Últimas

Vencedores de olimpíadas do conhecimento recebem medalhas em Botucatu (SP)

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, vai realizar a entrega pessoalmente aos vencedores

Nesta sexta-feira (27), uma comitiva do MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, chega à cidade de Botucatu, em São Paulo, para uma série de compromissos oficiais. O ministro, astronauta Marcos Pontes, participa a partir das 14h30, da entrega de medalhas para vencedores de diversas olimpíadas do conhecimento que recebem apoio do MCTI. Serão premiados vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), da Olimpíada Brasileira de Medicina e da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL). “Essas olimpíadas são importantes porque elas são eventos gratuitos que qualquer aluno de qualquer escola do país pode participar. Elas são provas encantadoras, fascinantes. Elas detectam talentos precoces, mas elas têm como função principal, nas primeiras etapas, ser uma prova do tipo que o alugo goste de participar, uma prova legal”. Destaca o diretor do Departamento de Difusão e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Daniel Lavouras.

Uma comitiva do MCTI está em São Paulo realizando diversas ações relacionadas com o ministério. Além do ministro, astronauta Marcos Pontes, participam dos eventos a secretária de Articulação e Promoção da Ciência, Christiane Corrêa, o secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvin, o diretor de Articulação e Comunicação, Carlos Antunes, o diretor do Departamento de Difusão e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Lavouras e a coordenadora-geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvana Copseski.

Olimpíadas do Conhecimento

Saiba um pouco mais sobre as olimpíadas do conhecimento relacionadas neste release. Neste ano, a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) foi virtual e contou com a participação de mais 900 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio. Pode participar da OBA escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. Já na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) podem participar estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é aberta para estudantes do 4º ano do ensino fundamental até o 1º ano do ensino superior. Esta olímpiada é dividida em duas modalidades, a de iniciação e a de programação. A Olimpíada Brasileira de Medicina (Vitalis) é destinada também para diversas categorias, desde alunos do ensino fundamental ao público geral com a participação de pessoas com qualquer idade independente de formação.  A Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) surgiu em2011, com o objetivo de instigar seus participantes a ampliar suas habilidades lógico-analíticas, sua intuição linguística, e sua visão sobre os povos do mundo, a partir de uma abordagem interdisciplinar.

 

Serviço: Entrega de medalhas na cidade de Botucatu-SP

Data/Horário: 27/08/2021 (sexta-feira) 14h30

Nenhum comentário