Investir em inventário de carbono é estratégia para reduzir custos e fortalecer reputação
Schneider Electric amplia portfólio de serviços de sustentabilidade e eficiência energética para atender demanda crescente
Ter esse tipo de medição passou a ser obrigatoriedade em diversos setores da economia. Nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, por exemplo, a Cetesb e o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) exigem o inventário de GEE para emitir e/ou renovar licenças de operação. No entanto, um inventário de carbono pode ir muito além da conformidade legal e gerar oportunidades para as empresas. Conhecer suas fontes de emissão e estabelecer ações é uma estratégia inteligente para reduzir custos operacionais e aumentar competitividade, além de ter um impacto significativo na reputação e posicionamento de mercado das empresa. O inventário é também uma oportunidade de prever e incorporar os impactos socioambientais de longo prazo no planejamento financeiro, evitando gastos inesperados.
A Schneider Electric acompanhou esse movimento de mercado e passou a oferecer consultoria para elaboração de inventários de carbono. “Nosso trabalho vai desde o mapeamento das fontes de emissão, levantamento de dados até o cálculo de emissões, levando em consideração as exigências de cada região. As empresas não tem mais o desgaste da coleta e processamento de dados, especialmente aquelas com operações espalhadas pelo Brasil e, inclusive, fora do país”, afirma Tiago Ramos, coordenador de Serviços de Sustentabilidade da Schneider.
A multinacional francesa tem ainda uma plataforma exclusiva, chamada Resource Advisor, que mensura com precisão os indicadores de sustentabilidade de empresas, como emissões de gases de efeito estufa, consumo de água e energia, geração de resíduos, além de métricas de responsabilidade social corporativa.
O portfólio de serviços de sustentabilidade da Schneider contempla também consultoria para preenchimento e reporte do questionário do CDP (Carbon Disclosure Project), entidade não-governamental que detém a maior base de dados mundial sobre a gestão empresarial do risco das alterações climáticas; a análise dos impactos e riscos na cadeia de valor, auditorias e estudo para maior eficiência energética, gestão na aquisição de energia no mercado cativo e mercado livre, sistemas remotos de monitoramento de energia, água, e outras utilidades.
Sobre a Schneider Electric
A Schneider Electric é especialista global em gestão de energia e automação. Com receita de 26,6 bilhões de euros em 2015, equivalente a mais de R$ 115 bilhões, nossos 160 mil funcionários atendem clientes em mais de 100 países, ajudando-os na gestão e processos de energia, a fim de que seja segura, confiável, eficiente e sustentável. Desde interruptores até sistemas operacionais complexos, a Schneider Electric tem tecnologia, software e serviços que melhoram a forma como os nossos clientes gerenciam e automatizam suas operações. Nossas tecnologias remodelarão indústrias, transformarão cidades e enriquecerão vidas.
Nenhum comentário