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Características de um líder bem-sucedido

*Por Ana Claudia S. Reis, sócia da The Caldwell Partners no Brasil

Quem nunca escutou, ou até mesmo leu, dicas infalíveis para ser um bom líder? Mesmo que esses materiais ou insights colaborem para nosso processo de visão, um líder bem-sucedido é simplesmente diferente e prático. Exatamente, um bom líder é diferente, olha de maneira abrangente para as situações e cenários e possui uma perspectiva segura do ambiente em que está inserido. Por isso, é um excelente condutor de situações e de superação de desafios. Além disso, líderes apresentam características simples que fazem total diferença na prática e no relacionamento com os seus públicos.

Mesmo assim, ser e se manter bom em um cargo de liderança não é tarefa fácil. Infelizmente, ao contrário do que observamos, esse processo é difícil e envolve um sério e comprometido autoconhecimento. Por isso, uma das funções do gestor é sempre se redescobrir e trabalhar em um constante projeto de reciclagem.

Trabalhar “características-chave” pode ser um caminho interessante para quem deseja cada vez mais uma liderança segura. Que tal descobrir quais são os principais atributos de um líder de sucesso?

1. Carisma: Ser uma pessoa agradável é uma das principais características que fazem com que um líder seja respeitado e querido em um ambiente de negócios. O carisma auxilia nos processos de comando e, claro, na comunicação com o time.

2. Colaboração: Um gestor de sucesso é colaborativo e não tem receio de lidar com times diferentes, de conduzir e superar os desafios e de trabalhar em busca de resultados para toda a equipe.

3. Flexibilidade: Aceitar mudanças, tanto de cenários como de regras e pessoas, faz parte do escopo de um bom líder. A flexibilidade auxilia não só nessas etapas, mas também na adaptação a novas tecnologias, canais de inovação e geração de ideias.

4. Persistência: Só um líder persistente é capaz de conduzir o time a enfrentar metas e cenários adversos. Situações difíceis irão ocorrer, o importante é manter um profissional que consiga persistir em busca de uma solução.

5. Objetividade: Em muitos casos, o clima de pressão pode desencadear um cenário difícil para atuação. Portanto, manter o relacionamento sincero e objetivo com os times auxilia muito na superação dessas fases. Manter o foco é primordial.

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