CHOICE Day, maior iniciativa de mobilização de universitários em negócios de impacto social, está com as inscrições abertas
O Movimento CHOICE, maior rede de universitários engajados em negócios de impacto social do Brasil, está com as inscrições abertas para workshops de negócios de impacto social, que acontecem no dia 6 de maio. Criado em 2011, o CHOICE já formou 669 lideranças universitárias em 21 Estados e atingiu mais de 65 mil jovens. Na prática, a ARTEMISIA está investindo na capacitação de uma nova geração de jovens que mudará a forma de fazer negócios no Brasil. O CHOICE Day é a maior iniciativa do Brasil de mobilização de universitários em negócios de impacto social.
A ARTEMISIA está em busca de universitários inquietos, inovadores e empreendedores; jovens que assumam riscos para romper com os padrões e transformar o Brasil em um país mais inclusivo. Em 6 de maio, os universitários brasileiros podem participar gratuitamente de workshops sobre negócios de impacto social. No CHOICE DAY, podem obter informações sobre como integrar uma geração que está mudando a forma de fazer negócios no país. As inscrições para a maior iniciativa no Brasil de mobilização de universitários em negócios de impacto social podem ser feitas a partir de 29 de abril por meio do aplicativo app.vc/choice; informações sobre como participar podem se obtidas no site: www.artemisia.org.br/choice.
O CHOICE Day é uma das iniciativas mais importantes promovidas pelos Embaixadores CHOICE, universitários que participam do movimento criado em 2011 pela ARTEMISIA. Com o objetivo de disseminar a discussão sobre negócios de impacto social nas principais universidades do Brasil – a exemplo de universidades norte-americanas como Harvard e Columbia, além da francesa INSEAD – a organização já formou 669 lideranças universitárias em 21 Estados, atingindo mais de 65 mil jovens. O Movimento CHOICE conduz o Programa de Embaixadores CHOICE, iniciativa responsável por selecionar e capacitar lideranças universitárias para serem cocriadoras do Movimento. Ao fazer parte da rede, que dá acesso a conteúdos exclusivos sobre negócios de impacto social, o Embaixador CHOICE tem contato com as principais lideranças universitárias de todo o Brasil e acesso a conteúdos exclusivos sobre o tema, criados pela ARTEMISIA.
Com o papel de fazer o Movimento CHOICE acontecer na universidade, o grupo de Embaixadores tem o desafio de promover workshops sobre negócios sociais no ambiente acadêmico e criar oportunidades para aumentar a visibilidade sobre o tema nas universidades. É nesse contexto que se insere o CHOICE Day.
“Com iniciativas como a do CHOICE Day, os universitários passam a integrar a transformação do país, promovida por uma geração que está mudando a forma de fazer negócios no Brasil. São vários os casos de universitários que após o programa mudaram o foco da carreira e empreenderam negócios de impacto social. Há, também, universitários que optaram por trabalhar em negócios de impacto social já existentes”, afirma Maure Pessanha, diretora-executiva da ARTEMISIA.
Conceito de negócios de impacto social
Na visão da ARTEMISIA, os negócios de impacto social são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escalonáveis para problemas sociais da população de baixa renda. Para a organização, as principais características dos negócios de impacto social são o foco na baixa renda (negócios desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda); intencionalidade (negócios que possuem a missão explícita de causar impacto social e são geridas por empreendedores éticos e responsáveis); potencial de escala (podem ampliar o alcance por meio da expansão do próprio negócio); rentabilidade (possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade sem depender de doações ou subsídios); impacto social relacionado à atividade principal (o produto ou serviço gera diretamente impacto social); e distribuição ou não de dividendos (o negócio pode ou não distribuir dividendos a acionistas não sendo, podem esse o critério para definir negócios de impacto social).
ARTEMISIA
A ARTEMISIA é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a ARTEMISIA possui escritório em São Paulo.
A ARTEMISIA foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a ARTEMISIA também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br
Fonte: Segs
A ARTEMISIA está em busca de universitários inquietos, inovadores e empreendedores; jovens que assumam riscos para romper com os padrões e transformar o Brasil em um país mais inclusivo. Em 6 de maio, os universitários brasileiros podem participar gratuitamente de workshops sobre negócios de impacto social. No CHOICE DAY, podem obter informações sobre como integrar uma geração que está mudando a forma de fazer negócios no país. As inscrições para a maior iniciativa no Brasil de mobilização de universitários em negócios de impacto social podem ser feitas a partir de 29 de abril por meio do aplicativo app.vc/choice; informações sobre como participar podem se obtidas no site: www.artemisia.org.br/choice.
O CHOICE Day é uma das iniciativas mais importantes promovidas pelos Embaixadores CHOICE, universitários que participam do movimento criado em 2011 pela ARTEMISIA. Com o objetivo de disseminar a discussão sobre negócios de impacto social nas principais universidades do Brasil – a exemplo de universidades norte-americanas como Harvard e Columbia, além da francesa INSEAD – a organização já formou 669 lideranças universitárias em 21 Estados, atingindo mais de 65 mil jovens. O Movimento CHOICE conduz o Programa de Embaixadores CHOICE, iniciativa responsável por selecionar e capacitar lideranças universitárias para serem cocriadoras do Movimento. Ao fazer parte da rede, que dá acesso a conteúdos exclusivos sobre negócios de impacto social, o Embaixador CHOICE tem contato com as principais lideranças universitárias de todo o Brasil e acesso a conteúdos exclusivos sobre o tema, criados pela ARTEMISIA.
Com o papel de fazer o Movimento CHOICE acontecer na universidade, o grupo de Embaixadores tem o desafio de promover workshops sobre negócios sociais no ambiente acadêmico e criar oportunidades para aumentar a visibilidade sobre o tema nas universidades. É nesse contexto que se insere o CHOICE Day.
“Com iniciativas como a do CHOICE Day, os universitários passam a integrar a transformação do país, promovida por uma geração que está mudando a forma de fazer negócios no Brasil. São vários os casos de universitários que após o programa mudaram o foco da carreira e empreenderam negócios de impacto social. Há, também, universitários que optaram por trabalhar em negócios de impacto social já existentes”, afirma Maure Pessanha, diretora-executiva da ARTEMISIA.
Conceito de negócios de impacto social
Na visão da ARTEMISIA, os negócios de impacto social são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escalonáveis para problemas sociais da população de baixa renda. Para a organização, as principais características dos negócios de impacto social são o foco na baixa renda (negócios desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda); intencionalidade (negócios que possuem a missão explícita de causar impacto social e são geridas por empreendedores éticos e responsáveis); potencial de escala (podem ampliar o alcance por meio da expansão do próprio negócio); rentabilidade (possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade sem depender de doações ou subsídios); impacto social relacionado à atividade principal (o produto ou serviço gera diretamente impacto social); e distribuição ou não de dividendos (o negócio pode ou não distribuir dividendos a acionistas não sendo, podem esse o critério para definir negócios de impacto social).
ARTEMISIA
A ARTEMISIA é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a ARTEMISIA possui escritório em São Paulo.
A ARTEMISIA foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a ARTEMISIA também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br
Fonte: Segs
Nenhum comentário