Últimas

Cietec e ESPM comemoram 10 anos de parceria

Alunos do curso de graduação em Design já desenvolveram 250 logomarcas para empresas incubadas 


São Paulo, dezembro de 2016 – Desde 2006, as startups ligadas à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN/Cietec são as clientes dos estudantes do curso de graduação em Design da ESPM-SP. Organizados em grupos, os estudantes participam de uma experiência didática única no Brasil, que é a primeira oportunidade de atenderem a empresas reais, ao mesmo tempo em que os empreendedores têm acesso a identidades visuais para seus projetos, criadas com apoio de professores.

Idealizada pelos gestores do Cietec, pela diretora do curso de graduação em Design da ESPM-SP, Ana Lucia Lupinacci, e pelo professor Marcello Montore, as 20 turmas já desenvolveram 251 identidades visuais no âmbito do projeto. “Neste trabalho ‘real’, os estudantes vivenciam aquilo que encontrarão no mundo profissional. Para os empresários, essa experiência propicia a compreensão de forma abrangente da atividade do designer visual e, com isso, prepara importantes formadores de opinião para a classe contratante de projetos”, de acordo com a reflexão do professor Marcello Montore.

Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, concorda com Montore: “é gratificante para os dois lados desenvolver um projeto de tanto sucesso”. Segundo o especialista em inovação, esse é o tipo de parceria que todas as incubadoras buscam, em razão de sua efetividade, já que depois de tantos anos mais de 70% das identidades visuais ainda são utilizadas. “Para os empreendedores do Cietec, é uma chance única de ter sua identidade visual criada por futuros profissionais do design; já para os estudantes, é a hora de ter clientes de verdade, com a exigência do mercado da área”, comenta Risola.

Solenidade comemorativa

Para marcar os 10 anos de parceria, o Cietec e a ESPM convidam alunos, ex-alunos e empresários participantes do projeto para a comemoração de 10 anos. A solenidade reunirá também outras personalidades.

A cerimônia será dia 8, às 19h, no Auditório Renato Castelo Branco, da ESPM-SP.

Serviço

Solenidade 10 anos parceria ESPM/Cietec
Dia 8 de dezembro, às 19h
Auditório Renato Castelo Branco – ESPM
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123
Vila Mariana – São Paulo
Inscrição: http://www2.espm.br/eventos/10-anos-da-parceria-entre-espm-sp-e-cietec

Sobre o Cietec

O Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, fundada há 18 anos. Entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, é um ambiente de inovação sinérgico, que apoia o acesso às agências de fomento, incentiva a prospecção de oportunidades de negócios corporativos e o relacionamento com o investimento-anjo e o venture capital.

Em 2015, as 116 startups incubadas, já com produtos e serviços no mercado, faturaram R$ 35 milhões. As empresas que procuraram fomento governamental, tanto de entidades da esfera estadual, quanto da esfera federal, captaram R$ 6 milhões nesse mesmo período. Os números mostram o sucesso na missão de incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, o fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica.

Sobre a ESPM

Fundada em 1951 com o nome Escola de Propaganda do MASP e sob o slogan ‘Ensina quem faz’, a ESPM tinha como filosofia, mantida até hoje, reunir profissionais do mercado para ministrar seu curso, associando a prática com a teoria. Em pouco tempo já era reconhecida como uma das principais instituições de ensino do País.

A partir de 1974, deu início à sua expansão, inaugurando a ESPM Rio, no Rio de Janeiro. Em 1978 viriam os cursos de pós-graduação e, em 1985, inaugurou a ESPM Sul, em Porto Alegre. Considerada um centro de excelência no ensino de Comunicação, Marketing e Gestão, a oferta de novos cursos de graduação era o caminho natural a ser seguido. E desta forma, a ESPM ampliou seu portfólio: Administração (1991); Design (2004); Relações Internacionais (2006); Jornalismo (2011); Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão (2014); Cinema e Audiovisual (2015); e Ciências Sociais e do Consumo (2015). O início do século XXI também ficou marcado pela introdução dos programas de mestrado e doutorado.

Nenhum comentário