Quicko lança recarga de bilhete único via PIX e prevê um aumento de 4 vezes na venda de créditos
Novidade chega primeiro para usuários do app nas cidades de Salvador e São Paulo; Nova forma de compra de crédito auxilia no combate à pandemia, evitando a exposição desnecessária para deslocamento a um ponto de recarga
São Paulo, julho de 2021 – Nos últimos meses, a Quicko avançou em
muitas inovações nos serviços oferecidos pelo app. Depois do mapa de vacinação,
o “Aviso de Assédio” e melhorias na usabilidade da plataforma, a startup
brasileira de mobilidade urbana adere um novo método de pagamento para recarga
do bilhete de transporte: o
PIX. Dessa forma, a Quicko se torna o primeiro aplicativo
de transporte público a incorporar o novo método de pagamento. O PIX garante
aos usuários mais facilidade, rapidez e menos burocracia no momento da recarga,
e para a startup, um crescimento de duas vezes da sua operação na cidade de São
Paulo.
Segundo o Banco Central, já são 83
milhões de pessoas físicas e mais de 5,5 milhões de empresas que cadastraram
mais de 242 milhões de chaves PIX. A utilização do serviço brasileiro de
pagamentos instantâneos, PIX, em apenas 8 meses de operação já supera a de outros
meios de pagamentos mais antigos, como DOC, TED e boleto bancário. O aplicativo
gera um código PIX que pode ser pago em qualquer banco ou carteira digital que
possua a função. Por enquanto, está disponível para Android, nas cidades de São
Paulo e Salvador.
Pedro Somma, CEO da Quicko, acredita que
a disponibilização do PIX para a recarga de bilhete único é mais um importante
passo em direção ao futuro da mobilidade urbana e da praticidade. “Mobilidade
como serviço é oferecer aos usuários soluções que facilitam o dia a dia, seja
na forma de se deslocar pela cidade ou nos formatos de pagamentos no
transporte, tornando as rotinas mais simples. A digitalização dos pagamentos é
uma realidade em diversas cidades do mundo também na hora de pagar o ônibus ou o
metrô, queremos acelerar esse processo no Brasil, que ainda tem um percentual
de pagamento em dinheiro nos transportes alto. Nesse sentido, o PIX é um forte
aliado”, conta.
O Brasil, assim como o resto do mundo,
sofreu mudanças no comportamento digital de seus consumidores devido à
pandemia, que demanda menor aproximação social, exposição e toques em
superfícies “comunitárias”, evidenciado pelo levantamento realizado em oito
países pela global Bain & Company. Segundo a consultoria, o uso do dinheiro
diminuiu, em média, 30% ao redor do mundo, sendo priorizados os métodos de
pagamento que não demandam contato.
A pandemia, no Brasil, segundo dados da
Associação Brasileira das Empresas e Cartões de Créditos e Serviços (Abecs),
fez com que a modalidade de pagamento sem contato crescesse 469,6% no
comparativo entre 2020 e 2019. O transporte público também foi afetado por este
movimento: segundo dados da SPTrans, o ano de 2020 foi o período em que menos
passageiros pagaram transporte público em dinheiro, com um média de 200 mil
passageiros por mês no início do ano, com queda acentuada em abril (pouco mais
de 60 mil).
Quicko App
Com o app da Quicko, as pessoas podem
conferir o horário em que
o ônibus vai passar e assim não precisam ficar expostas ao
risco de contaminação esperando nos pontos. Os usuários podem ainda favoritar as linhas que
mais utilizam e acessar as informações de forma rápida e fácil.
Para ajudar seus usuários, sobretudo
neste período de agravamento da pandemia, o Quicko APP foi o primeiro aplicativo
no Brasil a disponibilizar o Mapa
de Vacinação. Em uma única plataforma, a Quicko reúne
informações sobre pré-cadastro, endereços e horários dos postos de vacinação,
além do calendário por faixa etária. O aplicativo também ajuda o usuário a
encontrar a melhor alternativa para chegar no local de forma mais rápida e
segura, usando transporte público, bicicletas, a pé ou por carros de
aplicativo.
O aplicativo também reúne na Central de Notificações
todas as notícias importantes para quem se desloca pelas cidades e envia
alertas sobre mudanças na operação ou qualquer outro problema que afete o seu
caminho. Outra ferramenta que ajuda na movimentação diária é o “Aviso dos Usuários”, em
que as pessoas podem compartilhar problemas, como lotação, atraso ou lentidão,
parada inesperada, além da possibilidade de avaliar o motorista e as condições
do veículo, entre outras categorias, ajudando, de forma colaborativa, os outros
usuários. Mais um diferencial do aplicativo é a Central de Benefícios,
em que os usuários do Quicko APP podem aproveitar ofertas e descontos
exclusivos de parceiros.
Com foco na segurança, o Quicko App
conta ainda com a função de compartilhamento
de rota. Com ele, você pode enviar para parentes ou amigos as
informações do seu trajeto, como horário e local de embarque, o modal utilizado
e o lugar e a hora de chegada.
Em São Paulo e em Salvador, os usuários
podem comprar créditos para o Bilhete Único (SP) e o cartão CCR Metrô Bahia
(Salvador), diminuindo riscos de contaminação, já que não precisarão ter
contato com outras pessoas nas filas, bilheterias ou máquinas de
autoatendimento. Em Salvador, é possível consultar o saldo disponível no cartão
via aplicativo da Quicko. Agora, os usuários de ambas as capitais poderão
utilizar o Pix para recarregar o bilhete de transporte.
SOBRE A QUICKO (http://www.quicko.com.br)
Com mais de 4 milhões de download, a
Quicko é uma startup brasileira de mobilidade urbana que proporciona ao usuário
uma verdadeira experiência durante sua jornada pela cidade. Oferecendo
mobilidade como um serviço (MaaS), o app integra, em tempo real, diversas rotas
por meio de diferentes meios de transporte, permitindo que o usuário possa
escolher de forma fácil e simples como se deslocar pela cidade. O app possui
ainda ferramentas de reportes para compartilhamento de informações sobre
lotação, atraso ou lentidão, além de compartilhamento de rotas.
Disponível em mais de oito cidades e regiões metropolitanas, a Quicko garante
uma jornada mais rápida e conveniente, além de contar com informações em tempo
real sobre os acontecimentos no transporte e as facilidades da sua central de
benefícios.
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