Os benefícios do teatro para estudantes
Inclusão das artes cênicas no cotidiano escolar desenvolve técnicas de oratória e retórica, a expressão corporal, estimula a criatividade e proporciona o acesso a grandes clássicos da dramaturgia mundial, aponta professor do Poliedro
Ser um rei, um mendigo, um palhaço, um operário, um professor, um empresário... A linguagem do teatro ajuda a experimentar, por meio da representação, outras realidades e infinitos pontos de vista e pode ser utilizada em qualquer lugar, inclusive em sala de aula. Comprovadamente, a inclusão das artes cênicas no cotidiano escolar traz grandes benefícios para os alunos. Essa prática desenvolve técnicas de oratória e retórica, a expressão corporal, a interpretação de texto, estimula a criatividade e ainda proporciona acesso a grandes clássicos da dramaturgia mundial e nacional. Por isso, uma parcela representativa de escolas já aderiu a essa atividade, seja dentro das aulas rotineiras ou como atividade extracurricular.
De acordo com Rodolpho Pinotti, professor de Teatro do Colégio Poliedro de São José dos Campos, o exercício dramático é indicado para todas as idades, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e ajuda na formação da personalidade do estudante, enquanto ser humano. “Estudantes que praticam esta arte tendem a ponderar mais as situações cotidianas, pois percebem que sempre existirá outra maneira de enxergar a mesma coisa. A prática do teatro amplia a capacidade de leitura do mundo e desenvolve a reflexão crítica”, aponta Pinotti.
Especificamente para crianças, o teatro é muito importante e pode ser trabalhado de diversas maneiras em sala de aula, já que desperta um universo lúdico, fundamental para o desenvolvimento da criatividade e do despertar do interesse nas atividades. Outro ponto interessante de incluir o teatro no cotidiano escolar, afirma o professor, é que a prática reúne as pessoas para celebrar a humanidade por meio da arte.
Segundo Pinotti, o exercício dessa arte coletiva tem como pré-requisito a prática da generosidade. “Costumo dar o exemplo de que o generoso não é aquele que doa uma blusa velha para alguém que passa frio, generoso é aquele que doa sua melhor blusa, independente de quem seja”, diz o professor.
Arte na escola
O Colégio Poliedro de São José dos Campos desenvolve atividades teatrais dentro do currículo do Ensino Fundamental, por meio dos chamados Ciclos de Leitura. São realizadas leituras dramáticas de clássicos como Romeu e Julieta, de Shakespeare, Édipo Rei, de Sófocles, ou mesmo a Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne.
As turmas sentam em círculos e leem, interpretam e encenam as obras. “Essa atividade faz com que os estudantes tenham mais facilidade de compreensão das cenas e das histórias. Os alunos ficam entusiasmados, pois o teatro é libertador e quebra as barreiras das salas de aula entre professores e estudantes”, ressalta Pinotti.
O Colégio Poliedro de São José dos Campos também possui turmas específicas de teatro em suas atividades extracurriculares. Anualmente, ocorre também o Festival de Teatro do Poliedro, chamado no ano passado de Noites de Teatro. Entre as peças encenadas pelos alunos nos ciclos estão o Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira; A viagem do Capitão Fracasso, inspirada no filme “A Viagem do Capitão Tornado”, do diretor italiano Ettore Scola; e “Alice no País das Maravilhas”.
Sobre o Poliedro
O Colégio Poliedro de São José dos Campos (SP) figura no ranking das 100 melhores escolas do Enem 2014. Além disso, é o segundo colocado na região do Vale do Paraíba e o segundo no País no recorte dos 30 alunos com melhor desempenho nesta prova. O Sistema de Ensino Poliedro (SEP) também lançou recentemente sua nova Coleção Enem para preparar estudantes de todo o Brasil para o exame.
O Poliedro é uma marca educacional reconhecida principalmente pelo alto índice de aprovações em universidades públicas. No Vestibular 2016, foram 645 aprovações na Fuvest. Ao todo, o Poliedro já contabiliza, em 2016, 1.186 aprovados pelo SISU/Enem, em 86 universidades, de 23 diferentes estados, mais o Distrito Federal. Há 20 anos, o Poliedro é o curso que mais aprova no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Neste ano, os alunos conquistaram 43 das 140 vagas disponíveis no Instituto.
Em 2015, o Poliedro foi a marca educacional mais reconhecida do Brasil na aplicação de tecnologia em educação. Venceu três prêmios: Partner of the Year 2015 da Microsoft, na Categoria Educação - América Latina; IT Leaders 2015, concedido pela Computerworld; As 100+ Inovadoras no uso de TI, concedido pela ITMidia com auditoria da PWC. Além disso, o Colégio Poliedro faz parte do seleto grupo com o certificado de Showcase School pela Microsoft. No Brasil, apenas quatro escolas participam.
Mais informações em www.sistemapoliedro.com.br.
Nenhum comentário