Últimas semanas: Exposição "Design holandês hoje" está em cartaz no MCB até 24 de abril
Terça a sexta das 10h às 19h com entrada gratuita aos finais de semana e feriados
A exposição Design holandês hoje: objetos que indicam a casa de amanhã poderá ser vista até o dia 24 de abril (domingo). Com curadoria de Jorn Konijn (Holanda), a mostra realizada no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, reúne peças de uso cotidiano através de um recorte da produção holandesa atual, com produtos que trazem as soluções dos designers do país aos desafios apontados pelas novas configurações de moradia, além de trazer questões como sustentabilidade, trabalho artesanal, design social, entre outros.
Derivada da exposição "Design contemporâneo holandês", realizada durante a Bienal Brasileira de Design 2015, no Palácio Cruz e Souza, em Florianópolis (SC), a exposição reúne objetos que incorporam novas tecnologias e soluções, como uma bicicleta feita de madeira de reflorestamento (foto), bancos cujo estofado é preenchido por um tecido feito de madeira, ou o relógio que conta as horas e minutos com cores.
A mostra Design holandês hoje reflete profundamente as propostas da programação do MCB, "ela traz elementos relevantes para a discussão sobre o caráter transversal do design e a sua presença nos objetos de uso cotidiano, revelando soluções contemporâneas para problemas universais e apontando caminhos frente às novas possibilidades técnicas e de configuração do habitat", explica Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.
Sobre Jorn Konijn
Curador internacional freelancer no Instituto de Arquitetura da Holanda (NAi), Jorn Konijn é diretor-fundador da This Must be the Place, organização cultural que opera no campo das indústrias criativas. Foi curador de duas participações holandesas em bienais internacionais: em novembro de 2011 com a exposição Unsolicited architecture para a BIA, em São Paulo, e Housing with a mission para a Bienal Internacional de Shenzhen, China, em dezembro de 2011. Foi co-curador da apresentação em Roterdã (Holanda) da exposição "Lelé, arquiteto da saúde e do bem-estar", ao lado de Max Risselada e Giancarlo Latorraca, e também da Bienal Internacional de Arquitetura de Shenzhen Hongkong, realizada em dezembro de 2013. Em 2015, foi curador no MCB do painel "Pedalá e Cá", que discutiu a mobilidade urbana a partir do modelo holandês do uso da bicicleta.
Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.
SERVIÇO:
Design holandês hoje: objetos que indicam a casa de amanhã
Até 24/04/2016.
Local: Museu da Casa Brasileira (11) 3032.3727
Av. Brig. Faria Lima, 2705 - Jd. Paulistano
VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$7 e R$3,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos.
Gratuito aos finais de semana e feriados.
Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 40 vagas.
Estacionamento pago no local.
Visitas orientadas: (11) 3026.3913 / agendamento@mcb.org.br
www.mcb.org.br
Nenhum comentário