Sistema Fecomércio MG promove debates com pessoas vencedoras do Prêmio Sesc de Literatura 2024
Encontros gratuitos acontecem nesta quinta e sexta-feira (27 e 28/11), em Belo Horizonte e em Contagem, respectivamente
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, realiza dois encontros com o autor Ricardo Maurício Gonzaga e a autora Patrícia Lima, que venceram o Prêmio Sesc de Literatura 2024. As conversas acontecem nesta quinta-feira (27/11), no Sesc Palladium (r. Rio de Janeiro, 1.046 – Centro - Belo Horizonte); e sexta-feira (28/11), no Sesc Contagem (r. Padre José Maria de Man, 805 – Novo Riacho - Contagem), com entrada gratuita e retirada de ingressos pela plataforma Sympla.
Além de aproximar o público de quem produz literatura, os encontros são uma oportunidade para conhecer mais sobre o Prêmio Sesc, criado em 2003 para revelar novos talentos pelo Brasil. A premiação contempla as categorias Conto, Romance e Poesia, com ganhadores e ganhadoras tendo suas obras publicadas pela Editora Senac e oferecidas gratuitamente ao público leitor pelo Sesc, além de integrar a programação cultural do Sesc em todo o país.
Reconhecimento e qualidade
Desde sua criação, a premiação já recebeu mais de 22 mil originais e revelou 40 autorias ao mercado editorial. Em 2024, as pessoas premiadas foram:
- Ricardo Maurício Gonzaga (ES), com o romance Bololô: gaiola vazia, que retrata os traumas de uma família marcada pela dor e pela violência, com linguagem concisa e traços de realismo imaginário.
- Patrícia Lima (SP), com a coletânea A glória dos corpos menores, composta por 11 contos que abordam envelhecimento, solidão e experiências humanas extremas, com foco na complexidade dos personagens.
- Antônio Veloso Maia (RJ), com o livro de poesias Contra a parede, que explora introspecção, linguagem e desconforto existencial, desafiando convenções poéticas e convidando à reflexão.
A qualidade do concurso é reforçada por sucessos como o de Bethânia Pires Amaro, ganhadora em 2023 na categoria Conto com O Ninho, que também conquistou o Prêmio Jabuti 2024. A obra reúne quinze histórias que exploram, com sensibilidade, as complexidades das relações familiares, desconstruindo a ideia do lar como espaço seguro.
Talentos de Minas
Minas Gerais também se destaca ao longo dos anos:
- Leonardo Piana, vencedor de 2025 na categoria Poesia com Escalar Cansa, entrelaça mitologia grega e experiências contemporâneas em uma narrativa lírica sobre afeto, dor e identidade.
- João Gabriel Paulsen, premiado em 2019 com O doce e o amargo, reúne contos sobre tensões geracionais e ritos de passagem, com foco nos vínculos e nos limites das relações humanas.
- Gabriela Gazzinelli, ganhadora de 2010 com Prosa de Papagaio, romance que narra o cotidiano de uma família sob a ótica de um papagaio, refletindo sobre alteridade e convivência com humor e sensibilidade.
Sobre a Fecomércio MG e o Sesc em Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo cerca de 750 mil empresas e respondendo por mais de 50 sindicatos. Hoje sob a presidência de Nadim Donato, a Fecomércio MG atua há 86 anos como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o poder público e a sociedade.
Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários e comerciárias, empresários e empresárias e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Há quase 80 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 38 unidades fixas e 13 unidades móveis.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), hoje presidida por José Roberto Tadros, e atua ativamente na defesa dos interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Seu papel é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.
SERVIÇO
Prêmio Sesc de Literatura – Debates com Patrícia Lima e Ricardo Gonzaga – autora e autor com obras vencedoras em 2024
Datas: 27 e 28 de novembro (quinta e sexta-feira)
Horários: Quinta-feira, 19h30 | Sexta-feira, 19h
Locais:
> Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1.046 – Centro - Belo Horizonte (27/11)
> Sesc Contagem – Rua Padre José Maria de Man, 805 – Novo Riacho - Contagem (28/11)
Ingressos gratuitos:
Nenhum comentário