Pimont Arquitetura faz releitura contemporânea do estilo examinel
Na releitura, boa parte da estrutura foi destacada pela concepção feita em concreto e aço, com os preenchimentos em alvenaria ou vidro, de acordo com a função de cada parede.
Com uma estrutura mista em que se misturam chapas em fibrocimento, painéis de vidro temperado, alvenaria comum pintada, vigas de aço e madeira, a casa revela linhas arquitetônicas modernas e integradas com a volumetria dos telhados em vários níveis.
As vigas de aço da parte superior conferem leveza instigante e interligam os volumes, acentuando a beleza da caixa central elevada, exposta na visão externa.
A natureza exuberante que circula o condomínio e o lote motivou as transparências e amplas aberturas em vidro, voltadas especialmente para o sul, naturalmente sombreado e onde está a principal massa de vegetação, bem às margens do rio Itajaí.
Por estas aberturas estarem voltadas para a área comum do condomínio, elas receberam ripados móveis, que se fecham em dias de uso intenso garantindo a privacidade no interior da casa, mas nos demais períodos permitem desfrutar da proximidade da piscina desde o interior da casa.
Na entrada principal como uma pequena surpresa, há uma espécie de labirinto de contra planos onde a porta de entrada em madeira se abre para um acesso reservado e que limita a visão das áreas íntimas da casa e outros espaços de convivência.
O projeto com 312 metros quadrados possui no térreo as salas todas integradas e com amplas aberturas para os jardins laterais. Na sala de jantar e a de TV o foro é plano em gesso, já a sala de estar tem forro de madeira que acompanha a estrutura do telhado.
No piso superior estão os quartos da família voltados todos para a mesma orientação buscando a melhor insolação e ventilação, eles estão integrados por uma varanda contínua onde é possível desfrutar da vista da piscina e da paisagem natural do entorno.
As aberturas da casa são todas em PVC, laminados em película de madeira para que a composição ficasse em perfeita harmonia com o restante dos acabamentos em madeira.
Os vidros são todos 100% transparentes, protegidos do sol que estão pelos beirais, facilitando a visualização do entorno em sua luminosidade natural. A madeira foi utilizada nos forros e pisos conferindo a característica acolhedora ao projeto.
www.pimontarquitetura.com.br
*** Solicite fotos pelo email: mckassessoria@uol.com.br
Material preparado pela MCK Cultura da Informação
Fone (48) 3232 6473 / 6930, com Débora ou Mário
Nenhum comentário