Últimas

Férias no museu - confira programação do MAB-FAAP

No MAB-FAAP, público pode conferir duas exposições, além de participar das atividades gratuitas organizadas pelo Serviço Educativo, como oficinas de modelo vivo, de gravura e histórias em quadrinhos

O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) é uma boa alternativa de passeio, principalmente no mês de julho, período das férias escolares. Além de oferecer entrada gratuita, tem um programa de exposições que leva o visitante a uma imersão à História da Arte no Brasil e dispõe de um serviço educativo com atividades diversas para crianças e adultos.

A primeira mostra em cartaz joga luz sobre as mulheres artistas, que tiveram suas obras reconhecidas a partir do Modernismo, como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. A segunda traz a visão de Raimundo Cela, um artista cearense muito respeitado entre os estudiosos, mas pouco conhecido do público em geral.

Em sua visita ao MAB-FAAP, o público pode apreciar ainda as obras de arte permanentes que compõem o edifício do museu: um painel de vitrais de 350 metros quadrados composto por 56 projetos de destacados artistas como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Lina Bo Bardi, Tomie Ohtake, Arcangelo Ianelli, entre outros.

Outra obra importante é o vitral da claraboia cujo tema é a floresta amazônica, de 126 metros quadrados, e de autoria de Claudia Andujar. Há ainda modelagens em gesso que reproduzem os profetas de Aleijadinho e que foram criadas pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais para a mostra Barroco no Brasil, exposição inaugural do MAB, em 1961.

O MAB-FAAP possui ainda um jardim de esculturas, na área externa, onde podem ser conferidas esculturas em metal ou pedra, de medianas e grandes dimensões, de artistas como Bruno Giorgi, Nicolas Vlavianos, Franz Weissmann, Caciporé Torres e Yutaka Toyota.

"Queremos propor experiências significativas ao público, que possam ampliar a compreensão sobre as artes visuais", explica Fernanda Celidonio, gestora do MAB-FAAP. "O acesso à cultura deve ser para todos, por isso nos dedicamos a cuidar de um acervo tão rico de obras e cuja importância está além do limite da comunidade acadêmica", completa.

Serviço Educativo

Dentro de sua proposta de promover atividades gratuitas que possam proporcionar reflexão e conhecimento sobre as obras de arte em exposição, o Serviço Educativo do MAB-FAAP realiza até 24 de julho ações educativas na exposição "Raimundo Cela - um mestre brasileiro".

Às segundas e quintas-feiras, às 11h, e aos sábados, às 14h, haverá Oficina de Modelo Vivo, na qual serão realizados exercícios de desenho de observação. Também às segundas, quintas e aos sábados, às 16h, o Serviço Educativo organiza uma Oficina de História em Quadrinhos. A ideia é incentivar o participante a criar sua própria história em quadrinhos utilizando os personagens retratados por Raimundo Cela em suas obras, como jangadeiros, pescadores, rendeiras, entre outros.

O Serviço Educativo também organizará Oficinas de Gravura, às quartas e sextas-feiras, às 11h, e aos domingos, às 14h. Haverá ainda um Jogo de Mímica às quartas e sextas-feiras e aos domingos, às 16h.

Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.

Sobre as exposições

A exposição "Elas - Mulheres Artistas no Acervo do MAB" apresenta uma seleção de obras produzidas por mulheres artistas durante todo o século XX até os dias atuais. São exibidas 82 produções, escolhidas do acervo do MAB-FAAP por sua qualidade artística, representatividade, segundo os movimentos e tendências da época em que foram produzidas, além de valores de atração visual. Da lista das 64 artistas que integram a mostra, encabeçada por Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, constam as obras de Noêmia Mourão, Djanira, Marina Caram, Mira Schendel, Tomie Ohtake, Georgia Kyriakakis, Anna Maria Maiolino, Carmela Gross, Teresa Nazar, Mary Vieira e Maria Bonomi.

"Raimundo Cela - um mestre brasileiro" traz uma retrospectiva do percurso do artista desde suas obras acadêmicas até os últimos trabalhos. Com curadoria de Denise Mattar, que tem como proposta resgatar artistas de qualidade que ficaram à margem da história oficial da arte brasileira, reúne 120 obras do artista, como o painel Abolição (1938), que está reproduzido na mostra em seu tamanho original. A obra simboliza o momento histórico marcante na história do Ceará e do Brasil: a abolição da escravatura, em 25 de Março de 1884, no Ceará, terra-natal de Cela.

As exposições do MAB-FAAP em 2016 contam com horário de visitação diferenciado: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Agora o MAB-FAAP fecha às terças-feiras e não mais as segundas-feiras.

Programação MAB-FAAP - Serviço Educativo nas férias

Período: 11 a 24/7
Horários: segundas, quartas e sextas-feiras, às 11h e às 16h / sábados e domingos, às 14h e às 16h.
Local: MAB-FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Informações: (11) 3662-7200
Entrada: gratuita

Programação MAB-FAAP - Exposições

Período de visitação: "Elas - Mulheres Artistas no Acervo do MAB" - até 18/12
"Raimundo Cela - um mestre brasileiro" - até 18/09
Atenção para os novos horários:
De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com permanência até às 19h.
Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, com permanência até às 18h.
(Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado)
Local: MAB-FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200
Entrada: gratuita

Nenhum comentário