XVII Prêmio Arte na Escola Cidadã reconhece projetos em sala de aula de todo o Brasil
Única premiação voltada exclusivamente para professores de arte no País tem documentários produzidos pela Oficina
Foto/Divulgação |
Criado pelo Instituto Arte na Escola, este é o único prêmio de arte na educação que reconhece, valoriza e divulga práticas pedagógicas inovadoras na área de Artes no Brasil. Em 2016, o projeto – que acontece desde o ano 2000 – recebeu 807 candidatos de várias regiões do país. 25 finalistas concorrem em cinco categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A avaliação dos projetos é feita por professores universitários da área de artes e por especialistas em Artes Visuais, Música, Dança, Teatro e Cidadania. Já a realização dos documentários é de responsabilidade da produtora Oficina, que nos últimos sete anos vem acompanhando o Instituto Arte na Escola por diferentes Estados do Brasil. “Nosso desafio está em absorver a essência de cada projeto vencedor e reconstruí-los com muito equilíbrio entre a didática e a poesia. Tem sido um orgulho fazer parte desta etapa da educação no Brasil. Essa iniciativa do Instituto é realmente inspiradora.”, explica Cassiano Zuppo, diretor de produção do Prêmio Arte na Escola e sócio da Oficina.
Este prêmio agrega importância e destaca a seriedade da arte para a formação de um indivíduo. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o teatro, as artes visuais, a música e a dança são incorporados ao currículo do ensino básico brasileiro pelo resultado que esta modalidade agrega aos alunos. Em suas 16 edições anteriores, o Prêmio Arte na Escola Cidadã laureou mais de 76 professores e escolas. Para a sua viabilização, o projeto conta com patrocínios do Bradesco e da Fundação Iochpe, instituições que fomentam a contribuição e a valorização dos profissionais que se diferenciam em sala de aula.
Ficha Técnica
Título: Prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC)
Cliente: Instituto Arte na Escola
Produtora: Oficina
Direção de Cena: Lara Silbiger
Fotografia: Rodrigo Ribeiro
Atendimento/produtora: Cassiano Zuppo/ Juliana Millan
Pós-produção: Gabriel Rosa, Fernanda Cristiane e Edgar Yamada
Aprovação do cliente: Clariassa Suzuki
Nenhum comentário