Valor movimentado nos cartões DMCard cresce 37% no primeiro semestre de 2021
Crescimento registrado acima da média comprova que o crédito se tornou uma ferramenta essencial para população manter o consumo básico do lar já que o período aponta para uma tendência de queda nas vendas dos supermercados, setor em que a DMCard ainda concentra sua maior atividade
Tharik Moura, CEO da DMCard |
Desde janeiro, o painel do IBGE tem
registrado queda nas vendas do setor supermercadista. No primeiro semestre, a
variação negativa registrou - 2,7%. Esta situação econômica desafiadora aponta
para consumidores com um consumo mais racional em seu carrinho de compras e
utilizando o crédito como solução para manter a despensa abastecida. Isso é o
que mostram os resultados da DMCard em ascensão em oposição aos índices do mercado,
registrando um aumento de 37% nos pagamentos realizados com o cartão de
crédito, em comparação com o primeiro semestre do ano passado.
Como líder na gestão de cartões de
supermercado e movimentando quase R$1,8 bilhão em pagamentos de janeiro a junho/21,
os números da DMCard representam um recorte de como tem se comportado esse
setor. “Com a perda de renda, reflexo da inflação e do desemprego recorde, dois
fenômenos colaboraram para o aumento nos pagamentos com cartões da DMCard. Em
primeiro lugar, um movimento natural para o uso do crédito para abastecimento
dos lares e, em segundo, o fato das classes mais baixas, em tempos de crise,
encontrarem nos cartões private label, os chamados cartões de loja, a
ferramenta que precisam para continuar consumindo uma vez que este cenário
reduz ainda mais as aprovações deste público nas redes bancárias
tradicionais", destaca Tharik Moura, CFO da DMCard.
Busca por novos cartões mais do que
dobrou
No primeiro semestre de 2020 a DMCard
recebeu quase meio milhão de novas propostas. Nos mesmos primeiros seis meses
deste ano, foram 1,04 milhão, um aumento de 109%.
Moura explica o fenômeno. “O aumento na
procura pelo cartão cresceu tanto devido ao próprio comportamento do consumidor
em busca de uma solução para manter seu consumo e, também, estimulado pela
tecnologia e pela digitalização da DMCard que tornou extremamente mais simples
essa manifestação de interesse. Desde o início da pandemia, temos investido em
canais alternativos e que não necessitam da presença física do consumidor na
loja, como o WhatsApp, que já é responsável por 50% das propostas recebidas por
nós”.
Sendo assim, é possível identificar que
esse crescimento foi alavancado por um aumento considerável do número de
clientes e não devido a carrinhos de compras mais cheios. Afinal, o ticket
médio por compra cresceu apenas 5%, passando de R$ 143,55 para R$ 150,16, em um
período em que a inflação registrada pela IPC-Fipe acumulou 3.5%.
Previsão para DMCard continua otimista
para o resto deste ano
Os resultados do primeiro semestre
representaram para a DMCard, mais uma vez, uma quebra do próprio recorde com
quase R$ 1,8 bi em pagamentos em apenas seis meses e crescimento de 37%,
superando a média da empresa, já bastante agressiva, de 30% ao ano há oito
anos.
“Se mantivéssemos no portifólio apenas o
nosso principal produto financeiro, o cartão private label no setor
supermercadista, o consumidor mais dependente de crédito já nos traria uma
projeção de uma nova quebra de recorde ao final de 2021, ultrapassando os R$ 3
bi em pagamentos. No entanto, após um período em testes de uma base controlada
lançamos oficialmente em maio o nosso cartão com a bandeira Mastercard para o
mar aberto”, destaca a executivo.
O CFO acrescenta que o papel do DMCard
Mastercard nos resultados da empresa só deve crescer daqui para frente.
“Estamos utilizando todo o nosso know how no atendimento aos consumidores de
menor poder aquisitivo, um dos propósitos da companhia, e nossa tecnologia
extremamente fácil de relacionamento para a expansão desse novo produto, que no
fim deste ano deve representar 12% de todos os pagamentos realizados com nossos
cartões”.
Sobre o Grupo DMCard
A DMCard é uma instituição financeira
que nasceu em 2002 como uma administradora de cartões de crédito private
label (o chamado “cartão de loja”). Em 18 anos de vida já emitiu mais de 3,5
milhões de cartões em todo o país, e está expandindo seu portfólio visando
incluir novos produtos financeiros para atender o mercado de forma
completa.
Este ano, a companhia acaba de anunciar
uma grande novidade, estreou no segmento de cartões de crédito tradicionais com
o lançamento do DMCard Mastercard, um dos primeiros produtos de um
plano robusto de expansão a curto prazo que envolve o lançamento de
diversos outros serviços financeiros.
Uma empresa jovem, dinâmica e que está
em constante crescimento. Para isso, tem a tecnologia, a inovação e o
pensamento digital como importantes valores, sempre buscando soluções que
ofereçam a melhor experiência aos seus clientes.
Pessoas sempre foram prioridade na
DMCard. Por exemplo, a avaliação interna pelo E-NPS (Employee Net Promoter
Score), indicador que mede o quanto
os colaboradores classificam a empresa como um bom local para se
trabalhar, alcançou um excelente resultado com 93% de satisfação. Além disso,
na plataforma Glassdoor, a empresa está avaliada com a nota
de 4,6 (em uma escala de zero a cinco), o que a posiciona em nota
similar ou ainda mais alta do que as maiores e mais desejadas empregadoras do
país.
Além do público interno, também conta
com avaliações com ótimos índices na satisfação dos clientes. A DMCard é a
única empresa de cartões que possui o selo RA1000, tem índice de
satisfação no atendimento pelo call center de 94% e NPS (Net Promoter Score)
atual de 74%, índices que mostram um compromisso em também oferecer o
melhor serviço para nossos parceiros e clientes.
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