Últimas

Especialista em finanças dá dicas de como fazer seu dinheiro render no supermercado

Em tempos de crise econômica, com a alta da inflação e a diminuição do poder de compra, os consumidores cada vez mais buscam alternativas para economizar. Há algum tempo já é possível notar a diferença nos supermercados: carrinhos mais vazios e gente indo mais vezes às compras. Realmente os preços subiram sim, mas será que você está aproveitando seu dinheiro da melhor forma na hora de fazer as compras? Adotar algumas práticas antes de ir ao supermercado podem ser fundamentais para manter o orçamento equilibrado. O especialista em finanças e consultor da empresa GC-5 Soluções Corporativas, Roberto Kanter, elaborou algumas dicas para economizar na hora de encher o carrinho. Confira:

1 - Organize as compras de acordo com seu salário

Kanter ressalta que as compras devem ser feitas de acordo com o fluxo de recebimento do salário e que o consumidor deve tomar muito cuidado para não se endividar porque os juros são muito mais altos do que a inflação. Segundo o economista, é preciso ficar atento para não entrar no cheque especial ou pagar as compras à vista e depois não ter dinheiro para pagar o cartão. Quem recebe uma parte do salário no começo do mês e outra na segunda quinzena também pode dividir as compras de acordo com essas datas.

2 - Programe-se conforme o tamanho da sua família

Para quem tem uma família grande ou consegue juntar mais pessoas para dividir as compras, uma boa dica é procurar os “atacarejos”, que oferecem produtos em varejo que, se comprados em grande quantidade, saem por preço de atacado. Assim, a economia é maior. Já para os que moram sozinhos, têm família pequena ou preferem ir ao supermercado com mais frequência, a dica é ficar de olho nos feirões de hortifruti que costumam acontecer às terças ou quartas-feiras e nas promoções de início do mês que algumas redes de varejo fazem, ensina o professor.

3 - Compare preços e marcas

De acordo com o economista, o consumidor que quiser gastar menos deve comparar os preços entre as redes e anotar quanto pagou nos produtos essenciais para ter uma base de comparação. Além disso, algumas redes de supermercado também oferecem aos consumidores marcas próprias que, na maioria dos casos, oferecem preços mais competitivos frente a outras já consolidadas, chegando a até 40% de desconto.

4 - Diminua os supérfluos

Kanter diz que diminuir a compra de supérfluos, como cereais, geleias, iogurte e doces, também representa uma grande economia no fim das compras. Em época de recessão da economia, o ideal é focar nos itens essenciais.

5 - Busque por promoções e faça um estoque

O especialista diz que vale a pena fazer um pequeno estoque se o consumidor encontrar uma promoção. Porém, fique atento aos produtos perecíveis, já que, se eles estragarem, a economia não faz sentido. O ovo, por exemplo, é um alimento que não estraga muito rápido e pode ser interessante comprar o suficiente para um consumo de duas semanas se estiver mais barato. Com o planejamento correto, você adquire todos os produtos que necessita e ainda garante a economia no final do mês

Roberto Kanter é consultor da empresa GC-5 Soluções Corporativas, palestrante e especialista em Varejo e Serviços, com ênfase nas áreas de vendas consultivas, estratégia comercial, canais de distribuição e gestão de marketing integrando ambientes online e off-line. Atua como professor de diversos cursos de MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas) nas áreas de Marketing, Vendas, Empreendedorismo e Finanças, além de ser mentor do sistema empreendedor brasileiro junto à Endeavor. É mestre em Marketing Internacional pela UNLP, MBA em Marketing pela FGV, especialista em Finanças pela PUC-RJ e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sobre a GC-5 Soluções Corporativas

Fundada em 2014, a GC-5 Soluções Corporativas é uma consultoria de treinamentos corporativos, palestras e cursos de aperfeiçoamento, que conta com equipe de consultores renomados e professores doutores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) nas áreas de negociação, vendas, marketing, empreendedorismo, liderança, gestão, inovação e design thinking. www.gc5.com.br

Nenhum comentário