Instituto Cultural Amilcar Martins tem seu acervo de livros raros incluído no programa "Memória do Mundo", da UNESCO
Prof.Amilcar Martins - Divulgação |
O acervo nominado receberá seu certificado em cerimônia que será realizada no dia 6 de dezembro, em Brasília, na qual estarão presentes os membros do Comitê, os representantes das instituições contempladas, representantes da UNESCO e outros convidados.
“É muito difícil conseguir este título. A UNESCO é sempre muito cuidadosa. Foi um processo muito trabalhoso. O ICAM é uma instituição pequena e sem muitos recursos. Ficamos muito orgulhosos e animados, pois é um reconhecimento importante para nós e que nos deu maior visibilidade.”, comenta Amilcar Martins Filho, diretor do Instituto.
A concessão do Registro de Memória do Mundo é feita mediante o julgamento rigoroso feito por comissões compostas por instituições e especialistas de alto nível. O programa foi criado em 1992 e objetiva identificar e preservar documentos e acervos de importância fundamental para a história, a memória e a cultura dos diversos países. A Coleção de Obras Raras do ICAM é o primeiro acervo bibliográfico brasileiro a ser agraciado com o título.
Nenhum comentário