Reposicionamento de marca ajuda empresas a entrarem no mercado internacional
Consultor dá dicas para empresas que pretendem investir na exportação
Segundo Lucas Saad, diretor da saad branding+design e responsável pelo projeto de reposicionamento da Nastek, um dos primeiros passos a serem dados quando o assunto é a entrada em um novo mercado, principalmente o internacional, é conhecê-lo muito bem: entender o país, sua cultura, tamanho deste mercado, seus concorrentes e seu público-alvo, identificando assim as oportunidades que ele oferece. A partir desse momento, partimos para a elbaoração e organização das estratégias. Neste ponto deve-se considerar os investimentos necessários para que isso aconteça (recursos econômicos, estruturais, humanos e de tempo, pensando no longo prazo). “Com as informações organizadas, pode-se a partir daí reestruturar ações, produtos e serviços de acordo com as novas exigências, aumentando as chances de sucesso”, explica.
Segundo o especialista, outros pontos importantes que podem impactar no sucesso dessa nova jornada é a preparação da própria empresa, como a capacitação de gestores e equipes, além da otimização dos processos, operações, marketing e vendas. “Quando uma marca decide ampliar sua atuação, ela deve estar pronta e estruturada para isso”, completa Saad.
Investir em feiras, divulgação e prospecção são fundamentais. A internacionalização acaba criando novas opções, considerando as mudanças e variações econômicas do mercado nacional. Tais atitudes acabam por deixar os preços competitivos e muitas vezes atraentes para os compradores do exterior (e também para a empresa brasileira), devido ao valor do real comparado as moedas estrangeiras, principalmente dólar e euro.
Hoje, após todo o processo de reposicionamento, a Nastek é líder em fornecimento de tecnologias de automação e comunicação para companhias do setor de energia elétrica no Brasil, chegando a 90% de market share e tendo seus produtos e serviços impactando a vida de mais de 130 milhões de pessoas todos os dias. Além disso, a empresa está consolidando seu processo de internacionalização ao conquistar, com sua nova linha de produtos, mercados como Europa e Estados Unidos.
Para mais informações, acesse http://saad-studio.com/
Nenhum comentário