Últimas

Dedicação, Conhecimento e Paixão


Por Paulo Gastão*

Todos nós temos várias oportunidades em que podemos nos comportar como amadores ou profissionais. O que irá diferenciar nosso posicionamento é o conhecimento, a paixão e a dedicação que apresentamos para cada situação.

Para entender mais sobre essas três importantes ações, devemos partir do início e conhecer o seu significado mais simples, aquele descrito em um tradicional dicionário:

Conhecimento: Ato de perceber, ter noção de algo ou compreender por meio da razão e/ou da experiência.

Dedicação: qualidade ou condição de quem se dedica a alguém ou algo; devotamento, entrega, sacrifício. Manifestação de amor, apreço, consideração.

Paixão: Sentimento tão forte quanto o amor, mas efêmero, provocador, impulsivo, inquieto.

Assim, conseguimos ver que o conhecimento é aquilo que adquirimos estudando, trabalhando, encontrando novas pessoas, encarando novos desafios, visitando novos lugares e também, absorvendo todas as experiências que temos no nosso dia-a-dia.

A dedicação é o quanto nos esforçamos para fazer diferente, para conseguir sempre mais. É a produtiva insatisfação que não nos permite ficar na zona de conforto e assim conquistar novos sonhos, cada vez maiores e mais motivadores.

E a paixão é a ‘cereja do bolo’, é aquele sentimento que deve ser dedicado para tornar dias, projetos e pessoas melhores. É ela que não nos deixa aceitar qualquer coisa, pois quem age com paixão está sempre em busca da perfeição.

Aqueles que conseguem unir essas ações estão cada vez mais próximos de chegar ao tão sonhado sucesso em todos os departamentos da sua vida. E enquanto profissionais, serão sempre destaques. Como um bom exemplo, podemos citar Steve Jobs. Em sua biografia, escrita por Walter Isaacson, é fácil perceber que Jobs não era um desenvolvedor, um engenheiro e tão pouco um designer, mas ele era extremamente dedicado, buscava o conhecimento a fundo e, acima de tudo, era apaixonado pela perfeição. Com essas características ajudou a revolucionar sete setores: música, telefonia celular, computação, tablet, varejo, animação de cinema e publicação digital.

É importante nos espelharmos sempre em pessoas que, como Steve Jobs, tenham tido essas atitudes como premissas para a vida, pois elas nos ensinam a ser otimistas e acreditar que todo esforço e vontade de fazer melhor vale a pena. Isso é o que irá nos diferenciar de amadores e fará nos vejam como excelentes pessoas e profissionais, capazes de mudar histórias e revolucionar até mesmo o mercado mais parado.

*Paulo Gastão é CEO e fundador da PG Mais Resultado, empresa de tecnologia que desenvolve produtos e soluções em canais de comunicação como carta, email, SMS, URA e business analytics, e tem mais de 30 anos de experiência no mercado de crédito e cobrança.

www.maisresultado.com.br

Nenhum comentário