Segurança pelas estradas é lei para a Confenar
*Por Thelmo Cargnelutti, Conselheiro da Confenar – Confederação Nacional das Revendas Ambev
Sem eles, seria impossível fazer qualquer viagem e chegar aos pontos de venda no tempo estimado, levando grandes quantidades de carga. São os caminhões, a alma das revendas associadas à Confenar que possibilitam toda a estratégia logística articulada para atender com qualidade e rapidez.
Pensando nisso, uma das nossas preocupações para que as bebidas cheguem ao destino final com sucesso, os veículos não apresentem problemas e para garantir a integridade de todos os funcionários é com a segurança.
Somos 110 revendas associadas. Juntas, atendemos todos os municípios brasileiros. É mais de um milhão de pontos de venda em todo o País. Temos também uma das maiores frotas nacionais, com mais de 4.000 caminhões rodando pelas estradas de norte a sul. Estamos em todos os lugares e, aproximadamente, 80% do nosso staff está nas ruas. Por isso, obviamente, todos os nossos veículos são submetidos a check-ups semestrais e a vistorias mensais. Além disso, treinamentos de segurança são frequentes para melhores práticas de direção aos condutores e cuidados com os veículos.
Desde 2015 , passamos ainda a investir forte em tecnologia como a telemetria. Com ela, é possível ter todo o controle do caminhão, como acompanhamento on-line, possibilidade de saber quanto tempo o veículo esteve em um ponto de venda e rastreamento da velocidade para que ele não ultrapasse o limite permitido por lei, nas rodovias ou ruas das cidades. Além de trazer mais produtividade às revendas, a solução garante que os funcionários estejam mais seguros nos caminhões.
Essa “cultura” da segurança não está apenas nas ruas, mas também dentro das revendas. Apresentamos anualmente vídeos institucionais para os funcionários internos falando sobre segurança, mostrando pessoas que se envolveram em acidentes de trabalho, os perigos e como evitar essas ocorrências. O objetivo é gerar ações de prevenção.
Todas as afiliadas recebem as mesmas orientações, como a utilização correta dos IPIs, treinamentos, ações preventivas e a separação do homem-máquina para que, assim, haja uniformidade e informações para todos os colaboradores.
Hoje, as revendas faturam juntas mais de 14 bilhões de reais ao ano e têm potencial de consumo de produtos e serviços em aproximadamente 800 milhões de reais também ao ano. E seguimos com a intenção de crescer cada vez mais e dar mais qualidade de vida a todos que trabalham conosco. Nesse sentido, sem dúvidas, a segurança se destaca como um dos pilares mais importantes e fundamentais para o nosso desenvolvimento e crescimento frente ao mercado.
Nenhum comentário