Últimas

Prêmio Kaizen-Lean conquista novo parceiro no Brasil

Curso de Administração da ESPM integrará comissão de avaliadores

Lançado em junho deste ano, a edição nacional do Prêmio Kaizen-Lean, que já conta com importantes parceiros e apoiadores, comemora mais uma importante adesão: o curso de graduação em Administração da ESPM. Representada pelo Laboratório de Produtividade.
Supervisionado pelo professor Roberto Camanho, engenheiro mecânico com especialização em automação industrial, a área integrará o time de experts que avaliarão os cases inscritos na premiação nessa primeira edição no Brasil.

A Comissão avaliadora contará ainda com outros dois parceiros já firmados: o Instituto Mauá de Tecnologia e a Fundação Vanzolini, além do apoio da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e da Revista Banas Qualidade. Reconhecendo competências e
resultados A premiação acontece desde 2011 em Portugal e Espanha, reconhecendo a excelência na performance operacional de organizações como Grupo Sonae, Amorim, INEM, Luís Simões Logística Integrada, Espírito Santo Informática e Volkswagen Autoeuropa, entre outras.

O Prêmio Kaizen-Lean tem por objetivo reconhecer e incentivar as organizações que adotam as boas práticas de Melhoria Contínua, encorajando as lideranças a suportar e a dinamizar esforços na busca da Excelência.

O Prêmio Kaizen-Lean reconhece essas práticas em três categorias - Excelência na Produtividade, Excelência na Qualidade e Excelência no Sistema de Melhoria Contínua.

Para participarem, as empresas deverão inscrever até 31 de outubro deste ano, os seus projetos nacionais que tenham sido concluídos há menos de dois anos no br.kaizen.com. Os melhores cases serão premiados com inscrições para o "Japan Benchmark Tour", realizado anualmente, além de vagas em workshops e treinamentos do Kaizen Institute e a realização do Lean Assessments na empresa.

"Temos acompanhado de perto o movimento de muitas empresas no Brasil, na busca por melhor desempenho e maior produtividade. O Modelo Kaizen-Lean tem presença marcante nesses projetos e sempre com resultados que superam os 30% em aumento de produtividade e ganhos de qualidade", observa Ruy Cortez de Oliveira, CEO do Kaizen Institute Brasil.


Criado pelo curso de Administração, o Laboratório de Produtividade ESPM é um centro de pesquisas em que os alunos da graduação são orientados, por professores com larga experiência de mercado, a realizar pesquisas de diversos setores econômicos, de serviços e da indústria com modelagem quantitativa. Dentre os produtos das pesquisas está a identificação de disfunções ou problemas de gestão empresarial, classificados por setor econômico, que impactam na produtividade das empresas atuantes no Brasil.

"O Laboratório de Produtividade da ESPM realiza pesquisas para a identificação de ações e inovações para a necessária melhoria da produtividade brasileira. A nossa participação na edição nacional do Prêmio Kaizen-Lean e a nossa parceria com o Instituto Kaizen promoverá novos conhecimentos e métodos para o incremento estável da produtividade das empresas no Brasil", explica professor Roberto Camanho, coordenador da área.

Kaizen Institute Consulting Group
Fundado, em 1985, na Suíça por Masaaki Imai, considerado o "pai" do KAIZEN no mundo. Organização global, com mais de 36 escritórios localizados na Europa, Ásia, África e Américas, reúne um time altamente qualificado em World Class Performance, capaz de entregar um portfólio de serviços da consultoria para empresas multinacionais e nacionais em todos os continentes.
Totalmente orientado à construção de bases sólidas de competitividade das empresas, a consultoria reúne clientes que são, em sua maioria, líderes em seus respectivos segmentos. Entre seus clientes no Brasil estão: Embraco, Whirlpool, Malwee, Nestlé, Copebras, Phillips, Shell, Masisa, Anglo América, Intermarine, WOOX, TAM, Nokia, NEC, Pão de Açúcar, Bristol e outros.

Sobre a ESPM

Fundada em 1951 com o nome Escola de Propaganda do MASP e sob o slogan ‘Ensina quem faz’, a ESPM tinha como filosofia, mantida até hoje, reunir profissionais do mercado para ministrar seu curso, associando a prática com a teoria. Em pouco tempo já era reconhecida como uma das principais instituições de ensino do País.

A partir de 1974, deu início à sua expansão, inaugurando a ESPM Rio, no Rio de Janeiro. Em 1978 viriam os cursos de pós-graduação e, em 1985, inaugurou a ESPM Sul, em Porto Alegre. Considerada um centro de excelência no ensino de Comunicação, Marketing e Gestão, a oferta de novos cursos de graduação era o caminho natural a ser seguido. E desta forma, a ESPM ampliou seu portfólio: Administração (1991); Design (2004); Relações Internacionais (2006); Jornalismo (2011); Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão (2014); Cinema e Audiovisual (2015); e Ciências Sociais e do Consumo (2015). O início do século XXI também ficou marcado pela introdução dos programas de mestrado e doutorado.

Nenhum comentário