Ford Mustang foi o cupê esportivo mais vendido do mundo e continua a crescer
O Ford Mustang foi o cupê esportivo mais vendido do mundo no seu ano de lançamento e a procura do “pony car” pelos clientes globais continua a surpreender. A linha vendeu 141.868 unidades em 2015, segundo dados da IHS Automotive, superando todos os concorrentes da categoria. Desse total, cerca de 110 mil unidades são do modelo fastback e 30 mil do conversível.
Esse recorde foi atingido mesmo com a disponibilidade limitada do veículo durante a maior parte do ano em mercados importantes como China e Reino Unido.
“Os consumidores dos Estados Unidos são fãs de carros esportivos estrangeiros há décadas e já era hora de os americanos retribuírem com o lançamento mundial do novo Mustang”, diz Erich Merkle, analista de vendas da Ford. “Os mercados globais responderam muito forte e o Mustang foi o único cupê esportivo no mundo a passar de 100 mil unidades no ano passado”.
Os dados mostram que o Mustang tem espaço para continuar a crescer este ano, com o aumento da sua disponibilidade em muitos mercados. Até agora, o interesse dos consumidores tem se concentrado nas versões V8.
“Boa parte do crescimento do Mustang nos Estados Unidos se deve a mercados como o Sul da Califórnia e jovens da geração do milênio, que optam pela versão 2.3 EcoBoost. Mas os consumidores de outros países têm preferido o motor V8, com seu ronco inconfundível”, diz Merkle.
Europa, Oriente Médio e África
As vendas do Mustang na Europa foram iniciadas em meados de 2015 e já somam mais de 16.600 pedidos. As remessas da fábrica da Ford em Flat Rock, nos EUA – a única que produz o Mustang no mundo –, começaram no final de 2015. Das 13.000 unidades vendidas no ano passado, 4.700 já estão nas mãos de seus proprietários.
Mercados importantes como o Reino Unido começaram a vender o Mustang no quarto trimestre. As vendas lá passam de 3.500 unidades e as primeiras 1.000 foram entregues em março.
Na Alemanha, o Mustang foi o cupê esportivo mais vendido em março, segundo a autoridade federal de transportes a motor, KBA. O motor V8 5.0 é o preferido no país, que também tem a maior proporção de vendas do conversível: um em cada três. O Mustang também liderou a categoria na França.
Sucesso na Ásia
Na China, o Mustang foi o cupê esportivo mais vendido no quarto trimestre de 2015, segundo a IHS, e a preferência dos consumidores chineses tem sido pelas versões EcoBoost.
Em apenas três meses de venda na Austrália, o Mustang chegou à liderança do segmento. A procura é tão grande que o estoque previsto até 2017 se esgotou e um lote adicional de 2.000 carros será enviado para a Oceania no final deste ano. Mais de 90% dos compradores da Austrália e Nova Zelândia optam pela versão V8. Outros mercados que estão contribuindo para o aumento do volume são África do Sul, Chipre e Malta.
Liderança na América do Norte
Em março, o Mustang vendeu 12.563 unidades nos EUA, superando a soma de Chevrolet Camaro e Dodge Challenger (12.248 unidades). Foi o cupê esportivo mais vendido em 2015 e também no primeiro trimestre de 2016.
No Canadá, o Mustang supera as vendas do Camaro desde 1985, segundo a associação nacional de fabricantes. No México o Mustang também foi líder em 2015 com um crescimento de 176% nas vendas, segundo a IHS.
FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.
SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma empresa global automotiva e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Com cerca de 199.000 empregados e 67 fábricas no mundo, tem como principais atividades o projeto, manufatura, marketing, financiamento e serviços da linha completa de carros, caminhões, SUVs e veículos elétricos da Ford, assim como dos veículos de luxo da Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes por meio do Ford Smart Mobility, plano da empresa para ser líder em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados. Para mais informações sobre a Ford, seus produtos globais ou a Ford Motor Credit Company, acesse o www.corporate.ford.com.
Nenhum comentário