Mais de 1300 universitários de todo o Brasil participam de concurso de urbanismo
URBAN21, uma parceria da revista PROJETO com a Alphaville Urbanismo, teve aumento de mais de 70% no número de inscrições neste ano
O concurso visa incentivar os alunos a desenvolverem projetos urbanos que tragam novas ideias sobre mobilidade, densidade, infraestrutura e transporte, além das edificações no entorno, em áreas urbanas existentes nos municípios brasileiros. Os estudantes pegam áreas, normalmente degradadas, e montam projetos para revitalização do local.
Em 2016, por exemplo, o primeiro lugar foi para uma equipe de estudantes do Rio de Janeiro, que elaborou um projeto para a revitalização de uma área na Tijuca, no Rio de Janeiro, entre as estações de metrô São Francisco Xavier e Saens Peña, uma região que tinha passado por um processo de degradação ao longo dos anos, com vários lotes murados e vazios. Já em 2015, os vencedores foram acadêmicos do Rio Grande do Sul, com um projeto para o Baixo 4º Distrito, em Porto Alegre.
As duas equipes vencedoras ganham um workshop na sede da Alphaville Urbanismo, em São Paulo. Além disso, o primeiro lugar recebe o prêmio de R$ 10 mil e o segundo, de R$ 6 mil. Os professores orientadores das duas equipes vencedoras ganham um Ipad Mini. Os projetos serão julgados pelos arquitetos e urbanistas Adriana Levinsky, Fernando de Melo Franco, Carlos Leite, Elizabete França, Marcelo Willer e Marcos Boldarini.
Neste ano, o maior número de equipes são dos estados de São Paulo (61), Paraná (23), Minas Gerais (22), Rio de Janeiro (21), Rio Grande do Sul (20) e Santa Catarina (19). Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de outubro.
Nenhum comentário