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O Natal, Réveillon e a indústria de brindes no Brasil

Ana Lence*

As datas que mais impactam os consumidores brasileiros são o Natal e Réveillon. Além dos fabricantes de brinquedos, indústrias alimentícias e de bebidas, fabricantes de roupas, em outros negócios do varejo e atacado, esses períodos festivos impulsionam bastante a indústria e comércio de brindes corporativos, afinal as práticas de presentear, confraternizar e festejar esses dias são muito apreciados pelas pessoas no Brasil.

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o SPC Brasil, divulgada no mês passado, revela que a expectativa é a de que 124,3 milhões de pessoas irão às compras nessa época. No Natal deste ano, 76% dos consumidores brasileiros pretendem presentear alguém e o gasto médio por presente é calculado em R$ 174,00, um valor de aproximadamente 30% maior que em 2023.

Hoje em dia, o Natal representa entre 25% e 30% do faturamento anual do varejo físico. Os principais presenteados são os filhos (58%), seguidos por mães (46%), cônjuges (40%), pais (23%) e irmãos (23%).  O total movimentado no segmento de gifts na economia deve chegar a aproximadamente R$ 84,9 bilhões.

O estudo Setor Brindeiro no Brasil 2024 da Associação Internacional de Produtos Promocionais (PPAI) – na sigla em Inglês apontou que o valor médio dos brindes personalizados no Brasil tem crescido progressivamente, com o tíquete médio saltando de R$ 14 para cerca de R$ 16,20 por unidade em 2024. A tendência indica que as empresas estão dispostas a investir mais em itens de maior qualidade e relevância.

Informalmente medindo, as empresas nesta época que mais compram lembranças corporativas são os bancos e empresas de serviços financeiros, indústria e agronegócio, varejo, tecnologia, serviços B2B (como consultorias e companhias de logística) e órgãos públicos.

Além de presentes de valores variados, às vezes personalizados e com valores para todos os gostos e bolsos, nesse momento o e.commerce tem ganhado relevância nessa forte cultura de dar presentes de fim de ano. Enquanto o Natal os presentes envolvem mais com os mimos e recordações, o Réveillon foca mais no consumo de serviços e experiências, com destaque para turismo e lazer.

Enquanto o Natal foca a emoção, com presentes e promoções, o Réveillon atua nas experiências, celebração e bem-estar, e os brindes corporativos se direcionam na utilidade, personalização e sustentabilidade. Os especialistas em marketing argumentam que as empresas coordenam essas três áreas estabelecendo um ciclo completo de relacionamento, que abrange cativar clientes no Natal, festejar com eles no Ano Novo e fortalecer os laços com presentes corporativos.

O mercado de brindes corporativos mais aquecido no final do ano é muito prestigiado por ser um eficiente instrumento de marketing de relacionamento. Tudo acaba sendo parte de um ecossistema aquecido, de consumo e celebração, com impacto direto nas vendas e nos hábitos pessoais. O clima e o senso comum se tornam bem mais positivo e agradável.

Dizem alguns estudiosos em Antropologia Cultural que o Natal é a comemoração mais arraigada no imaginário brasileiro por sua forte conotação afetiva e familiar, em que os rituais tradicionais como dar presentes, realizar a ceia, e fazer uma bela decoração ficam impregnados na memória e na história das pessoas por toda a vida. 

O pico emocional e comercial do ano são as festas natalinas, por essa razão, a publicidade e a promoção comercial das marcas trabalham geralmente com campanhas emocionais e nostálgicas, ou com gratidão, empatia e pertencimento. Aproveitam também para difundir ações sociais e de ESG como doações ou lançar projetos comunitários de bem comum.

Nesta época uma atitude importante dentro das empresas é o planejamento antecipado. Aquelas que encomendam brindes com mais antecedência conseguem reduzir custos e ter mais variedade de alternativas de compra. A procura se concentra entre outubro e início de dezembro, com as entregas sendo efetuadas em geral até a segunda semana de dezembro.

As estratégias com brindes corporativos são muito vastas e com inúmeros objetivos. Pode ser por segmentação, diferenciando aqueles gifts para clientes VIP, parceiros estratégicos ou colaboradores internos. A relação custo-benefício deve ser pensada com racionalidade e se possível com originalidade.

Para escolher com mais segurança um brinde há até uma dica de alguns profissionais do mercado: A Regra dos 3 "U's". Então faça o teste e examine 3 itens:

  1. Utilidade: O brinde é útil no dia a dia? (Exemplo: caneca térmica sim, chaveiro de plástico, não).
  2. Unidade (do público): O brinde é pertinente e relevante para a maioria do meu público-alvo?
  3. Unforgettable (Inesquecível): Ele gera um impacto favorável, tem boa qualidade e não será descartado em um mês?

Se passou nesse teste é um bom começo. Mas vamos adiante em nossos pitacos. Os brindes podem ser ainda integrados com campanhas digitais combinando ações online, como usar QR code com uma mensagem personalizada ou um vídeo de agradecimento. Hoje, há centenas de escolhas nos sites/ ‘catálogos’. A cada época sempre surge uma novidade e até um modismo ou tendência.

Neste momento tem surgido uma crescente preocupação com a procura de itens reciclados, recicláveis ou biodegradáveis, ou brindes feitos de materiais naturais (bambu, algodão cru, papel semente e outros). As embalagens ecofriendly e kits neutros em carbonos são artigos de interesse progressivo. Algumas grandes empresas estão começando a estabelecer também para seus gifts, políticas de compliance e sustentabilidade.

No que pese as frequentes novidades no mundo dos brindes promocionais, ainda existe também uma ampla procura por itens de papelaria, e também de artigos mais tradicionais como agendas, ou singelos como calendários de parede e de mesa, e planners, mas que ainda são extremamente úteis e utilizáveis, especialmente por aquelas pessoas mais maduras e simples. Muitos idosos adoram ganhar sua ‘folhinha’ na época de Natal para colocar atrás da sua porta.

Para as empresas esse período de Natal e Réveillon é um momento estratégico para reforçar a marca, reconhecer pessoas do seu valor, fortalecer parcerias, e principalmente estreitar laços. Além de um momento para se comemorar é a hora de aflorar boas emoções, melhorar relacionamentos, consumir e movimentar a economia.

Em razão desse clima positivo e envolvente, a indústria de gifts é sempre diretamente beneficiada. Ela tem evoluído bastante com novas alternativas como produtos mais customizados, sustentáveis, e de alta qualidade, que estão sintonizados com as últimas tendências como bem-estar, tecnologia e experiências. O Natal e Réveillon são as datas que concentram mais emoções, consumo e expectativas, e a indústria de itens de lembranças e recordações, cada vez mais desenvolvida e antenada às demandas, participa dessas transformações.

*Ana Lence é bacharel em hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi e sócia fundadora da AF Brindes e Criações, empresa que se dedica a produção de brindes personalizados. www.afbrindesecriacoes.com.br 

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