O Grupo PSA é beneficiado pelo forte crescimento do mercado europeu e por sua estratégia de precificação (Pricing Power)
· O faturamento do Grupo fechou em 13,0 bilhões de euros, sendo 8,8 bilhões de euros para a divisão Automotiva, que teve um crescimento de 1,5% com taxa de câmbio constante.
· O ambiente econômico com vários contrastes: forte crescimento dos mercados europeus, porém com taxas de câmbio desfavoráveis.
· Os volumes de vendas mundiais (exceto a China) apresentaram um crescimento de 3,9%. A Europa aparece como a locomotiva desse crescimento, com vendas em alta de 5,9%.
O faturamento do Grupo PSA no primeiro trimestre de 2016 elevou-se a 12,998 bilhões de euros, dos quais 8,796 bilhões imputáveis à divisão Automotiva e 4,656 bilhões à Faurecia. Com taxas de câmbio constantes, o faturamento do Grupo cresceu 1,5% em relação ao 1º trimestre de 2015. Na divisão automotiva, o faturamento relativo aos veículos novos teve uma queda de 1,1%. A progressão de 3,9% dos volumes de venda fora da China compensou apenas parcialmente os efeitos negativos das taxas de câmbio (-4,4%).
Na Europa, a progressão dos volumes de vendas (+5,9%) foi sustentada pelo crescimento das três marcas: Peugeot, Citroën e DS. Na China, as entregas ao cliente final se mantiveram estáveis (¬0,9%), enquanto os faturamentos recuaram 17,9%. Na África Oriente Médio, as vendas do Grupo tiveram queda de 22,2%, principalmente no mercado argelino.
No final de março de 2016, os estoques estavam estáveis, com 372 mil veículos1.
O Grupo levou adiante sua política de crescimento rentável e de melhoria do posicionamento dos preços das suas três marcas - Peugeot, Citroën e DS – em todas as regiões do mundo.
Jean-Baptiste de Chatillon, Diretor Financeiro do Grupo PSA e membro do Diretório, declarou: “Mobilizados em torno dos objetivos ambiciosos do nosso plano de crescimento rentável Push to Pass, nossas 3 marcas foram beneficiadas pelo pleno efeito do sucesso do plano Back in the Race, assim como pelo forte crescimento do mercado europeu. Apesar do contexto instável, mantemos a confiança no nosso desempenho e na realização dos objetivos que fixamos.”
Perspectivas de mercado - Em 2016, o Grupo prevê uma orientação ascendente no mercado automotivo, com um crescimento de +4% na Europa e de +5% na China, e uma queda de cerca de -10% na América Latina e -15% na Rússia.
Perspectivas operacionais - O plano “Push to Pass” fixa os seguintes objetivos:
• uma margem operacional corrente média de 4% para a divisão automotiva no período 2016-2018 e uma meta de 6% para 2021;
• um crescimento de 10% do faturamento do Grupo entre 2015 e 20182, visando 15% suplementares até 20212.
1 Exceto China, incluindo a rede independente.
2 Com taxa de câmbio constante (2015)
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