Últimas

Indicador de varejo Mastercard: em outubro, o e-commerce continua a subir, mesmo com quedas das vendas totais

• Vendas totais caem 6,5% em outubro
• A média dos últimos três meses apresentou uma queda de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, abaixo do recuo de 3,6% do terceiro trimestre
• Apesar dos altos índices de desemprego, a confiança dos consumidores cresce pelo sexto mês consecutivo, refletindo uma melhoria gradual das expectativas

Conheça e siga @MastercardInfo

São Paulo, dezembro de 2016 – Em outubro, o varejo brasileiro continuou a encolher, embora tenha apresentado alguns pontos de destaque. As vendas totais do mês caíram 6,5% em comparação a outubro de 2015, fazendo com que o desempenho dos últimos três meses comparados ao mesmo período do ano anterior tenha declinado 4,4%, número abaixo da queda de 3,6% no terceiro trimestre.

O destaque-chave mais uma vez ficou com o comércio eletrônico, que em outubro cresceu 15%, o melhor desempenho do canal nos últimos 12 meses. O e-commerce também apresentou um crescimento de 12,3% últimos três meses em comparação ao mesmo período do ano passado, registrando um resultado positivo pelo quarto mês consecutivo.

Quatro setores tiveram resultados acima das vendas totais: vestuário, materiais de construção, artigos pessoais e domésticos, além de produtos farmacêuticos. Enquanto isso, supermercados, combustíveis, móveis e eletrônicos tiveram números abaixo das vendas totais. Entre os setores do e-commerce, artigos farmacêuticos e vestuário tiveram desempenhos de destaque, enquanto eletrônicos, móveis e hobby & livrarias tiveram resultados abaixo das vendas do canal.

O ambiente econômico: A confiança do consumidor registrou crescimento pelo quinto mês consecutivo em outubro, refletindo uma melhora gradual na percepção do ambiente econômico, embora a taxa de desemprego permaneça razoavelmente alta. "A taxa de desemprego continua a ser um problema para a economia, embora uma maior confiança do consumidor possa aliviar um pouco as perspectivas", afirma Kamalesh Rao, diretor de pesquisas econômicas da Mastercard Advisors.

Regiões brasileiras: Em termos de crescimento ano-sobre-ano, o Sudeste (-5,9%) teve desempenho acima do resto do País, enquanto o Norte (-9,8%), Nordeste (-6,9%), Sul (-6,7%) e Centro-Oeste (-9,4%) apresentaram números abaixo da média.

Sobre o Mastercard SpendingPulse®

Lançado no Brasil, no começo de 2013, pela Mastercard Advisors, o relatório mensal SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos Mastercard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque. Os relatórios SpendingPulse, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da Mastercard.

Sobre a Mastercard Advisors

A Mastercard Advisors, divisão da Mastercard Worldwide, oferece aos seus clientes ideias e soluções que impactam nos seus negócios oferecendo maior retorno sobre os investimentos. A empresa utiliza análises avançadas e a profunda expertise na área de pagamentos para traduzir os dados em comportamento de mercado e serviços personalizados. Com mais de 80 bilhões de transações processadas anualmente em 210 países em todo o mundo, a Mastercard Advisors se utiliza das informações agregadas e de consultoria para ajudar instituições financeiras, comerciantes, empresas de mídia, governos e outras organizações de todos os tamanhos a expandirem seus negócios. Para mais informações, acesse www.Mastercardadvisors.com.

Sobre a Mastercard

A Mastercard (NYSE: MA) www.Mastercard.com, é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da Mastercard tornam as atividades diárias – tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @MastercardInfo e no LinkedIn, participe das discussões no blog e inscreva-se para receber as últimas notícias.

Nenhum comentário