Últimas

Instituto Cultural Amilcar Martins tem seu acervo de livros raros incluído no programa "Memória do Mundo", da UNESCO

Prof.Amilcar Martins - Divulgação
O Instituto Cultural Amilcar Martins (ICAM), dirigido pelo professor doutor Amilcar Vianna Martins Filho, membro da Academia Mineira de Letras, teve sua Coleção de Obras Raras da Biblioteca Mineiriana incluída no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo, da UNESCO.

O acervo nominado receberá seu certificado em cerimônia que será realizada no dia 6 de dezembro, em Brasília, na qual estarão presentes os membros do Comitê, os representantes das instituições contempladas, representantes da UNESCO e outros convidados.

“É muito difícil conseguir este título. A UNESCO é sempre muito cuidadosa. Foi um processo muito trabalhoso. O ICAM é uma instituição pequena e sem muitos recursos. Ficamos muito orgulhosos e animados, pois é um reconhecimento importante para nós e que nos deu maior visibilidade.”, comenta Amilcar Martins Filho, diretor do Instituto.

A concessão do Registro de Memória do Mundo é feita mediante o julgamento rigoroso feito por comissões compostas por instituições e especialistas de alto nível. O programa foi criado em 1992 e objetiva identificar e preservar documentos e acervos de importância fundamental para a história, a memória e a cultura dos diversos países. A Coleção de Obras Raras do ICAM é o primeiro acervo bibliográfico brasileiro a ser agraciado com o título.

Nenhum comentário