam mais fortes quando se conectam às paixões do público — e nenhuma mobiliza tanto quanto o carnaval.

 

Talks Turismo 360º contou com a participação de Marcelo Monfort, Roberta Kelab e Tatiana Zaccaro, diretora da GL Events e Bienal do Livro, e mediação de Claudio da Rocha Miranda Filho, da Rock World /Casa 09. Tatiana Zaccaro, ressaltou o bom desempenho do Riocentro e da Farmasi Arena demonstrando como o Rio de Janeiro é capaz de receber eventos grandiosos. “Chegamos, inclusive, a exportar modelos de formatação de eventos. Mas temos potencial para crescer ainda mais”. Monfort lembrou a importância do poder público como parceiro e alavancador da iniciativa privada. “Quando assumimos, fizemos reuniões com o Conselho Estadual de Turismo para conhecer as dores de cada segmento. Desde então estamos de portas abertas em todos os 92 municípios para incentivar ações e eventos que desenvolvam as regiões, principalmente, de patrocínios por meio da lei de isenção do ICMS”. Roberta Kellab relatou a experiência que eventos podem ter com intervenções urbanas, como no caso do Festival do Vale do Café, que conseguiu transformar atrativos turísticos como as fazendas históricas em um produto bem-sucedido.

 

O debate Como melhor investir e ativar um projeto de mídia e os desafios do uso da publicidade nos eventos, conduzido por Luisi Valadão, da Lupa Comunicação, recebeu Andre Dias, da TV Globo, Antonio Sehbe, da V3A e Roberto Oliveira, da Band. Dias destacou o papel da TV 3.0, que deverá trazer novas funcionalidades para o telespectador e mudar a forma como as publicidades serão planejadas. “Será possível escolher o público de maneira segmentada e muito assertiva. E, também, haverá uma complementação entre as mídias”. Já Oliveira afirmou que a emoção ainda será essencial para o sucesso de um produto. “Uma criação é bem-sucedida quando consegue tocar o coração das pessoas”.

 

O painel sobre infraestrutura cultural e turística – Arenas, parques e atrativos turísticos: como esses espaços impulsionam feiras, eventos e novos negócios no entretenimento e turismo foi mediado por Roberta Werner (Visit Rio) e teve como convidados João Marcello Barreto (Orla Rio), Pablo Morbis (Grupo Cataratas), Savio Neves (Trem do Corcovado). Neves afirmou que não deveríamos estar comemorando tanto o fato de o Brasil ter recebido 8 milhões de turistas estrangeiros em 2025. “Temos potencial para mais. Em 2022 fizemos um estudo e nas projeções podemos chegar a 12 milhões de visitantes internacionais em 2032. Um dos caminhos para tal passa por revitalizar o aeroporto do Galeão, o que já vem sendo feito”. Pablo Morbis também acredita que o Rio está preparado para números muito maiores. “Só agora estamos recuperando os índices de visitação de 2019. O Cristo Redentor, por exemplo, poderia funcionar 24 horas, proporcionando novas experiências para os turistas”.

 

No encerramento da segunda edição do Apresenta Summit 2025, Pedro Guimarães agradeceu a patrocinadores, apoiadores e equipe que viabilizaram a realização do evento. “Sem eles, nada disso seria possível”. Guimarães anunciou então a inauguração da galeria de beneméritos da Apresenta Rio, com homenagens a figuras emblemáticas do setor de eventos carioca – Abel Gomes, Nelson Drucker, Roberto Medina e Ricardo Amaral. O evento terminou com uma apresentação de Pretinho da Serrinha.

 

Sobre a APRESENTA

Fundada em 2018, a Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins (APRESENTA) reúne mais de 160 empresas associadas, com forte representatividade no segmento. A entidade atua para fortalecer a economia do entretenimento, conectando marcas, produtores, autoridades e toda a cadeia produtiva do setor. Seu compromisso é impulsionar políticas públicas, gerar oportunidades de negócios e valorizar o entretenimento como potência econômica, cultural e turística. Entre seus projetos, destaca-se o Apresenta Summit, que se consolida como um hub de ideias, negócios e políticas públicas, conectando mercado, governo e criatividade em um único palco.

Nenhum comentário