Parceria entre FIEC e M. Dias Branco desenvolverá inovações com uso de Data Science
O objetivo da ação é impulsionar a internacionalização da líder em massas e biscoitos
A M. Dias Branco, líder nacional em
massas e biscoitos, conta agora com mais um reforço para impulsionar o seu
negócio no mercado internacional. A Federação das Indústrias do Estado do Ceará
(FIEC), por meio do Observatório da Indústria e do Centro Internacional de
Negócios, está desenvolvendo uma solução de ciência de dados que -subsidiará
novos passos da empresa no seu processo de internacionalização. A solução irá
transformar dados em informações valiosas sobre os mercados mais estratégicos
para os produtos da empresa, levando a M. Dias Branco a atingir seus objetivos
e potencializar seus resultados.
O trabalho parte da coleta de
informações de uma ampla base de dados do comércio internacional global, com
mais de um trilhão de registros de todas as relações comerciais mundiais, e
segue com a identificação nesse mar de dados dos países com maior potencial
para os produtos da M. Dias Branco. Isso vai permitir que a empresa, que hoje
exporta para 42 países de todos os continentes, prospecte novas oportunidades
em sua rota de internacionalização.
Para processar todos esses dados, os
especialistas do Observatório da Indústria utilizam técnicas de processamento
de Big Data e outras metodologias emergentes, que garantem a velocidade
necessária ao projeto. A solução em desenvolvimento foi idealizada com uso de
design thinking e contou com a participação da equipe técnica da M. Dias
Branco, Observatório da Indústria e Centro Internacional de Negócios.
A cada etapa finalizada do projeto a
empresa terá acesso a informações que já poderão beneficiar sua área de
exportação. No fim do trabalho, a M. Dias Branco receberá um painel analítico,
em que erá possível visualizar os dados processados e a metodologia
desenvolvida conjuntamente, embarcada em uma solução ágil com design
intuitivo.
"A parceria entre a M. Dias Branco,
Observatório da Indústria e CIN tem como objetivo o uso da ciência de dados
para orientar a estratégia de internacionalização da M. Dias Branco, analisando
uma quantidade enorme de informações para subsidiar o trabalho da área de
exportações da empresa, garantindo a identificação de mercados prioritários,
insights para tomada de decisões e demais informações necessárias para auxiliar
a empresa em seu plano de expansão para mercados priorizados", destaca o
gerente do Observatório da Indústria da FIEC, Guilherme Muchale.
De acordo com Muchale, a FIEC uniu a
expertise da equipe multidisciplinar do Observatório, composta por economistas,
designers, analistas de BI, cientistas e engenheiros de dados com as
metodologias maduras do Centro Internacional de Negócios para cocriar uma
solução inovadora e exclusiva com a M. Dias Branco. "A empresa tem
avançado ao longo dos últimos anos com a implantação de sua cultura Data Driven. Ou seja, a
gestão e as tomadas de decisão são cada vez mais orientadas por informações
estratégicas", explica.
O diretor de Tecnologia da Informação da
M. Dias Branco, Mauro Alarcon, lembra que a semente dessa parceria foi plantada
durante uma visita ao Observatório da Indústria realizada pelo empresário Ivens
Dias Branco Júnior, presidente da companhia, no ano passado, a convite do
presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. Ivens Júnior ficou surpreso com o
trabalho desenvolvido no âmbito da geração, uso e disseminação de dados e
finalizou a visita com a sinalização de parceria futura.
"Em vez de a empresa internalizar
um projeto como esse, a gente entendeu que poderia contar com esse importante
braço da FIEC. O Observatório possui vários diferenciais, entre eles uma equipe
de especialistas que são difíceis de achar no mercado. Além disso, tem um custo
mais acessível que o de uma consultoria de São Paulo, por exemplo, e o acesso a
dados que a gente não tem. O espaço do Observatório também é muito legal, foi lá
onde realizamos o nosso workshop para construirmos o roadmap do que vai ser
desenvolvido no projeto", ressalta Alarcon.
A M. Dias Branco tem intensificado nos
últimos anos os investimentos no comércio internacional e, mesmo na pandemia,
registrou crescimento no seu faturamento em exportações. O diretor de
Exportações da M. Dias Branco, César Reis, avalia que as informações sobre os
países a serem entregues pela FIEC irão auxiliar a resolver a dificuldade da
empresa de priorizar mercados.
"São muitos países, muitos produtos
e a gente tem recursos limitados. Então, contar com uma ferramenta de
priorização, que contenha informações de uma maneira visualmente fácil de
compilar e de assimilar pode nos trazer mais agilidade na tomada de
decisão", afirma Reis.
A gerente do Centro Internacional de
Negócios da FIEC, Karina Frota, considera que o trabalho realizado através da
parceria entre as áreas traz vantagens relevantes e o desafio compartilhado
aumenta a capacidade criativa para gerar alternativas e redução no tempo de
execução das tarefas. "Com uma visão totalmente sistêmica, o presidente
Ricardo Cavalcante aproximou o CIN do Observatório da Indústria e fortaleceu a
atuação internacional através do compartilhamento de bases de dados",
frisa Karina.
O líder do Observatório da Indústria,
Sampaio Filho, diz que o Observatório tem feito grandes investimentos em bases
de dados, tecnologia e talentos para auxiliar as indústrias cearenses a
ampliarem seu acesso aos mercados e se tornarem mais competitivas. "É uma
honra para a FIEC contribuir na implantação de uma estratégia de ambição
digital de um grupo empresarial reconhecido por sua excelência", conclui.
Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e
Comércio de Alimentos
Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A.
Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações
negociadas no segmento do Novo Mercado na B3, integrando desde 2020 a carteira
do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Sua história começou ainda na
década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco
inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para
todos o Brasil.
Detentora de marcas líderes, sendo as
principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a
companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo,
margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de
chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos
e massas no Brasil, a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no
ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos
diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores
importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do
Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas
iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Atualmente, a M. Dias Branco possui 14
indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de
moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo
os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração
vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a
farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais
produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente
instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas
marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos
os continentes.
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