Audi simula montagem de veículos em ambiente 3-D
• Base: tecnologias da indústria de videogames
Ingolstadt, 6 de outubro de 2015 – Antes mesmo da Audi produzir os primeiros protótipos de um novo carro, os engenheiros do Pre-Series Center (Centro de Pré-Produção em Série) verificam cada passo da montagem do veículo em uma projeção 3-D, determinando, assim, se esse processo é viável e ergonômico para os funcionários da linha de produção. O projeto piloto está testando, pela primeira vez, o movimento, por meio de gestos simples, de componentes no espaço virtual.
A Audi está verificando cada passo da montagem virtual no desenvolvimento pré-produção, para determinar se são práticos para uso diário. Os testes são realizados no ambiente virtual Cave Automatic Virtual Environment (CAVE), que consiste de superfícies de projeção colocadas no piso e na parede e sobre as quais projetores exibem imagens 3-D dos componentes. O resultado é uma realidade na qual os engenheiros da Audi podem imergir com óculos 3-D.
Como parte da operação de pré-produção em série, os desenvolvedores das atividades controlam os componentes virtuais usando um console de videogame. Em breve isso também poderá se tornar viável usando gestos simples. “Queremos tornar o ato de pegar e mover componentes mais intuitivo no futuro”, disse Katharina Kunz, engenheira de desenvolvimento para validação virtual da Audi. Portanto, ela está testando atualmente a Myo – uma braçadeira desenvolvida pela indústria de videogames para controlar gestos –, juntamente com a sua equipe, como parte da fase piloto.
A braçadeira mede as correntes musculares ao longo do antebraço e consegue deduzir como o usuário está movendo seu braço e seus dedos. A braçadeira envia então os dados do movimento via Bluetooth para um computador. O mesmo computador também coleta as coordenadas da posição do usuário com a ajuda de uma câmera infravermelha colocada no teto. A câmera usada é uma Kinect - o hardware de controle de um console de videogame. Para garantir que a braçadeira Myo não interprete cada possível movimento como um gesto de controle, o usuário ativa o sistema ao tocar seus dedos polegar e médio.
Katharina Kunz e sua equipe costumam usar tecnologias do mundo dos videogames: “Elas são ideais por serem relativamente baratas e estarem sendo desenvolvidas muito rapidamente”. Os engenheiros do Pré-Series Center pretendem usar a Myo nas operações de produção nos próximos meses.
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Em 2014, o Grupo Audi entregou aproximadamente 1.741.100 carros da marca Audi para seus clientes. A empresa reportou receitas de €53.8 bilhões e um lucro operacional de €5.15 bilhões em 2014. A Audi opera globalmente em mais de 100 mercados e possui unidades de produção em Ingolstadt e Neckarsulm (Alemanha), Gyor (Hungria), Bruxelas (Bélgica), Bratislava (Eslováquia), Martorell (Espanha), Kaluga (Rússia), Aurangabad (Índia), Changchun (China) e Jakarta (Indonésia). Desde o final de 2013, a marca dos Quatro Anéis também tem produzido carros em Foshan (China). A marca dos Quatro Anéis iniciará a produção em Curitiba (Brasil) este ano, e em San José Chiapa (México) em 2016. As subsidiárias de propriedade integral da AUDI AG incluem a quattro GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália), e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna, Itália), fabricante de motocicletas esportivas. A empresa emprega atualmente mais de 80.000 pessoas no mundo todo, das quais mais de 58.000 na Alemanha. A empresa planeja realizar um investimento total de cerca de €24 bilhões entre 2015 e 2019 – essencialmente em novos produtos e tecnologias sustentáveis. A Audi assumiu um compromisso com a responsabilidade corporativa e tem baseado sua estratégia no princípio de sustentabilidade em seus produtos e processos. A meta de longo prazo é alcançar a mobilidade neutra em termos de emissões de CO2.
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