CPqD ingressa no quadro de associados de entidade de inovação da Abinee
E, como Unidade Embrapii, participa de Seminário de Inovação Tecnológica marcado para o dia 12, em São Paulo
“Entendemos que a inovação é fator decisivo para a competitividade da indústria e determinante para aumentar o desenvolvimento econômico e social do país”, afirma Humberto Barbato, presidente da Abinee. “Por isso, é com satisfação que damos as boas-vindas ao CPqD em nossa rede de institutos de ciência e tecnologia (ICTs) e universidades filiados ao IPD Eletron, o que permitirá agregar ainda mais valor à oferta de soluções e serviços tecnológicos para o setor eletroeletrônico”, acrescenta.
Com o foco voltado para a inovação baseada em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), o CPqD possui linhas de pesquisa e acumula competências em várias áreas de interesse dos associados da Abinee - como comunicações ópticas e sem fio, computação avançada, segurança da informação e comunicação, computação cognitiva, eletrônica e sistemas embarcados, sensoriamento, redes elétricas inteligentes, armazenamento de energia, entre outras. É credenciado como Unidade Embrapii na área de Comunicações Ópticas (e Comunicações sem Fio integradas) e, também, no Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - o que permite receber recursos de P&D oriundos da Lei de Informática. Além disso, o CPqD já presta serviços de ensaios e testes (são mais de 850 ensaios acreditados pelo INMETRO) e desenvolve vários projetos em parceria com diversas empresas do setor eletroeletrônico.
“Com certeza, a filiação ao IPD Eletron trará muitos benefícios à nossa organização, especialmente no que diz respeito à interação com outros ICTs e empresas do setor”, afirma Sebastião Sahão Júnior, presidente do CPqD. “A troca de experiências deverá enriquecer nossas competências, além de abrir oportunidades para novas parcerias e projetos nessa área”, completa Carla Guimarães, diretora comercial do CPqD.
Seminário de Inovação Tecnológica
O objetivo do evento, promovido pela Abinee e IPD Eletron, será debater o impacto do novo Marco Legal de Ciência Tecnologia e Inovação, sancionado no dia 11 de janeiro, e apresentar o mecanismo de apoio à inovação tecnológica da Embrapii. Para isso, o seminário contará com as participações, nos dois primeiros paineis, de Eronildo Braga Bezerra, secretário da Setec/MCTI (Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), e de José Luis Gordon, diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii.
O terceiro painel será dedicado à apresentação de soluções tecnológicas das Unidades Embrapii para o setor eletroeletrônico, que será feita por ICTs filiados ao IPD Eletron. A apresentação do CPqD abordará Comunicações Ópticas e será feita por Fabrício Lira Figueiredo, gerente de Tecnologias de Comunicações sem Fio.
O Seminário de Inovação Tecnológica será realizado entre as 14h e as 18h do dia 12/04, no auditório da Abinee (Avenida Paulista, 1.439, 6.º andar), em São Paulo. Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis no endereço http://ipdeletron.org.br/Eventos/page/20-seminario-de-inovacao-tecnologica.
O cadastro do CPqD no IPD Eletron, com todas as suas competências e áreas de atuação, pode ser consultado no site http://ipdeletron.org.br//BuscaParcerias/222-load.
Nenhum comentário