Embalada pela retomada do turismo, Buser expande atuação e chega a todos os estados do Nordeste
Startup leva fretamento colaborativo para todas as capitais da região e aposta em preços agressivos, com 26 trechos gratuitos no lançamento
A startup espera transportar mais de 500 mil
passageiros com destino a cidades como Natal, João Pessoa, Recife e Maceió até
o final da alta temporada.
Divulgação Buser
Plataforma de mobilidade que ficou
famosa por conectar passageiros a empresas de ônibus por meio do fretamento
colaborativo, a Buser está expandindo sua atuação para o Nordeste. A partir
desta semana, a empresa começa a atender 27 novas cidades pela modalidade do
fretamento, incluindo todas as capitais da região e outros municípios do
interior, conectando no total mais de 160 trechos (pares de cidades).
O plano de expansão da startup está
ancorado na captação de mais de R$ 700 milhões (realizada em junho deste ano) e
na retomada do setor de turismo, que já começa a dar sinais de melhora com a
gradativa vacinação em massa dos brasileiros. A empresa, que vem crescendo mais
de 30% mês a mês em termos de volume de passageiros desde o primeiro semestre,
está confiante no movimento de viagens nacionais nos próximos meses, e por isso
anuncia o plano de expansão numa das regiões com maior expectativa para a alta
temporada. A startup espera transportar mais de 500 mil passageiros com destino
a cidades como Natal, João Pessoa, Recife e Maceió até o final da alta
temporada.
“É natural nossa expansão no Nordeste
por causa da vocação turística da região”, afirma Marcelo Vasconcellos,
co-fundador na Buser. “Em algumas capitais nós chegamos a testar a operação no
passado, mas com o início da pandemia ficamos em compasso de espera. De lá para
cá passamos a ver um grande interesse da população local, que pesquisa sobre a
gente e quer a Buser lá. Isso, somado à massificação da vacina, nos deu um gás
a mais e agora estamos chegando com tudo, tanto nas capitais quanto em cidades
do interior”, completa Vasconcellos. “Queremos levar um transporte mais
acessível e uma melhor experiência de viagem aos passageiros que estão no
Nordeste ou querem chegar lá.”
Em média, as viagens vão custar cerca de
60% do valor da concorrência, chegando a custar até metade do preço. O trecho
João Pessoa (PB) - Recife (PE), por exemplo, custará R$15,90 na Buser, enquanto
na concorrência custa mais de R$ 30,00. Já a viagem Salvador (BA) - Aracaju
sairá por R$ 39,90 na plataforma contra R$ 60,00 nas viações tradicionais.
Outro exemplo é Natal (RN) - João Pessoa (PB), que na Buser sai por R$ 35,90,
enquanto na concorrência não sai por menos de R$ 55,00.
A plataforma ainda entrará com uma
promoção inicial que fará com que alguns trechos saiam de graça ao longo do mês
de setembro, como Campina Grande (PB) - Recife (PE), Caruaru (PE) - João Pessoa
(PB), Feira de Santana (BA) -Salvador (BA) e Imperatriz (MA) - São Luís (MA).
Ao todo, serão 26 trechos gratuitos no mês de setembro. A empresa ainda
distribuirá cupons nas redes sociais, site e aplicativo, com direito à primeira
viagem grátis.
Além das rotas entre cidades no Nordeste, também haverá trechos conectando a
região a cidades do Sudeste e Centro-Oeste. As saídas serão diárias, a partir
de pontos de embarque e desembarque estruturados para a operação, fora das
rodoviárias.
Com a nova operação, a Buser espera
gerar, nos próximos meses, mais de 500 empregos diretos e indiretos. A ideia é
ampliar a operação mais perto do final do ano, chegando a 60 cidades, ligando
220 trechos.
Menos “pinga-pinga” e mais
segurança
Um dos diferenciais da Buser na região
será a oferta de rotas mais expressas do que a concorrência costuma oferecer na
região. Na prática, isso quer dizer que as viagens terão menos “pinga-pinga”.
Nas grandes viações com frota própria que operam no Nordeste hoje a média é de
9 paradas por viagem, chegando, em alguns casos, a 14 paradas. Na Buser essa
média cairá para menos de 3 paradas por viagem, chegando a conectar até 5
cidades no máximo, em algumas rotas.
Outro destaque da plataforma é o uso da
tecnologia para ajudar a tornar as viagens de ônibus mais seguras. Todos os
ônibus parceiros da Buser contarão com o sistema de telemetria, ferramenta que
permite o controle em tempo real da velocidade. Caso o motorista ultrapasse a
velocidade de 90 km/h, é ativado um aviso sonoro no veículo a fim de alertá-lo
e a Buser aplica uma multa à empresa dona do ônibus. Isso ajuda a evitar acidentes
e a identificar se um veículo quebrou, se chegou ou se saiu com atraso. A
empresa também está instalando nos veículos câmera com sensor de fadiga, um
equipamento que usa tecnologia de ponta no segmento de viagens de ônibus e que
é capaz de detectar níveis de cansaço dos motoristas.
Modelo legal e necessário
No modelo da Buser, os ônibus parceiros,
que pertencem a empresas de fretamento, dispõem de todas as licenças
necessárias e fazem o recolhimento de tributos em dia, o que gera importante
receita aos cofres públicos. Todos os veículos são regularizados, novos e
modernos.
“Trata-se de um modelo ainda novo no
país, que de fato está revolucionando o mercado de viagens rodoviárias, tanto
pela questão do preço quanto pela experiência que proporcionamos. Nosso
objetivo é unicamente beneficiar a população, tornando o transporte mais
acessível. Por isso agradecemos os parceiros que estão entrando conosco nessa
missão”, afirma Vasconcellos.
Sobre a Buser
Fundada em 2017, a Buser nasceu com a missão de promover serviços de transporte
melhores e a preços mais acessíveis. Nos três primeiros anos de atividade, a
empresa promoveu o fretamento colaborativo com uma plataforma para conectar
viajantes a empresas de ônibus na qual os passageiros dividem a conta final do fretamento.
Nos últimos meses, a startup evoluiu, passando a ser uma plataforma de
mobilidade coletiva multi-serviços, atuando também como marketplace de
passagens, em parceria com grandes companhias, e agora com o Buser Encomendas.
A Buser conta com mais de 400 parceiros (entre fretadores e viações maiores),
utilizando aproximadamente 1.200 ônibus. A startup já conta com mais de 4
milhões de pessoas em sua plataforma digital.
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