Secretaria da Educação do Estado de São Paulo cria plataforma de atendimento em nuvem da Microsoft para conectar e atender 3,75 milhões de pessoas
Desenvolvido com Microsoft Dynamics 365, o
"Conectados" oferece atendimento para servidores, professores, pais,
alunos, ex-alunos e comunidade dentro de um único portal; Secretaria também
adotou inteligência artificial para tirar dúvidas do público em geral.
São Paulo, 28 de outubro de 2021 – Com a crescente demanda por
atendimentos digitais, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
(Seduc-SP) apostou nas soluções de tecnologia da Microsoft para transformar os
seus processos de comunicação e trabalho, passando a atender o público de forma
mais ágil e eficaz. A partir da implementação do Dynamics 365, plataforma de
soluções de gestão da Microsoft, a Secretaria criou o “Conectados”, hub de
atendimento que roda na nuvem e reúne informações e assistência em um só lugar,
permitindo o atendimento das demandas de cerca de 250 mil servidores -
incluindo professores -, além de alunos, pais e responsáveis, ex-alunos e
comunidade de 5300 escolas do Estado de São Paulo.
No primeiro semestre de 2018, a Seduc-SP
procurou a Microsoft para entender qual seria a melhor solução para a
otimização dos processos de comunicação da sua Central de Atendimento, obtendo
então o apoio de empresa parceira indicada pela desenvolvedora. Na época, o
atendimento ao público era feito manualmente apenas por meio de e-mail
institucional, ligações endereçadas ao 0800 e atendimento pessoal, o que dificultava
o controle de todas as demandas e o fluxo da operação, inviabilizando a
disponibilização de um termômetro adequado para as tomadas de decisão
estratégicas da Pasta.
Com a plataforma “Conectados”, no
entanto, a Seduc-SP oferece assistência 24 horas por dia com orientações,
tutoriais, comunicados e uma base de conhecimento com mais de 3.000 artigos
para consulta. Com ela, é possível que os interessados tirem dúvidas sobre os
mais variados temas, como pagamentos, férias, atribuições de alunos, cronograma
de vacinação, dentre outros e, caso necessário, encaminhem solicitações para
posterior tratamento pelas equipes técnicas da Seduc-SP. Além disso, alunos e
responsáveis podem checar vagas nas escolas, solicitar transferências, entre
outros. De acordo com a Secretaria, a implementação buscou gerar controle e
agilidade no processamento de dados. Processos que antes demoravam semanas ou
até meses para serem concluídos, agora podem ser consultados pela pessoa que os
requisitou com muito mais rapidez. “Subimos um degrau com o uso da tecnologia.
Tínhamos dados e informações, mas não tínhamos inteligência. Agora conseguimos
fazer análises dentre o grande volume de demandas que recebemos constantemente
e entender para onde estamos indo em questão de atendimento.” diz Silvana
Rosalen, da Central de Atendimento da Seduc-SP.
Além da melhora da comunicação, o uso
das ferramentas da Microsoft trouxe mais transparência aos processos, que podem
ser localizados e consultados por todos os envolvidos. Também promoveu a agilidade
das operações dentro de toda a Secretaria, que possui 91 diretorias de ensino e
impacta mais de 3,75 milhões de pessoas, dentre elas os servidores públicos,
professores, alunos e seus responsáveis, ex-alunos e comunidade em
geral.
Ainda, em 2020, a Seduc-SP criou o
Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP). Diante do desafio da
paralisação das atividades presenciais, em março de 2020 por conta da pandemia
de Covid-19, colocou no ar um aplicativo e dois canais de TV digital aberta. A
proposta era seguir oferecendo aulas para os estudantes sempre com interação e
possibilidade de participação. Inicialmente, por ser uma novidade, os alunos
tinham muitas dúvidas sobre a plataforma, que foram solucionadas com a
implementação do chatbot “Bob” no site do CMSP, desenvolvido pela Microsoft em
parceria com a Bizapp. Com a inteligência artificial, o público passou a ter
suas solicitações direcionadas pela solução de forma otimizada.
A Secretaria também passou a utilizar
soluções em nuvem para o público interno. Atualmente, contam com o uso do
Microsoft 365, da nuvem Azure e do Yammer, rede social empresarial da
Microsoft.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2019, a empresa investiu mais de R$ 48 milhões levando tecnologia gratuitamente para 2.038 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.100 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 200 milhões em créditos de nuvem.
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