Últimas

Huawei debate a evolução de tecnologias de vídeo durante o 4K Industry Summit

Evento reuniu especialistas do setor, fabricantes, governo e operadoras para abordar cenário, desenvolvimento e aplicações no Brasil da tecnologia 4K






A Huawei, líder em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), realizou hoje (30), em São Paulo, o 4K Industry Summit, evento que reuniu os principais players da indústria em diferentes segmentos para compartilhar o presente e o futuro dos vídeos em 4K, a evolução da tecnologia de vídeos em alta definição.

As tendências das tecnologias de vídeo e a transformação que o 4k demandará da indústria de TIC foram abordadas na abertura do evento. John Xiong, presidente do segmento de operadoras da Huawei do Brasil, destacou que o sucesso do modelo não está na oferta de velocidade de banda larga, mas sim no atendimento às necessidades dos clientes. “O 4K é o início de um processo de transformação sem precedentes na experiência de vídeo, que se acentuará ainda mais com o advento do 8K e da realidade virtual”, diz John Xiong.

José Gontijo, diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, participou do painel de abertura e abordou os desafios e avanços da banda larga fixa no ambiente das telecomunicações no Brasil, reforçando a meta do governo para banda larga de alta velocidade, com conexão média de 25 megabits por segundo (Mbps), em 2018. Gontijo destacou a importancia de investimento em redes de banda larga e backbone na construição de um pipe robusto para apoiar a transmissão e distribuição de conteúdo para os consumidores, principalmente em um momento que a demanda por trafego cresce exponencialmente por conta de tecnologias como o 4K e os dispositivos vestíveis.

O 4K Industry Summit também contou com palestras dos principais especialistas da Huawei, que apresentaram as inovações que a empresa vem desenvolvendo em termos de infraestrutura para empresas distribuírem a resolução no País e no mundo. José Augusto Neto (CTO da Huawei) falou sobre os caminhos para uma América Latina melhor conectada e citou a 4ª posição do Brasil entre os países em desenvolvimento no Ranking GCI – Global Connectivity Index – índice que analisou os níveis de conectividade de diferentes países. Segundo ele, o País deve melhorar sua colocação nos próximos anos tendo em vista o Plano Nacional de Banda Larga e opotencial para crescer e digitalizar a indústria.

“A soluções de desenvolvime para operadoras melhorarem a qualidade dos seus serviços de vídeo, fazem parte do nto da ultra banda larga, rede necessária para uma experiência 100% eficaz da 4K, e soluções nosso compromisso em pesquisar e desenvolver tecnologias para melhorar a experiência do usuário com a 4K. O 4K Industry Summit reuniu os principais profissionais dessa área para debater e discutir maneiras de como implementar essa tecnologia de maneira 100% eficaz e eficiente para o usuário final no Brasil e no mundo”, afirma Jazon Zhao, CEO da Huawei do Brasil.


A conferência contou também com painéis dos executivos Paulo Henrique, diretor de Telecomunicações da Globo; Erick Soares, da área de Profissional Solutions da Sony; Paul Jackson, analista da consultoria Ovum; Kirssy Valles, gerente de desenvolvimento de mercado da Harmonic; entre outros profissionais renomados que discutiram a evolução da 4K e a projeção da tecnologia para o futuro.

Huawei apoia as operadoras a obterem sucesso com o 4K
A Huawei apresentou o seu padrão ‘Carrier-grade 4K’ para acelerar a adoção dos serviços de vídeos em 4k pelas operadoras de telecomunicações. As soluções da Huawei na área de vídeos oferecem melhor experiência de vídeo para os usuários por meio de cores mais vibrantes, maior largura de banda e operação de classe mundial.


Com o avanço da oferta de banda larga fixa e móvel, os usuários ampliam o uso de vídeo sob demanda (VOD, na sigla em inglês) e esperam imagens de alta qualidade, o que desafia as operadoras a continuar melhorando seus serviços para fidelizar o cliente. O padrão ‘Carrier-grade 4K’ para vídeos da Huawei prioriza o aprimoramento de nitidez e a experiência operacional com os vídeo.
“Com a tecnologia 4K, a área apresenta quatro requisitos-chave para o fornecimento de uma melhor experiência de vídeo para os usuários: reprodução contínua, imagens sem pixelização, capacidade de trocar de canal em um segundo e o carregamento rápido. A Huawei está comprometida em desenvolver fortes capacidades de vídeo e o novo padrão aproveita os nossos avanços anteriores nesse segmento’’, explicou Zheng Chunhua, Presidente de Marketing para Negócios com Operadoras da Huawei.


Além do anúncio do padrão ‘Carrier-grade 4K’ para vídeos, a Huawei possui um amplo portfólio de soluções para apoiar as operadoras a conquistar novos clientes e ampliar e criar novas receitas com o promissor mercado de vídeos em 4K. Dentro deste segmento, as quatro áreas de foco da Huawei são: melhoria da experiência do usuário, criação de um ecossistema de conteúdo, fornecimento de excelentes operações comerciais e lançamento da próxima geração do decodificador 4K.


Até o momento, a Huawei é a fornecedora número um para soluções de vídeo IP ponto a ponto e atende mais de 70 operadoras e 30 milhões de assinantes. Até o final de 2014, a Huawei trabalhou com a China Telecom em Sichuan, China, para lançar seu primeiro projeto 4K comercial. Esta parceria deu início ao padrão ‘Carrier-grade 4K’ para vídeos.

Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Por meio de nossa dedicação à inovação centrada no cliente e fortes parcerias temos estabelecido vantagens fim-a-fim em telecomunicações de rede, aparelhos e computação em nuvem. Estamos comprometidos com a criação de máximo valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo soluções e serviços competitivos. Nossos produtos e soluções foram implantados em mais de 170 países, atendendo a mais de um terço da população mundial. No país há mais de 15 anos, a Huawei do Brasil é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações do país. Está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de possuir um centro de treinamento em Campinas (SP) e um centro de distribuição em Sorocaba (SP). Para mais informações, visite o site da Huawei: www.huawei.com/br.


Mais informações para a imprensa:

Burson-Marsteller Brasil
Luci Anunciato– Luci.Anunciato@bm.com (11) 3094-2252
Aline Oliveira –Aline.Oliveira@bm.com (11) 3094-2283

Nenhum comentário