Prefeituras da Região Metropolitana de Porto Alegre otimizam serviços na Saúde e Educação
Tecnologias foram apresentadas durante o Webinar das Cidades Digitais que reuniu prefeitos, gestores e servidores de 50 municípios nesta terça-feira (29)
As
Prefeituras da Região Metropolitana de Porto Alegre estão intensificando o
investimento em tecnologia que melhorem a prestação dos serviços públicos, em
especial na Saúde e Educação. Foi o que destacaram prefeitos e gestores, na
manhã desta terça-feira (29), durante o Webinar das Cidades Digitais que
compartilhou experiências tecnológicas de Canoas, Campo Bom, Porto Alegre e São
Leopoldo.
Representantes de 50 municípios participaram do encontro promovido pela Rede Cidade Digital (RCD). “Todas as áreas foram impactadas pela pandemia. Se antes a tecnologia era importante, agora é essencial. Por isso a importância deste evento para trazermos informações e subsídios que contribuam com os processos de inovação nas cidades”, disse o diretor da RCD, José Marinho.
Cultura digital - O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, destacou a importância de preparar crianças e jovens para o futuro cada vez mais tecnológico. No município, o ensino de robótica está presente desde a pré-escola e disciplinas e cursos voltados para aprendizagem criativa e programação em Java foram disponibilizados. “Tem feito muito a diferença na vida dos nossos jovens. Campo Bom é uma cidade que trabalha muito forte a tecnologia, até por ter um polo empresarial. Temos que oferecer essas oportunidades, qualificar os nossos professores para que possam trabalhar fortemente nas nossas escolas”, observou Orsi.
São Leopoldo é outro município que investe em tecnologia na Educação. Segundo o secretário Ricardo Fernandes da Luz, a parceria com as principais operadoras de telefonia do país foi a alternativa encontrada para melhorar o acesso no ensino remoto. "Em março de 2021 conseguimos implementar a internet patrocinada, paga pela Prefeitura para que os nossos estudantes pudessem participar plenamente na forma que é possível hoje. O resultado disso é que hoje o município de São Leopoldo têm 90% dos estudantes participando de forma plena das aulas virtuais”, destacou o secretário de Educação.
Saúde Digital – Canoas criou departamento exclusivo para utilizar a tecnologia como uma forte aliada na qualificação da assistência, acesso e controle dentro da Saúde Municipal. Entre as soluções, o diretor de Tecnologia e Inovação em Saúde de Canoas, Tiago Sperb Machado, cita o monitoramento em tempo real dos casos de covid-19 na cidade gaúcha e a possibilidade do cidadão verificar online a disponibilidade de medicamentos nas farmácias municipais. “A tecnologia quando bem utilizada está vindo para humanizar o cuidado na Saúde e resolver os problemas”, ressaltou o diretor.
A presidente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), Letícia Batistela, observou que sistemas já utilizados, muitas vezes, podem otimizar o desenvolvimento de soluções para atender as demandas nas cidades. Um exemplo é o agendamento de vacinação contra a covid-19 na capital, que veio através da customização do sistema Gercon, de gerenciamento de consultas de Porto Alegre. “Especialmente agendamento de vacinas noturnas”, acrescentou. “Inovar é olhar para as ferramentas já existentes também, ver o que tem de solução e de uma forma rápida a gente consegue implementar”, completou Letícia.
Conectividade – O desenvolvimento pleno da Internet das Coisas e Cidades Inteligentes será impulsionado com a implantação do 5G no país. De acordo com o coordenador-Geral de Aprimoramento do Ambiente de Investimentos do Ministério das Comunicações, Otto Fernandes Solino, outro convidado do encontro desta terça, o edital do 5G, atualmente em análise no Tribunal de Contas da União (TCU), irá melhorar a cobertura de internet em alta velocidade nas localidades. “Os municípios que tenham legislação adequada à Lei Geral das Antenas e a sua regulamentação poderão ser priorizados para o recebimento desses compromissos e, consequentemente, ficarão mais atrativos para os investimentos das prestadoras de telecomunicações”, explicou Solino.
O Webinar das Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, teve a parceria da S. Clara Comunicação, ClipEscola, Dígitro, MV e Bright Cities.
Acesse o evento na íntegra:
Nenhum comentário