Relatório da IBM revela potencial recuperação para viagens, experiências e gastos com compras para a temporada de férias no Brasil
• Consumidores já começaram a comprar mais do que
no ano passado e planejam viajar para visitar amigos e familiares nesta temporada.
• O orçamento para viagens domésticas e
atividades como jantar fora, passeio local entre outras experiências fora de
casa está aumentando.
• Sustentabilidade faz parte da decisão dos
usuários quando compram, organizam um evento, viajam, selecionam o tipo de
transporte e escolhem marcas, e eles planejam tomar medidas para reduzir
impacto ambiental.
ARMONK, N.Y.,
21 de outubro, 2021 - Embora
indicadores iniciais mostrem que as pessoas estão se sentindo um pouco mais
festivas para a temporada de férias de 2021 do que estavam em 2020,
preocupações relacionadas com a pandemia de Covid-19 estão atrapalhando o
retorno da tradicional temporada de compras e sinalizando maior alocação do
orçamento familiar em viagens e atividades locais, de acordo com as descobertas
do novo estudo global de consumo, lançado
pelo Instituto for Business Value (IBV) da IBM (NYSE: IBM).
A pesquisa
global¹ com mais de 13.000 adultos em 9 países, incluindo México e Brasil,
descobriu que enquanto o aumento das taxas de vacinação aliviou as restrições,
muitas das pessoas ainda estão considerando cuidadosamente a segurança da
socialização, compras e viagens, e muitos dos entrevistados fazendo escolhas
com cautela.
"De certa forma, os desafios enfrentados
pelas marcas e varejistas em 2021 são mais complexos do que aqueles enfrentados
pela indústria quando a pandemia começou. Consumidores se tornaram mais
"tecnológicos", pesquisando mais a cada compra e enfatizando mais a
experiência. Com a contínua evolução desse comportamento e do
"landscape" de competidores, aqueles com melhor adaptabilidade e
maior poder de inovação terão mais chance de prevalecer", disse Carlos
Capps, líder das indústrias de Varejo, Consumo, Saúde e Agricultura da IBM
Consulting, América Latina. "É necessário ter uma mentalidade de uma
transformação digital contínua e utilizar automação, AI, blockchain e
tecnologias de nuvem híbrida a favor da experiência do consumidor".
Os resultados mais importantes da pesquisa
incluem:
Hora das compras para a temporada de férias
• Globalmente, o orçamento para as compras de fim
de ano ainda estão 13% abaixo do que estavam em 2019, entretanto, eles
aumentaram 30% ano a ano, e no Brasil o aumento foi de 18%. Também, 80% dos
consumidores no Brasil disseram que vão às compras neste final de ano.
• O maior aumento por faixa etária globalmente é
entre os Millennials (36%).
• Mais de um em cada quatro adultos entrevistados
começaram a comprar em setembro ou antes. O dobro de pessoas planeja começar em
outubro se comparado com o ano passado. No Brasil, 21% dos adultos
entrevistados começaram a comprar ou planejar as compras em outubro, enquanto
59% irão fazer entre novembro e dezembro.
• Existem vários motivos pelos quais os
consumidores começaram suas compras de Natal mais cedo - algumas pessoas podem
estar preocupadas que os presentes que eles querem comprar estejam esgotados, e
alguns podem estar preocupados com atrasos no envio devido a problemas na
cadeia de suprimentos ou talvez haja outro bloqueio pela variante da COVID-19.
Compras online na liderança
• Enquanto existe uma demanda notável para
produtos locais e comerciantes, as compras online mantém sua posição de
liderança neste período de festas. Essa estatística é notável quando comparado
com os dados de fevereiro do IBV que apontou que 73% dos consumidores querem ou esperam
retornar aos shoppings depois que eles forem vacinados. Em vez disso, 43% dos
consumidores dizem que planejam comprar produtos online e apenas 36% dizem que
planejam comprar produtos em lojas físicas. No Brasil, compra online é o método
mais escolhido neste ano (41%), seguido de perto por lojas físicas (40%), onde
as lojas próximas são favorecidas.
• Em relação ao setor em que os adultos
entrevistados planejam gastar seu orçamento nessa temporada de final de ano no
Brasil: Alimentos e Bebidas (35%), Roupas (13%) e Calçados e Acessórios (8%),
são os 3 primeiros.
Viagens de férias e experiências / atividades em
ascensão
• De acordo com a pesquisa, em relação a viagens
este ano elas representam uma parcela maior do orçamento de férias em geral,
subindo de 5,7% em 2020 para 8,2%. No Brasil o salto foi de 6,2% em 2020 para
8,3% esse ano.
• 56% dos adultos entrevistados no Brasil
planejam viajar domesticamente nesta temporada de festas, enquanto 12% planejam
viajar para o exterior.
• No Brasil, 37% dos respondentes disseram que
planejam viajar para ver família e amigos durante as festas de final de ano em
comparação com 25% no ano passado.
• Além disso, passeios e atividades locais no
Brasil - jantar fora ou ter experiências como ir a um museu, por exemplo - terá
um aumento em 2021 e representará 8,4% do orçamento, ante 7,1% no ano anterior.
• Consumidores brasileiros também afirmaram que
farão trabalho voluntário (35%) e doarão para instituições de caridade (51%).
Consumidores continuam se importando com a
sustentabilidade
• A maioria dos consumidores estão considerando a
sustentabilidade durante esta temporada e eles estão tomando ações para ajudar
a reduzir seus impactos ambientais, tanto em suas compras quanto em atividades típicas
de férias.
• 85% dos consumidores no Brasil estão
considerando a sustentabilidade para as compras: decidir onde eles irão passar
a temporada de férias (78%), para planejar um evento (76%), escolher uma marca
(70%), selecionar um modo de transporte (70%) e escolher um restaurante (62%).
• Entre as
ações que pretendem realizar para reduzir seus impactos ambientais nesta
temporada no Brasil: 60% querem evitar plásticos descartáveis, 39% planejam
comprar mais produtos cultivados localmente e 37% comprar de marcas que lhes
dão mais visibilidade sobre a origem dos produtos estão entre os 3 primeiros da
lista.
¹Metodologia
IBV Study
O IBM Institute for Business Value
entrevistou mais de 13.000 adultos através de nove países (Brasil, Canadá,
França, Alemanha, Índia, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos) para
entender melhor as preocupações dos consumidores em relação à pandemia e
Covid-19 e o impacto em como as pessoas planejam celebrar a temporada de férias
- como isto pode afetar suas perspectivas em uma série de questões, incluindo
gastos de varejo, viagens e participação em eventos futuros. O estudo completo
está disponível aqui .
Sobre o IBM Institute for Business Value
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